13

Xenical: Aliado ou Vilão do Emagrecimento?

 

Xenical: Dica Tríade da Semana  #16

Xenical: Aliado ou Vilão do Emagrecimento?

“Não adianta comer escondido, a gordura irá aparecer em público.” ~ Autor Desconhecido

xenical

 

O Xenical está sobre os holofotes de hoje na nossa Dica Tríade da Semana. Esse medicamento, desconhecido para alguns, mas comumente conhecido por aqueles que desejam emagrecer, tende a ser fortemente condenado pelos defensores do estilo de vida saudável. No entanto, segundo dados da revista IstoÉ, essa condenação moral ao remédio não impede que mais de 280 mil caixas de Xenical sejam vendidas por mês em nosso país. Esses números nos mostram claramente que os brasileiros apelam, sim, para remédios quando se veem desesperados na tentativa de emagrecer. Por isso, esse artigo vai abordar algumas informações relevantes sobre o Xenical e o relato de uma paciente que já utilizou essa medicação.


O que é o Xenical?

O Xenical ou Orlistat é um fármaco utilizado no tratamento de pessoas com obesidade. O Xenical vem em cápsulas de 120gr. e custa em média de R$150 à 200 reais por caixa. A caixa de Xenical pode conter também 40 ou 80 cápsulas. Segundo a bula do remédio, o Xenical deve ser usado juntamente com uma dieta de reeducação alimentar e à prática regular de exercícios físicos.

Para que Serve o Xenical?

O Xenical é utilizado como remédio para emagrecer. Basicamente, ele impede a absorção de gorduras pelo organismo, fazendo com que elas sejam expelidas pelas fezes e não sejam acumuladas em nosso corpo.

 

xenical

Precisa-se de Receita Médica?

O Xenical não é uma medicação de tarja preta, ou seja controlada. Porém, sendo sua tarja vermelha é necessário que o paciente tenha receita médica para comprá-lo. No entanto, é necessário enfatizar que eu já consegui comprar Xenical em várias farmácias sem a receita médica, fazendo com que a aquisição da medicação seja relativamente fácil.

Xenical Causa Dependência?

Ao contrário da maioria dos remédios para emagrecer, o Xenical não atua no sistema nervoso central, portanto, ele não causa dependência química. Na realidade, o Xenical atua diretamente nas enzimas pancreáticas que digerem a gordura, fazendo com que absorvamos bem menos gorduras do que se não tivessemos ingerido o remédio.

Quando Deve-se Tomar Xenical?

Pede-se para ingerir uma cápsula do comprimido junto com as refeições ou até 1 hora após realizá-las. Após esse período, o processo de digestão estará em curso e o efeito do remédio diminuirá.

Quais São os Efeitos Adversos?

Quando se faz o uso constante do Xenical em todas as refeições, nota-se que o paciente pode sofrer deficiência de algumas vitaminas e minerais que são expelidos pelas fezes. Nesse caso, o médico geralmente pede que o paciente tome um multivitamínico à noite, 2 horas após à última refeição para amenizar esse efeito.  

 

xenical


Minha Experiência com o Xenical

Conheci o Xenical quando estava tentando emagrecer desesperadamente. Ainda estou, viu? Mas, agora eu acredito estar na rota certa: Personal Trainer + Nutricionista. Na época, ao invés da combinação que acabei de mencionar, meu combo era Sibutramina + Xenical. Para quem não leu minha experiência com a Sibutramina, vale a pena ler.

 

Quando comecei, eu nunca tinha tomado o Xenical antes, então não sabia como ele iria agir no meu organismo. Basicamente, é assim: Se você faz uma refeição mega calórica, estilo McDonald's, fritura, pizza e coisas do genêro, suas fezes virão acompanhadas de gotas de óleo alaranjadas e de um odor relativamente forte. É basicamente isso! Verdade dita, nua e crua. Caso sua refeição esteja dentro das quantidades normais de gordura que você deva ingerir diariamente, suas fezes ficarão normais, apenas mais pastosas. Além isso, dependendo do tipo de refeição feita, o paciente pode ainda sofrer de gases. Fora isso, não há nenhum outro efeito ruim do remédio.

Impacto Pelo Efeito Visual

Ver a alteração de suas fezes em detrimento do uso do Xenical, faz com que você repense a qualidade do que você está ingerindo e colocando para dentro de seu corpo. Acredito que isso deva despertar em muitas mulheres o desejo de mudar seus hábitos. Infelizmente, eu não tive esse efeito. O Xenical apenas "me viciou" no sentido de querer tomá-lo aos fins de semana quando eu geralmente exagero nas refeições. Pois, é muito mais fácil arrumar uma "muleta" que resolva seus problemas do que confrontar seus hábitos e mudá-los.

 

Algo interessante de se dividir com vocês é que tempos depois descobri que muitas mulheres faziam exatamente o que eu fazia. Elas tomavam o medicamento apenas aos fins de semana e/ou quando faziam refeições gordurosas. Atualmente eu o descartei da minha vida, mas confesso que a "promessa" do Xenical é tentadora, principalmente considerando que de todos os remédios para emagrecer, ele é o que faz "menos mal".

xenical

Além disso, saber que você pode fazer uma refeição gordurosa e depois ter a opção de não "absorver" todas aquelas gorduras maléficas faz com que muitas mulheres carreguem suas cápsulas de Xenical na bolsa. Aparentemente é uma solução fácil para um vício de maus-hábitos. Por isso, a grande verdade não é achar que o Xenical seja um vilão ou aliado do emagrecimento. Na realidade, tudo se resume em como nós nos posicionamos frente ao uso indiscriminado de remédios que vai determinar o que esses remédios significam para nós.

 

Durante muito tempo eles foram grandes "muletas" nas quais eu me apoiei para evitar mudar radicalmente meus hábitos. Hoje, eu não sei se voltaria a consumi-los, mas tenho plena consciência de que eu era a única pessoa que escolhia se essas medicações eram meus verdadeiros aliados ou vilões. Hoje tenho a clareza de entender que tais medicações, ou mesmo o Xenical poderá ser um aliado se consumido sob orientação médica séria, retirado no momento certo, e acompanhado por mudanças de hábitos duradouras. Porém, no fim das contas quem decide isso somos nós. E a pergunta que fica é: Optaremos pelo quê?  

 

Esse texto te ensinou algo de bom? Então, curta ou compartilhe! yes

Ajude-me a alcançar outras pessoas!

#sejadobemvocetambém  #triadedabeleza #belezacomsaude

 

 

Assinatura-real

 

 

 

 

 

Créditos de Imagem

https://www.flickr.com/photos/tipstimesadmin/11375928206/

https://www.flickr.com/photos/jonathanschertzer/6922458949/

https://www.flickr.com/photos/emagineart/4741451457/

https://www.flickr.com/photos/iridr/8252958374/

NOTA: ESTE POST contém as opiniões e impressões pessoais de uma ex-consumidora de Xenical.  Em hipótese nenhuma, ela foi remunerada para elogiar ou criticar tais produtos. As informações contidas nesse post são de utilidade pública e servem apenas para compartilhar informações com o público feminino que se interessa por tal assunto.

 

13 Comments

    • Olá Jaqueline, 

      Esse remédio é bem conhecido dentre as pessoas que lutam contra a balança, tanto é que se vende mais de 200  mil caixas do produto por mês só no nosso país. Às vezes somente exercício físico demora em dar a resposta que a pessoa que quer emagrecer quer. Daí o remédio acaba sendo a solução.

      Beijo grande

  1. Eu lembro que ouvi falar muito desse remédio, com entrevistas no Fantástico e tudo… Eu sei que quando estamos acima do peso, é complicado… Podemos recorrer a medidas desesperadas para atingir o corpo que nos parece ideal… Nunca parei para pensar se eu recorreria a isso… Acho que fico com a sua conclusão… Se for para atingir um determinado objetivo, com acompanhamento médico e visando uma mudança nos hábitos, eu sou a favor, mas como 'muleta', creio que não seria saudável… Amei o post, muito informativo!
    Beijinhos – Au Revoir!
    http://www.vidaemrosa.com

    • Olá Paloma! É sempre bom receber seus comentários aqui no site. Fico feliz que você partilhe da mesma opinião! 

      Beijo grande!!

  2. Super válido esse post! Tbm estive acima do peso e perdi 10kg, era pra perder 13kg, mas desanimei rsrsrs, já já eu volto. Por enquanto estou só mantendo o peso. Quando li o post lembrei que eu tomava o Fiber Bond (Herbalife), nao notei mta diferença, mas tbm não o tomava regularmente pq parecia que eu usava de desculpa pra enfiar o pé na jaca kkkk. Bjão!

    http://www.armariodemoca.com.br

    • Olá Thais,

      Obrigado pela visita. Eu conheço bastante os produtos da Herbalife. Teve uma época em minha vida que não fazia "mercado", eu apenas ia na distribuidora da Herbalife e comprava a linha inteira de produtos. Depois de uns três meses usando Herbalife, eu emagreci uns 5 quilos, porém, estava tão enjoada de ver os produtos que os abandonei e nunca mais tomei nada da linha. 

      Beijo grande!!

    • Olá Mauricio, Obrigado pela visita! Você chegou a tomar o remédio por algum tempo? Qual foi o efeito?  

  3. Excelente post, muito completo! Eu sou uma grande defensora de remédios para emagrecer, pois acredito que quando utilizados com inteligência eles são grandes aliados. Já tomei Sibutramina, Dualid e Desobesi, mas nunca tive vontade de usar Xenical porque acho o efeito que ele provoca muito desagradável. Mas não julgo quem usa e acredito que é uma alternativa válida se combinada à vontade de melhorar os hábitos. Beijos, Rafa Probst http://www.meupecadopredileto.com.br

    • Olá Rafa! Obrigado pelo comentário. Sua opinião é muito bem-vinda nesse bate papo. Assim como no relato da sibutramina, você acrescentou muito!! Eu nunca tomei Dualid e Desobesi. Você sabe quais são os princípios ativos desses remédios? Beijo grande!

  4. Olá!1estou tomando o Xenical. mas estou apavorada. Estou com gases muito frequentes e fortes. Tenho cólicas e dor de estômago também. Tomei poucos, uns 8 comprimidos…Vai ser sempre assim?

    • Olá Elisabete…isso depende de organismo para organismo…mas no geral os gases são os piores sintomas que as pessoas relatam. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *