20

Sal sem Sódio: Por uma Vida mais Saudável

Sal Sem Sódio – Dica Tríade da Semana  #26

Tire o Sódio do Sal Sem Tirar o Sabor

sal

 

O sal tende a ser o primeiro ingrediente básico de tempero que adicionamos em nossa comida para dar sabor. Nós brasileiros adoramos dar aquele gostinho extra em nossas refeições, e o sal acaba estando presente em praticamente todos os pratos salgados que conhecemos. O problema, no entanto, é que se só utilizássemos o sal de cozinha para dar tempero em nossa vida, nossa saúde não seria tão penalizada.

 

Mas infelizmente com a vida corrida dos dias atuais acabamos consumindo muita comida industrializada a qual contém uma grande quantidade de sódio. Daí soma-se o sódio presente no sal de cozinha mais o sódio das comidas industrializadas e booom…. bombardeamos nosso organismo com uma quantidade de sódio que ao longo do tempo poderá nos causar enormes danos a saúde.

 

Mas o que fazer se não conseguimos levar uma vida sem sal? A opção talvez seja começar a consumir o sal sem sódio! É isso mesmo! Essa invenção já existe e tem nome: DaSALbor (Compre aqui). Por isso, a Dica Tríade da Semana vai temperar sua vida com mais uma dica de alimentação saudável para melhorar sua saúde a longo prazo, e afinar a sua cintura a curto prazo, pois consumir menos sódio implica reter menos líquido.

 

sal

 

Por que o Sódio Faz Mal?

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o brasileiro ingere quase três vezes mais sal do que deveria. E sal em excesso contém sódio em excesso, simples assim! O excesso de sódio no organismo faz com que a nossa pressão arterial se eleve. Uma pressão arterial alta e fora de controle faz com que as pessoas possam desenvolver hipertensão. Além disso, o desenvolvimento de outras doenças tais como: insuficiência renal e cardíaca, ameaça de derrame, problemas circulatórios e edemas pulmonares também são comumente atribuídos ao uso excessivo do sal.

 

Por que Gostamos Tanto de “Sal”?

 

Hoje em dia acostumamos nosso paladar com uma maior quantidade de condimentação, de modo que nós acabamos deixando de sentir prazer em consumir alimentos in natura. Além disso, o consumo de refrigerantes para saciar a sede promove uma vontade ainda maior por alimentos que contenham sal e/ou açúcar, gerando assim, uma vontade sempre constante por produtos que tenham “sabor”. Ou seja, é um grande círculo vicioso! Além disso, assim como o açúcar, o sal aciona o sistema de recompensa e prazer via receptores cerebrais, o que pode levar também ao vício pelo sal. Trocando em miúdos, educamos nosso organismo a sempre querer mais sal e mais sabor.

 

sal

 

A Troca pelo Sal sem Sódio


Diferente do sal light, que ainda contém sódio, o sal sem sódio foi desenvolvido à partir do cloreto de potássio. Consultando uma grande amiga e também doutora em Química Mayra Dancini (visite o site), ela me explicou que a troca é boa para o organismo. O cloreto de potássio possui um gosto e sabor bem semelhante ao sal sendo difícil identificar um ou outro. O termo mais preciso para apelidar o cloreto de potássio é salgante. Assim, como no açúcar temos a versão mais light no termo adoçante, na versão mais light do sal temos o termo salgante. Entretanto, é importante você procure um nutricionista caso deseje mesmo efetuar a troca. Eu insisto sempre nessa premissa porque esse profissional sabe o que de fato será melhor ao seu corpo. Além disso, consulte um médico também caso você seja hipertenso ou possa ter alguma restrição ao consumo do cloreto de potássio. Se proteger nunca é demais, não é mesmo?

 

sal sem sódio

Minha Experiência Com o Produto

O sal sem sódio já existe nos EUA e na Eurpopa há algum tempo. No Brasil, o produto chegou em novembro de 2014 e ainda é um pouco desconhecido para a grande maioria das pessoas. Eu mesma vim a conhecer o produto quando recebi da loja Bom Suplemento (visite o site) alguns produtos para testar. Esse produto foi um dos primeiros que chamou minha atenção, pois quem me acompanha no Instagram (veja meu perfil) sabe que eu gosto muito de cozinhar e testar receitas saudáveis. Nesse sentido, realmente o sabor pra mim foi idêntico ao sabor do sal de cozinha e eu não notei diferença nenhuma ao utilizá-lo para cozinhar. O produto me agradou tanto que pretendo continuar o utilizando.

A única coisa que gostaria de avisar de antemão é que esse não é um produto que terá o mesmo custo que o sal de cozinha encontrado em supermercado. É preciso que, você leitor, entenda essa diferença. O custo do produto é um pouco mais elevado que o sal de cozinha, porém, eu acredito que seja bem melhor investir em um sal de melhor qualidade agora do que futuramente gastar bem mais com remédios para controlar pressão, de modo que a troca faz muito sentido para mim. Além disso, a durabilidade do produto é grande valendo, portanto, seu custo-benefício.

 

DaSALbor

 
Espero que tenham gostado desta matéria e aprendido mais sobre alimentação saudável. Caso desejem comprar esse produto ou quaisquer outros suplementos recomendo a loja Bom Suplemento (site). Ela também está presente nas redes sociais (Facebook) (Instagram). Assim, você consegue ficar sempre por dentro dos produtos e promoções.

 

Beijo grande e até a próxima!!

 

Esse é um publipost!


Assinatura-real
 

 

 

 

 

Créditos de imagens:

https://www.flickr.com/photos/tudor/163906410/ https://www.flickr.com/photos/eznix/15870091691/

https://www.flickr.com/photos/vmwelt/19962991332/ As demais imagens são do site Sanibrás

20 Comments

    • Olá Paloma! Nem eu fazia idéia, até que me mandaram o produto pra testar. Eu realmente abracei a idéia! beijos!!

    • Eu também Grazi! Adoro uma comida temparada, mas acho que vale a pena você testar esse daqui. Achei ele muito bom!! Beijo grande!

    • Olá Joelma,

      Eu só encontrei esse produto em sites de compra online. Não se te dizer se vendem em algum supermercado. Beijos

  1. Oii Amanda!

    Adorei o post e acho que é mesmo uma opção super bacana para substituir o sal de cozinha convencional! Obrigada pela citação! =D 
    Beijos, querida!

  2. Amanda, estava procurando mais sobre diminuir o sódio e encontrei seu site. Eu não conhecia sobre esse sal. muito legal o artigo. vou procurar. 

  3. Realmente é uma dica importantíssima. Qualquer nutricionista recomenda enfaticamente a redução do consumo de sal, devido ao alto teor de sódio. Com essa novidade de sal sem sódio, podemos manter o consumo normal sem correr os riscos oferecidos por essa substância. 

    • Olá Paulo! Realmente ter a opção do sal sem sódio facilita nossa vida no que tange continuar a ter sabor nos alimentos, porém sem sacrificar a saúde. Obrigado pela visita e pelo comentário!

  4. Olá, Todos nós sabemos dos grandes males que o sal provoca em nossas vidas, porém poucas pessoas estão aptas a deixar esse tempero de lado. Pois, para muitos, uma salada sem sal, não é salada. Porém, usar sal sem ter o sódio, pode ser uma excelente opção. Basta saber se as pessoas vão gostar do sabor!

  5. Estou usando o sal rosa, diz ser muito bom para saúde mas independente disso deixa as comidas deliciosas, fica muito mais saboroso

    • Olá Milena!! O sal rosa tb é presente aqui em casa. Acho que toda tentativa para reduzir o sódio no geral é sempre bem-vinda. Feliz 2017!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *