37

Somos todos vítimas da moda?

Moda & Suas Releituras

Somos Todos Vítimas da Moda?

moda

Tudo que escolhemos para vestir está sempre impregnado de conceitos e tendências do universo da moda, e mesmo que muitas mulheres afirmem não se importar com isso, qualquer roupa ou acessório que compremos será sempre proveniente deste contexto. Neste caso, não há como inventar ou fugir…tudo o que escolhemos como sendo o “nosso estilo” não é, de fato, somente nosso, mas sim, são as nossas escolhas refletidas à partir da arte criada pelos grandes nomes da moda.

A Moda & Nossas Escolhas 

Nesse sentido, não me esqueço até hoje de uma cena do filme “O Diabo Veste Prada”, na qual Miranda explica a Andie como a moda da alta-costura é “reinterpretada” e chega até as lojas, as quais encontramos as roupas e acessórios que compramos. Miranda magnanimamente explica a Andie que tudo que escolhemos para vestir possui um conceito, um estilo, uma idéia que foi pensada por aqueles que trabalham na indústria da moda, sendo que o que chega até nós nas vitrines são releituras, interpretações deste conceitos, e para ilustrar seu argumento, Miranda se refere ao suéter que Andie está usando como sendo uma trágica “releitura” de uma coleção de Oscar de La Renta de 2002. A cena é fantástica, pois ilustra com maestria que nossas escolhas de vestuário sempre refletirão uma escolha de moda e estilo (veja a cena em inglês) (veja a cena em português). 

moda

Quem acompanha o site, sabe que recentemente escrevi sobre o estilo Chanel-Chanel e como criar um look inspirado nos conceitos de uma das mulheres que mais revolucionou a moda de seu tempo (ver texto). Hoje, no entanto, falarei sobre o estilo Dior, que ao contrário do estilo simples e prático de Chanel, este traz em suas composições o luxo, a suavidade e feminilidade em toda sua singularidade. Meu gosto pelo estilo nasceu quando comprei meu primeiro perfume da marca J’adore (ver texto) e a partir daí, também criei uma empatia tanto pelo designer Christian Dior e pelo estilo que ele imprimiu a marca.  

Christian Dior & Dior

Para quem não sabe, Christian Dior impactou e mudou a moda de seu tempo influenciando a moda feminina do pós-guerra dando vida a um novo estilo, mais feminino e mais luxuoso, compondo assim os típicos looks dos anos 50. Nesse quesito chegou até dizer “Eu desenho femmes-fleurs, de ombros doces, bustos suaves, cinturas marcadas e saias que explodem em volumes e camadas. Quero construir meus vestidos, moldá-los sobre as curvas do corpo. A própria mulher definirá o contorno e o estilo." As fotos abaixo ilustram bem o estilo lady-like tão típico da marca (veja mais fotos no Pinterest).  

moda

No entanto, não focarei nas vestimentas propriamente, mas sim, em um dos acessórios mais icônicos da marca que é a famosa bolsa Lady Dior. A bolsa reflete o espírito couture da Dior, feita em couro de cordeiro preto e é realçada pelos pespontos típicos da marca. A peça foi chamada originalmente de Chouchou, porém, foi renomeada como “Lady Dior” em homenagem à Princesa Diana que era grande entusiasta do modelo. Seu formato é clássico, muito feminino e atemporal. Aqui no Brasil você encontra uma original à partir de 8 mil reais, porém, assim como o suéter azul da Andie, conseguimos encontrar bolsas no mercado que tentam fazer uma "releitura da peça".  

moda

Quando falo "releitura", não estou me referindo as bolsas réplicas (ver texto), que são cópias das bolsas de grife originais. No caso aqui, estou me referindo aos produtos que as lojas consideradas "fast fashion" tais como Forever 21, C&A, Zara, Schultz, Arezzo, entre outras, desenvolvem em suas coleções e que chegam para nós em suas vitrines. Geralmente as peças deste tipo de lojas se baseiam nas tendências da alta costura, e usam essas inspirações para criar suas próprias peças. Dessa forma, a peça não será uma cópia da peça original, mas uma reinterpretação que por vezes terão certas características semelhantes ao da peça inspirada.  

moda

Portanto, se uma autêntica Lady Dior está fora de seus planos, pelo menos por enquanto, a moda fast fashion disponibiliza boas inspirações. Eu achei estas acima quando estava fazendo compras com uma amiga. Apesar das bolsas serem diferentes entre si, elas inegavelmente trazem um apelo "Dior" em seu design. E você, sabe qual estilo seu gosto se assemelha mais? Chanel? Dior? Valentino? Não?! Então, o descubra, pois o que você veste reflete muito sobre seus gostos em moda, mesmo você se dando conta disso ou não. Ah…não se preocupe: suéters como o da Andie, todos nós temos um em nossos guarda-roupas. Ele é para os dias que não queremos o glamour, mas apenas o conforto de uma roupa gostosa no corpo! 😉

Espero que tenham gostado! Se gostou, compartilhe! yes

Beijo grande e até a próxima!

Assinatura-real

 

 

 

 

 

Créditos de Imagem:

https://www.flickr.com/photos/popstylist/262311775/

 Warner Bros/ Pinterest/ Dior/Arezzo/ Schultz 

37 Comments

  1. tudo o que a gente veste,por mais que alguem nao goste de moda,tem uma leve influência.

    eu ainda um dia quero comprar roupas no estilo das garotas do tumblr e we heart it kkk sonho de todo mundo rs

     

    • Olá Mary! Obrigado pela visita! Realmente, tudo sempre terá uma leve influência. Beijo grande!!

  2. Olá Amanda! Gostei muito de seu post, principalmente da forma como você aborda o assunto. Parabéns! Admiro muito quem consegue desenvolver um blog com maestria. Confesso que este não é o meu caso. Sucesso! 

    • Olá Jussara! Quanta coisa boa de se ouvir! Te agradeço de coração! Gosto muito do que faço e fico muito feliz de saber disso! Beijo grande e saiba que ganhei meu dia com seu comentário!!

  3. Oii amiga, tudo bom??
    Ahh como eu amo esse filme, O Diabo Veste Prada, não me canso de assistir!! Toda vez que passa na TV ou quando viajo de avião, esse é um dos filmes que assisto sempre, praticamente decorei as falas.. hahahaha.. That’s all… kkkk
    Adorei o artigo!! Amo os estilos Chanel e Dior… e ainda bem que temos as fast fashions para nos trazer releituras… porque os artigos da grife são um tanto quanto puxaaaadoos! haha
    Amei essa bolsa da Arezzo! É da coleção nova?
    Beijoss

    • Olá querida! Que bom que gostou do texto. Eu não sei se é da coleção nova, porque já faz um tempo que a vi com minha amiga, mas acho que você consegue encontrá-la no site. Enquanto eu não for rica, milionária essas bolsas e itens de grife moram no meu imaginário rsrs. Meu marido me prometeu que de 5 anos de casado, ele iria me dar uma Lady Dior…vamos aguardar rsrs. 

       

  4. Adorei o texto. Dá para ver que você entende bem do que fala e se embasa bastante para escrever. Bjs

    • Obrigado Wanderleia! Como tem muito psedo texto na net e muita coisa sem conteúdo, tento na medida do meu possível, trazer textos de qualidade para quem me acompanha. Fico feliz que goste! Beijo grande!

  5. Amanda, o texto está muito bem escrito e divertido. Gosto bastante de aprender sobre moda. Bjuss

    • Olá Lilian,

      Que legal que goste. Eu tb gosto muito de aprender como as tendências mudaram e chegaram até nós. Beijos!!

  6. Nossa! Gostei de tuuudo! O artigo. "A Moda & Nossas Escolhas" 

    As bolsas, o perfume chanel, siiimmm, sem dúvidas um dos melhores. 

    Não posso deixar de falar nos  looks dos anos 50. 

    Luxo!!! Parabéns querida Amanda Hilsen

    • Olá querida Antonia! Fico feliz que tenha gostado!! Sempre tento trazer textos de qualidade que inspirem ou que tragam infos novas para a mulherada. Beijo grande!!

  7. Tudo muito bem explicado! Divo! rsrsrs

    Realmente essas influências da moda nos deixa meio refém do que usar e não usar, quando penso em um "look" para vestir que seja só meu, fica bem difícil, pois sei que vou ter influências no meu "look" que não será só meu. Fora isso fica tudo lindo!! Amei seu texto! 🙂

    • Olá Jeane! Toda vez que alguém escreve que "amou" um texto meu me bate uma alegria que você não tem idéia. Fico muito feliz em saber disso e em saber que o texto falou com você de alguma forma. Muito legal mesmo!! Beijo grande querida e sempre que der apareça! 

  8. Boa tarde,

    Moda é sempre um assunto interessante e importante, principalmente para nós mulheres.  Mas, o melhor da moda, o melhor do se vestir é agente se sentir bem com a gente mesmo, se sentir bem com o que vestimos e satisfazer ao nosso próprio gosto. Assim ficamos ainda mais deslumbrantes!

    Adorei o site. Parabéns!!

     

     

    • Olá Maria! Obrigado pela visita! Concordo com você querida!! Fico feliz que tenha gostado do texto!! Um beijo enorme!! 

  9. Adorei o artigo do blog, o assunto moda realmente é muito abrangente mas você conseguiu abordar ele de uma maneira bem interessante, parabéns. E quem não é apaixonado por moda não é mesmo.

    • Olá! Fico feliz que tenha gostado do texto!! Eu sempre tento dar o meu máximo ao explorar esses temas!! Fico feliz que tenha gostado! Beijos!!

  10. Claro que tudo  tem uma certa influência, também o assunto moda é bem complexo, adorei o artigo!! Sempre venho acompanhando !!

    Bjs!! :*

    • Olá Rafaela! Que bom que gostou do artigo! Fico muito feliz de saber que me acompanha por aqui!!

  11. Nossa, que lembrança boa, eu amei assistir esse filme (risos) e também amei a bolsa, eu prefiro os dois estilos, mas nem sempre nós podemos gastar tanto, então como você mesmo disse, vamos de fast fashion. Beijinhos

  12. Sou vítima da moda Fast Fashion, rs. Se nos esforçarmos conseguimos gastar pouco e nos vestir bem, não é tão fácil, mas possível, rs. Vlw pelas Dicas Amanda.

    • Olá Maya! Fico muito feliz de saber que gosta do trabalho que faço aqui! Ganhei meu dia! Beijo grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *