14

Sashimi: Aprenda a Fazer o Seu em Casa

 

 Sashimi de Salmão: Aprenda a Fazer o Seu em Casa

sashimi

Sashimi: Uma Aposta de Alimentação Saudável

O sashimi será hoje o assunto em foco aqui da Tríade da Beleza. Para aqueles que já gostam da culinária japonesa, vocês aprenderão em primeira mão como cortar o salmão e assim fazer seu próprio sashimi em casa. E para aqueles que ainda não o incorporaram na dieta, o artigo vai lhe mostrar o porquê você deveria dar uma chance para essa iguaria que faz tão bem à sua beleza e saúde.

 

Como atualmente a culinária japonesa vem ganhando cada vez mais adeptos dado a proposta de alimentação saborosa e saudável, o sashimi, o qual muitos antes “torciam o nariz”, passou a ser o queridinhos daqueles que gostam de um bom rodízio japonês. Porém, dado o custo relativamente elevado dessas refeições, aprender a fazer o seu sashimi em casa pode ajudá-la a manter a dieta, cuidar da saúde e economizar o seu rico dinheirinho.


 

sashimi

 

 

A Origem da Palavra

 

A palavra sashimi é escrita em japonês 刺身 e significa “corpo” preso ou furado, uma possível alusão ao método de pesca utilizado no Japão. O sashimi é uma iguaria japonesa, a qual é preparada com peixes e frutos do mar crus servidos apenas com o molho shoyu, pasta de wasabi (raíz-forte) e gari (lascas de gengibre).  

 

Porque Comer Sashimi de Salmão?

Se você gosta de um bom bife já deve saber que carne vermelha contém muita gordura saturada e que, consumida em excesso, não faz bem à saúde. Por isso, a Asbran (Associação Brasileira de Nutrição) recomenda uma maior ingestão de peixes e frutos do mar do que de carne vermelha, dado os benefícios que peixes e frutos do mar trazem à nossa saúde.

 

Benefícios do Sashimi de Salmão

O salmão, assim como o shimeji, é uma grande fonte de proteínas sendo o seu consumo bem mais saudável do que o consumo da carne vermelha. Além disso, a absorção dos nutrientes presentes no salmão é feita mais facilmente pelo corpo do que quando ingerimos a carne vermelha. O salmão também é rico em ômega 3, o qual ajuda reduzir o risco de doenças do coração. A gordura presente neste peixe é insaturada, ou seja, muito melhor do que a gordura saturada presente na carne vermelha. Porém, vale dizer que o salmão é mais calórico que os outros peixes tais como o peixe de carne branca e o atum, no entanto, ele costuma ser o mais consumido por adeptos da culinária japonesa dado seu gosto peculiar. Preparado enquanto sashimi (cru), ele tende a ser mais saudável do que cozido ou frito.

sashimi
 
Qual Parte do Salmão Devo Comprar para Fazer Sashimi?
 
A melhor parte do salmão para fazer o sashimi é o que alguns chamam de “lombinho” do peixe ou o filé. Essa parte é mais "carnuda" e fácil para cortar no formato de sashimi. Ao ir à uma peixaria, avise-os que você pretende preparar o sashimi e peça para que eles lhe cortem uma peça que facilite o corte do sashimi. Diga que você mesma irá cortá-lo em casa e que precisa que o lombinho ou filé estejam limpos, sem a capa de gordura e preferencialmente cortados "de comprido" (Veja as fotos abaixo). Assim 60% do seu trabalho já estará feito.
 
 
Como Conservar o Salmão?
 
1. Lave cada peça ou filé de salmão em água corrente e segure o filé para escorrer a água. Isse procedimento tira o cheiro "forte" de peixe que fica na peça. Minha sogra, que é japonesa, me ensinou essa técnica. Realmente funciona!
2. Depois disso, coloque o filé na tábua de carnes e seque filé por filé com um papel toalha. Depois é so colocar em um pratinho de isopor e passar papel filme e está pronto para congelar. O salmão dura até 3 meses congelado em freezer.
 

Como Cortar o Sashimi
 
Atualmente eu preparo sashimi de salmão, atum e peixe branco (Filé de Saint Peter). No entanto, cada peixe deve ser cortado de maneira diferente para que o sashimi saia bonito e bem cortado. A comida japonesa é uma comida esteticamente bonita, por isso a aparência do corte do sashimi é muito importante.
 
A primeira coisa que você precisa é uma faca de bom corte, estilo a faca que está nas fotos. Ela deve ser mais larga nas laterais, longa e não serrilhada. Eu recomendo essa da Tramontina. (Não é publipost, é preferência mesmo).
 
1. Descongele o seu file de salmão duas horas antes de cortar. Quanto mais “durinho” ele estiver mais fácil será para cortá-lo. As peças de salmão devem ser compridas assim. Peças compridas e estreitas facilitam o corte.
 
sashimi
 
2. Separe folhas de papel toalha para ir limpando a faca conforme você corta as fatias de sashimi. Isso ajuda a faca a escorregar pelo peixe e ajuda a cortá-lo mais facilmente.
 
sashimi
 
3. Coloque a faca inclinada em trinta graus e corte a primeira fatia. Segure o restante do peixe com a outra mão usando uma folha de papel toalha para não aquecer o peixe com o calor das mãos.
 
sashimi
 
4. Corte fatias que não ultrapassem a grossura da fatia da foto. Depois que cortar umas 5 fatias, coloque a faca por baixo das fatias de sashimi e passe para o prato onde irá servir o peixe. Faça assim até terminar de cortar a peça de salmão.
 
sashimi
 
5. Dependendo da fatia do filé as vezes sobram “rebarbas”do peixe que não dá para cortar no formato de sashimi. Às vezes utilizamos essas fatias para montar "rosinhas" de decoração ou preparar uma receita Ceviche. Em um próximo post, eu lhes ensinarei como prepará-lo também.
 

sashimi

 
6. Sirva o prato de sashimi com fatias de gengibre (gari) e raíz forte. O sashimi também acompanha bem o shimeji e sushis variados.
 
sashimi
 
Espero que o tutorial passo-a-passo tenha ajudado a desmistificar que o preparo do sashimi é algo difícil ou algo somente que pessoas treinadas tais como sushimen conseguem fazer. É fácil, rápido e prático. O segredo está em comprar as peças de salmão do jeito que lhes orientei e fazer o corte desa maneira também. Espero que tenham gostado!
 
Um beijo grande e até quarta!
 

Esse texto te ajudou? Curta e compartilhe! Ajude-me a ajudar outras pessoas! yes

#sejadobemvocetambem  #triadedabeleza

Assinatura-real
 
 
 
 
 

 

 

 

 

Créditos de imagens:

https://www.flickr.com/photos/lucianogazai/3654907516/

https://www.flickr.com/photos/70109407@N00/5298839440/

https://www.flickr.com/photos/phonakins/15346295977/

https://www.flickr.com/photos/m-i-k-e/8328078188/

https://www.flickr.com/photos/vespere/5789991784/

As demais imagens pertencem ao meu arquivo pessoal. Todos os direitos reservados.

 

 

14 Comments

  1. MISERICORDIA!

    Vim dar uma olhadinha no seu Blog, após você ter passado tão gentilmente no meu, e minha nossa senhora, estou sem equilibrio aqui hahahahahaha, primeiro o Blog é lindo, cheio de dicas e informações super importantes e interessantes. Uau!

    E meu deus, to em criseeeee com esse post! AI MINHAS LOMBRIGAS, sem exageros meu deus como eu amo kkkkkkkkkkkkkk! Vou tentar fazer =x

     

    Beijos linda, Deus abençoe!

     

    http://www.lalasantos.com

    • Olá Lalá!

      Muito, muito obrigado pelo comentário. Eu resolvi comentar no seu porque eu realmente gostei muito do conteúdo e achei você muito simpática. Seu comentário alegrou meu dia!! A melhor coisa que uma pessoa perfeccionista pode ouvir é: Seu blog é lindo e útil! Obrigado! você arrancou um grande sorriso da minha boca! 

      Beijo grande!!

       

    • A não ser que a pessoa canhota, o lado do lombo está invertido, a as "setas" de gordura do lombo deve ficar apontando para esquerda a fim te de um corte mais regular e pedaços mais firme.

      Se bem que salmão descongelado como este não deve fazer muita diferença.

  2. Você esqueceu um detalhe, o salmão deve ser consumido fresco ele cru pois é mais saboroso, após congelado não ficará o mesmo sabor e não é bem aceitável nos reataurantes japoneses para o sashimi, também deve se cortar o sashimi ele não congelado, minha humilde opinião

    • Olá Valdinei! Obrigado pela visita e pelo comentário. Apenas queria reiterar que o artigo não visa reproduzir o sashimi que comemos no restaurante na íntegra, até porque precisaríamos ser sushimans para poder prepará-lo igual. O artigo visa apenas socializar algumas coisas que aprendi com minha sogra que é japonesa e para ajudar aqueles que gostaríam de preparar o sashimi em casa, e assim poderem fazê-lo de maneira relativamente descomplicada. Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *