9

Por que nosso peso varia tanto?

Post #6 – Por que nosso peso varia tanto?

Nosso peso varia ao longo de um mesmo dia ou de um dia para o outro por conta de diversos fatores fisiológicos. Por isso, não se desespere ou vá correndo afogar as mágoas em uma barra de chocolate. Esse fenômeno é absolutamente normal e acontece com todas as pessoas, sejam elas homens ou mulheres. Te explico:

As pessoas que se pesam várias vezes durante o dia, tem a "falsa" impressão que estão engordando, pois é comum termos uma variação de peso de até +1.5 kg no dia, dizem alguns especialistas. É exatamente por causa disso que alguns médicos ou programas de emagrecimento recomendam fazer a pesagem a cada 2 ou 3 dias ou preferencialmente 1 vez por semana.

Meu peso varia demais!

Eu sei que é muito complicado quando se está tentando emagrecer, subir na balança e ver seu peso literalmente subir enquanto você apenas espera que ele desça. É muito frustante e desanimador sentir que seus esforços não estão sendo recompensados. É como se estivéssemos dando com os "burros n'água". Maaaaas…Acalme-se! Nem tudo está perdido. Vamos aos fatos:


1. Você não está sozinha! 

TODAS nós sofremos a variação de peso algum momento na trajetória do emagrecimento. Essa flutuação de peso é absolutamente normal e caso você continue se mantendo firme em sua proposta de emagrecimento, tenha certeza que você a vencerá com graça e maestria. Portanto, não se desespere! Eu estou passando por isso em plena Páscoa. Imagina quantos ovos e colombas de chocolate tem transitando aqui em casa? Um monte! E você acha que meu peso não flutuou? Te respondo: Sim, e demais. Quase +1.5kg em dois dias!! Mas sei que depois do domingo de Páscoa, minha rotina voltará ao normal e minha dieta alimentar também. Ou seja, respire e fundo e entenda que temos sempre um novo dia para voltar aos trilhos. Em outras palavras, o peso varia sim, mas você não pode se desestabilizar.

2. Entenda o que acontece com seu corpo 

Dentre as milhões de explicações acerca do porquê seu peso varia, é consenso geral focar nesses fatores que listarei abaixo como sendo os mais comuns:

  • TPM – Muitas  mulheres se queixam de notar um grande aumento de "peso" quando entram na famosa TPM. O mesmo fenômeno ainda é responsável pelo aumento da famosa "vontade de comer".
  • Inchaço por excesso de sal – Muito sabem que o consumo do sal em excesso é prejudicial a saúde. O que algumas pessoas ainda não sabem é que ele é um dos maiores responsáveis pelo inchaço que sentimos. 
  • Consumo de grandes porções de comida antes da pesagem – Parece óbvio, mas alguns não se atentam. Comida pesa, e pesa bastante. Evite se pesar assim que fizer alguma refeição. Espere também ir ao banheiro também antes de pesar-se. São pequenas atitudes, mas que evitam evitam o dissabor de subir na balança e não ficar satisfeita com o resultado.
  • Retenção de líquidos – Essa é um dos fatores mais comuns do porquê nosso peso varia tanto em um único dia. Reter líquidos é muito comum em mulheres, o que faz com que nosso peso tenha variação ao subir na balança. Por isso, algumas pessoas tem o costume de fazer sessões de drenagem linfática para amenizar esse efeito.
  • Constipação Intestinal (intestino preso) – Pessoas que vão ao banheiro menos de duas vezes por semana correm o sério risco de estarem com constipação intestinal e não saberem. Nesse quadro, o peso varia taambém,  pois simplesmente a pessoa não evacua com regularidade.

O Peso Varia Para Todos

3. Como a Tríade da Beleza Pode Te Ajudar 

Temos aprendido que a Tríade da Beleza nos ajuda a focar em três grandes áreas que faz com que sintamos um maior bem estar e uma sensação de estar "no controle" do seu emagrecimento. Só para lembrar os três grandes eixos são:

Triade da Beleza

Como o fato de nosso peso variar "mexer" muito com a gente e por vezes até nos desanimar, que tal focarmos em um dos pilares acima e relevarmos só por um momento essa oscilação? Vou dar algumas dicas do que eu geralmente faço:

Cuidados Pessoais

– Tiro um dia para me maquiar e cuidar do make do rosto já que eu posso estar levemente inchada.

– Vou ao cabalereiro e faço uma escova

– Não se desespere nem coma nada em excesso!

Alimentação Balanceada:

– Faça uma janta mais leve e veja se no outro dia o peso diminuiu

– Faça lanches saudáveis que contenham fibras e tome bastante água

– Não se desespere nem coma nada em excesso!

Atividade Física

– Faça 10 minutinhos a mais de alguma atividade que você já faz de costume.

– Faça 30 Polichinelos para desestressar. Depois das trinta repetições, eu geralmente dou uma risada. Mesmo que a atividade física seja simbólica, o cérebro já a interpreta como uma sensação de bem estar.

– Não se desespere nem coma nada em excesso!

Nessa semana encerro, assim como vocês, "brigando" com o coelhinho da Páscoa. Foram três dias (sex, sáb, dom) super tensos aqui em casa. Eu não acho que consegui não me desesperar tanto, mas comi bem menos do que eu comeria de costume. Aprender os motivos pelo qual meu peso varia e dividir com vocês esse conhecimento e as técnicas para tirar o foco do peso, também me ajudaram a manter o foco e não comer um ovo de Páscoa inteiro sozinha. Foi como eu disse em outro post, o foco está nas metas e na jornada do emagrecimento, e a flutuação de peso é apenas mais um obstáculo que precisamos enfrentar para poder chegar lá.

Beijo grande e até semana que vem!! E que a segunda-feira seja bem DETOX para todas nós 😉 ;);)

 

Assinatura Amanda

 

 

 

 

Saiba mais:

A Luta Contra a Balança

O que é normal quando seu peso oscila

9 Comments

    • Thanks. 🙂 I am glad you liked it. Even if it is a translated version of the article. xoxo 🙂

    • Olá querida! Obrigado pelo comentário!! Fico feliz que tenha gostado do artigo e das explicações!! Beijokas!!

  1. I was looking through some of your articles on this website and I think this web site is very instructive! Continue putting up.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *