24

Shimeji Delicioso Em Apenas Cinco Minutos

Shimeji é do Bem e Faz Bem!

Dica Tríade da Semana #11: Shimeji em 5 Minutos!

 

Shimeji

 

O shimeji é um alimento milenar da culinária japonesa que vem ganhando cada vez mais espaço dentro da nossa gastronomia brasileira. Segundo a Wikipédia, o shimeji é considerado o mais delicioso dos cogumelos no Japão. Além disso, o shimeji é considerado um alimento do bem, pois além de ter um alto valor nutritivo, pesquisas mostram os grandes benefícios à nossa saúde por incluir esse alimento em nossa dieta. Sendo assim, a Dica Tríade da Semana vai listar em primeira mão os maiores benefícios do shimeji para a nossa saúde, e em seguida, você aprenderá uma deliciosa receita de shimeji que você prepara em apenas 5 minutos!

 


Os Cinco Maiores Benefícios do Shimeji

 

Shimeji

 

  1. Fortalece o Nosso Sistema Imunológico: O shimeji é rico em beta-glucanas, substâncias que estimulam o sistema imunológico e destroem  as celulas cancerígenas e radicais livres.

  2. Excelente Fonte de Proteínas: O shimeji garante a mesma quantidade de proteína que a carne vermelha, porém é mais saudável que a carne, pois NÃO contém gordura, e de quebra, o shimeji ainda contém vitaminas, fibras e minerais.

  3. Possui Pouquíssimas Calorias: 3.8 calorias a cada 70 gramas in natura. Por isso, deve-se prepará-lo de um maneira mais “light” para que ele continue a ser um alimento pouco calórico. Confira a receita abaixo.

  4. É Rico em Vitamina B12: o shimeji é rico nessa vitamina que ajuda a evitar a anemia, contribui para a formação das hemácias, para a nossa memória e aumentar a nossa concentração.

  5. Melhora o Aspecto da Nossa Pele: O shimeji é rico em lisina, um aminoácido importante para a formação dos músculos e orgãos. Além disso, a lisina é responsável também pela absorção do cálcio e a formação do colágeno.

 


Receita de Shimeji em 5 Minutos

Ingredientes:

1 bandeja de shimeji de 200 gr. (Pode se preparar tanto com o shimeji branco ou preto)

1 colher de sopa RASA de margarina  Qualy LIGHT

1 colher de sopa de molho shoyu Sakura LIGHT

1 colher de sopa de mel Karo

1 pitada de Aji-No-Moto

Cebolinha a gosto

 


Preparo:

1. Higienize o shimeji, e depois de limpo, corte os "talinhos" duros que ficam na base.

 

shimeji

 

2. Adicione 1 colher de sopa Rasa de Margarina Light na panela e deixe derreter. 

 

 

3. Coloque os talos de shimeji na panela de deixe refogando. O shimeji "soltará" água. O SEGREDO é deixar quase toda a água secar!

 

 

4. Quando sobrar pouquíssima água, adicione 1 colher de sopa de molho shoyu light. Não é necessário adicionar mais do que isso.

 

shimeji

 

5. Em seguida, adicione 1 colher de sopa de mel Karo. 

 

 

6. O mel Karo juntamente com o shoyu formarão um "molho" marrom-dourado delicioso. O mel Karo também ajuda a tirar o "gosto salgado" excessivo que o shoyu pode deixar.

 

shimeji

 

7. Então adicione uma pitada de Aji-No-Moto. 

 

 

8. Adicione cebolinha a gosto. Está pronto! Pode servir! wink

 

shimeji

 

Esse texto te ajudou? Curta e compartilhe! Ajude-me a ajudar outras pessoas! yes


#sejadobemvocetambém #triadedabeleza #comidadobem

 

Beijo grande e até domingo!

Assinatura Amanda

 

 

 

 

NOTA: ESTE POST contém uma receita caseira de shimeji apreciada pela escritora da postagem. Em hipótese nenhuma essa receita pretende passar valores nutricionais pertinentes a receita ou mostrar que essa versão seja mais saudável que outras. O objetivo desse post é apenas socializar as receitas que faço e que considero deliciosas. Pessoas participantes de programas de dietas ou reeducação alimentar devem consultar um médico ou um nutricionista.

Créditos de imagem

https://www.flickr.com/photos/ndrwfgg/8009663976/

https://www.flickr.com/photos/kitlogan/3050459319/

O restante das imagens pertencem ao meu arquivo pessoal. Todos os direitos de imagem são reservados.

24 Comments

  1. Amanditaaaaa do céu, você não tem noção o quanto eu amo shimeji, é muito fácil mesmo, aliás a culinária japonesa me encanta, se eu pudesse comeria todos os dias hahahaha Faço sempre, porém nunca coloquei o Mel Karo e tempero com caldo de galinha hahaha que é um pouco calórico….  bju bu ameiiiii

    • Olá Raquel, Eu vi que você gostava de shimeji quando postei uma foto dele no Instagram e vc simplesmente a adorou. Tente colocar o mel Karo ao invés do caldo de galinha. Você sentirá uma grande diferença no sabor. Um beijo grande e obrigado pela visita!!!

  2. Oi amanda!! Gostei de saber dos benefícios do shimeji! Eu já vi várias vezes, mas nunca comprei.

    Agora que eu já sei o quanto faz bem e como faz, quando eu ver vou comprar e tentar fazer a receita.

    Parece bem fácil mesmo, pra minha dieta vai ser ótimo! rsrs

    Bjos

     

    • Olá Rachel, 

      Se você gosta de comida japonesa, vai gostar desta receita com certeza. E a preparando com um pouquinho de margarina light e as outras porções, você consegue deixar a receita gostosa, mas não uma bomba calórica. 

  3. Oi Amanda!! Gostei de saber dos benefícios do shimeji! Eu já vi várias vezes, mas nunca comprei.

    Agora que eu já sei o quanto faz bem e como faz, quando eu ver vou comprar e tentar fazer a receita.

    Parece bem fácil mesmo, pra minha dieta vai ser ótimo! rsrs

    Bjos

    • Olá Rafaela, faça a receita sim e você verá como é prática, rápida e fácil. Acho que é bem mais fácil do que preparar um bife rsrsrs. Um beijo grande e obrigado pela visita!!

  4. Nunca provei porque não gosto de "cogumelo", mas essa tua receitinha ficou com uma aparência ótima, até desejei haha

    Beijos, Amandinha

    • Olá Adriana, meu marido também não gostava de shimeji, mas hoje ele adora e toda semana me pede pra comprar. Ela fica muito boa desse jeito. Prepare e você verá. Beijo grande e obrigado pela visita!!!

    • Olá Natacha,

      Obrigado pela visita!! A receita é muito fácil e prática. Acredito que ela vai adorar!! Quanto a você, te digo que criar "paladar" para a comida japonesa leva um tempinho. Você vai lentamente se acostumando com o saber até chegar no ponto que estou hoje: Não vivo sem!! Beijos e obrigado pela visita!! 

       

    • Olá Grazi! A receita é bem fácil e você consegue fazê-la em 5 minutos mesmo! Obrigado pela visita!! Beijos!!

  5. parabens pelo site muito bom , gosto muito do seu site, aguardo mais conteudo como esse…

    • Olá Yuri! Obrigado pela visita!! fico feliz que tenha gostado!! Beijo grande e volte sempre!!! 😉

    • Olá Adeilson! Fico feliz que as dicas tenham ajudado! Essa receita é muito saborosa mesmo!! Abraço!!

  6. Eu fiz sua receita! o pessoal aqui de casa adorou. Bem fácil de fazer mesmo. Eu me surpreendi com o gosto. Posta mais delas. Abraço

    • Olá Maria Lucia! que legal que tenha testtado a receita!! Vou tentr postar mais delas sim!! Meu Instagram tem bastante receitinha. Beijo grande!! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *