67

As Mulheres e o Eterno Projeto Verão

Projeto Verão e Beleza & Prosa

As Mulheres e o Eterno Projeto Verão 

projeto verão

O projeto verão é um dos únicos “projetos” que parece nunca sair de voga no universo feminino. Por mais que algumas de nós não “abracemos” totalmente a idéia do dito projeto verão, ele sempre acaba nos perseguindo, seja através de tweets, nas atualizações de Facebook “dasamiga”, nas milhares de fotos do Insta que vemos, ou mesmo nas revistas femininas que gritam em alto em bom som que está oficialmente aberta a temporada Projeto Verão…seja para angústia e desespero de algumas ou triunfo e glória de outras. 

A cada hashtag #projetoverao que pipoca por todo o lado nas redes sociais, inconscientemente ou conscientemente, pensamos naquela famosa frase da música: “Então, é Natal, e o que você fez?” E se a frase for para responder o que você fez com relação ao seu projeto verão…a angústia tende aumentar ainda mais. Parece que a sensação que muitas de nós temos é que nunca conseguimos levar a cabo esse tal projeto verão. Ele sempre parece ter sido esquecido ou relegado a segundo plano em algum momento do desenrolar de nosso ano.

 

projeto verão

Mas o que é o tal do projeto verão?

Atualmente parece que o projeto verão baseia-se em conquistar aquele corpo que nem você sabe direito qual é, mas que a mídia tende a disseminar através de fotos perfeitas e "photoshopadas" de modelos mágerrimas que basicamente ficam bem em qualquer biquini ou roupa. Nesse sentido, o projeto verão é impiedoso porque as exigências não param por aí! 

No projeto verão não há espaço para "pancinha", celulite, estrias, flacidez, quilinhos a mais, pneuzinhos, e nem falta de brozeado. No projeto verão o manequim P é o troféu almejado pelas mulheres que fielmente lutaram e lutam todos os dias para chegar lá. E nessa competição, conquistar a tal barriga chapada é como estampar a medalha de ouro conseguida através de tanto empenho e esforço. 

O problema é que esse projeto acaba sendo absurdamente inacessível a grande maioria das mulheres, simplesmente porque a maioria de nós possui uma vida paralela acontecendo com zilhões de coisas para dar conta e correr atrás. Porém, quando o verão chega pensamos: "Danou-se, preciso emagrecer pra ontem! Qual é a dieta da vez, shake e aula de zumba que vai dar conta do recado?" 

E nesse momento, acabamos entrando na corrida do projeto verão mesmo que involuntariamente. A mídia é "fodástica" em promover essas proezas… em fazer a gente sentir que precisa ser algo ou ter algo que talvez nem precise. Aliado a isso, acabamos tendo aquela sensação de que os padrões do que é estar bonita e sarada vão se elevando cada vez mais, sendo sempre muito difícil de alcançá-los. É um eterno: "Falta eu perder isso ou aquilo para eu conseguir chegar lá". É um inferno mental!  E nesse momento eu te falo: Dane-se o projeto verão da mídia! Faça o seu próprio projeto verão! 

projeto verão

Qual foi o meu projeto verão? 

No início deste ano que me falaram que iria ser difícil, ou quiçá, impossível de alcançar o meu projeto verão. Apesar de ter me chateado ouvir tal comentário, o fato é que eu estava com sobrepeso e seria mesmo difícil de realizar esse projeto. De qualquer forma, ouvir um "você não vai conseguir" me desafiou ainda mais a ir em busca do meu projeto verão!

O meu projeto verão não era somente perder peso! Eu era mais audaciosa, eu queria mais! O meu projeto verão seria terminar o ano mais saudável e combater de uma vez por todas o efeito sanfona na minha vida. O meu projeto verão era lutar para mudar meus maus hábitos alimentares e aprender a gostar de me exercitar mais. O meu projeto verão era criar e manter o site Tríade da Beleza. O meu projeto verão era poder voltar a estudar outras línguas, algo que eu tanto gosto mas que sempre deixava para segundo plano. O meu projeto verão era criar uma versão melhor de mim mesma em diversas áreas. Porém, assim como você, eu também tinha uma vida maluca e cheia de compromissos que seguia em paralelo junto com o projeto verão. 

Pensei em jogar a toalha várias vezes durante o ano e mandar o projeto verão pastar. Mas pensava em seguida em todos os passinhos de formiguinha que consegui dar durante o ano e nas coisas boas que havia conquistado (ver artigo). Pensei em todas as receitas e estilo de vida que devagar estava aprendendo e socializando com outras pessoas no meu Instagram (veja agora). Pensei em todas as pessoas que conheci através do site. Então, ao invés de jogar a toalha e desistir, decidi usá-la para enxugar o sangue, suor e lágrimas que tive todo este ano para chegar onde estava. Não vale a pena desistir, pensei. Daqui a um ano eu vou desejar nunca ter parado.     

    

 

Hoje estou assim, o biquini é o mesmo rs…guardei de lembrança. Tenho celulite, flacidez, estrias a rodo, alguns focos de gordura localizada que resistiram em ficar e nem de longe conquistei uma barriga trincada. Daí te pergunto: Falhei em conquistar o projeto verão? Te respondo: Não, pelo contrário. Eu venci, pois fiz o melhor que pude, nas condições que tive, e dei o meu melhor. Algumas vezes venci outras fraquejei, mas garra e persistência nunca me faltaram. Não sou deslumbrada e sei que não sou modelo de revista. Sou apenas uma garota que se desafia a criar uma melhor versão de dela mesma. 

Por isso, quando a gente se liberta do projeto verão que a mídia vincula e passa a focar no projeto que a gente quer para gente, as coisas acontecem. Certa vez li que "O corpo alcança o que a mente acredita". Por isso, coloque no papel a versão do projeto verão que você quer de você. Já te falo de antemão, não será fácil, pois não existe treino milagroso e nem uma dieta mágica. O que existe é foco, disciplina, e perseverança. No início a motivação lhe dará o incentivo que você precisa para começar, mas é a persistência que fará com que você alcance, de fato, o que almeja.

Por último, e o mais importante: Crie um projeto verão que caiba dentro da sua realidade para que você consiga caminhar, mesmo que em passos de formiguinha. Mesmo os passos de formiguinha, quando somados, sempre te levam adiante fazendo com que você consiga sempre criar versões melhores de você. Esse é com certeza, o melhor projeto verão que a gente pode correr atrás, o resto é perda de tempo. 

Beijo grande e até a próxima!

 

 

 

 

 

Créditos de imagem: Flickr e arquivo pessoal.
https://www.flickr.com/photos/nopro2009/5604748814/
https://www.flickr.com/photos/51528537/
https://www.flickr.com/photos/nopro2009/560416599

67 Comments

  1. Amanda,

    Adoro seus textos. Eles me inspiram muito a continuar. Só quem precisa emagrecer sabe o quanto é difícil. bjs linda.

    • Olá Juliana! Obrigado pelas palavras! Que vc se sinta super inspirada neste 2016 para continuar e seguir em frente! Beijo grande!!

  2. Muito bom o texto Amanda!! Realmente , de fato é uma ditadura mesmo. Muita pressão de todos os lados e muitas caem na busca desesperada para buscar o dito "Padrão de Beleza". Quando falhamos na tarefa aí vem ataques na auto-estima e sentimentos de tristeza. De fato é melhor buscar a nossa melhor versão de nós mesmos com hábitos saudáveis mesmo que os incentivos sejam poucos.

    Parabéns pelo exemplo inspirador.

    • Olá Bruna! Obrigado pelas doces palavras. Fico feliz que tenha gostado do texto. Só quem é mulher e luta contra a balança todo o santo dia sabe o quão difícil é viver na ditatura da balança. Por isso, minha saída e libertação foi tentar fazer uma versão melhorada de mim. Obrigado pela visita e mais uma vez obrigado pelas palavras. Feliz 2016!! Beijo grande!!

    • Olá Augusto, fico feliz que o artigo com tópico tão diverso do universo de interesse masculinos, tenha interessado um homem e tenha o feito comentar sobre ele. Fico muito feliz e grata pelas palavras! Obrigado e ótimo ano pra vc!  

    • Olá Mariah! Fico feliz que goste do conteúdo. Sempre tento trazer textos legais e que inspirem a mulherada! Beijo grande e obrigado pela visita!!

  3. Achei esse artigo bastante esclarecedor. Sempre planejamos muitas coisas para o verão e por não ser fácil de alcançar fica sempre para depois. Temos que fazer de forma que consigamos atingir nosso objetivo.

    • Olá Jane! Fico feliz que tenha gostado do texto! Espero que você alcance todos seus sonhos e objetivos para 2016…e de preferência, antes do verão chegar. Beijão!! 

    • Olá Carlos! Muito obrigado pelo comentário e pelas palavras! Fico feliz que goste do meu espaço!! Beijo grande!!

  4. Realmente muito inspirador, adorei… O projeto verão, é algo desejado por todo mulher, aquela barriga chapada pro verão, inclusive eu me encaixo nessa meta de projeto verão

    • Olá Barbara,

      Que bom que achou meu artigo inspirador! A função é realmente essa! Inspirar, motivar e ajudar a mulherada. Porque gente para nos colocar para baixo não falta, mas para fazer o inverso…bem aí ja é diferente, não é? Beijo grande!!!

    • Olá Joana! fico feliz que tenha gostado do texto!! Realmente…se cuidar é um processo e um projeto que não tem fim. Beijos!!

  5. Até parece que esse artigo foi escrito pra mim (rsrsrs) com certeza tudo o que foi dito é verdade e também tem muita gente que acredita que pra ficar em forma fisica basta um passe de magica e pronto, nada disso, sem dedicação nada acontece.

    • Olá Marcia,

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Concordo com você…emagrecer e mudar o corpo leva tempo e dedicação. Só quem luta contra a balança sabe e luta essa batalha todos os dias! Beijo grande!

  6. Gostei muito do seu texto, também concordo que a grande maioria de nós mulheres, possuimos vidas paralela sacontecendo com zilhões de coisas para dar conta e correr atrás. Na verdade, também temos limitações, reajimos de maneiras diferentes cada uma na sua realidade.

    Por isso achei fantástico quando você falou para se criar um projeto verão que caiba dentro da realidade de cada uma, para que se consiga então… caminhar…

    Gostei muito Amandam BJS… 

  7. Gostei muito do seu texto, também concordo que a grande maioria de nós mulheres, possuimos vidas paralelas acontecendo com zilhões de coisas para dar conta e correr atrás. Na verdade, também temos limitações, reajimos de maneiras diferentes cada uma na sua realidade.

    Por isso achei fantástico quando você falou para se criar um projeto verão que caiba dentro da realidade de cada uma, para que se consiga então… caminhar…

    Gostei muito Amanda Hilsen

    BJS… 

    • Olá Renata,

      Fico feliz que o texto tenha te impactado positivamente! Hoje eu olho para trás e vejo que ter focado no que era importante para mim e não no que as pessoas falavam que era importante, realmente foi o que fez diferença na minha vida. Espero que você consiga tb alcançar o seu projeto verão e que depois vc possa dividi-lo comigo tb! Beijo grande e sucesso sempre!!!

    • Olá Sonia! Que legal que gostou!! Fico muito  feliz!! Volte sempre!! Beijo grande!!

  8. A gente esta sempre em busca do corpo perfeito, mas a verdade é que quase nunca estaremos satisfeitas totalmente com nossa figura diante o espelho.

    E a segunda foto desse post a modelo esta parecendo muito uma boneca! Realmente a imagem é totalmente manipulada para que tenhamos os padrões da sociedade!

    • Olá Natasha! Concordo com você! A mídia é impiedosa com certeza!! Beijo grande e obrigado pelo comentário!!

    • Olá Raquel! Fico feliz que tenha gostado do texto! Beijo enorme!! Apareça sempre por aqui! 

    • Olá Adriana! Fico muito feliz que tenha gostado e se motivado ao ler meu relato. Boa sorte na jornada e não se esqueça de passar por aqui para nos contar como está indo! Beijo grande!

  9. Oi Amanda, Gostei do seu texto, mas vou te falar uma coisa, ter um corpinho dentro dos padrões de moda que a midia descreve, é fantastico mas deixa agente louquinha mesmo. Como voce disse…. eu faço meu proprio projeto verão defino as metas que eu quero. e resto que se dane!…kkkkkk. Beijo.

    • Olá Suely! Adorei seu comentário! É bem isso mesmo…se formos seguir os padrões da sociedade, ficaremos “louquinhas” e realmente o melhor caminho é ter seus próprios alvos e ir atrás deles! Beijo grande!!

       

  10. Muito bom Artigo Encorajador!!!

    Sem Empenho e Esforço não se chega a lugar algun e

    Perseverança é o caminho do sucesso.

  11. É isso aí Amanda, todas nós devemos implantar o Projeto Verão em nossas vidas, mas da forma que nos faça mais felizes, mais saudáveis, mais mulher, mas linda (do jeito que achamos que devemos ser), e não nos entregar aos desafios que a mídia e a sociedade nos impõe, como se o bonito, o lindo fosse só o magro, o esquelético, sai fora!!!!!

    • Olá Giulia! Sempre fico extremamente feliz quando recebo comentários deste tipo!! É muito especial saber que minha história ajuda e inspira outras mulheres!! Beijo enorme!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *