148

Por que Emagrecer Demora Tanto?

Emagrecer & Estilo de Vida

Por que Emagrecer Demora Tanto?

emagrecer

Emagrecer, Emagrecer, Emagrecer! Esse post começa com uma pergunta, que tenho certeza que não é só minha. Todas as mulheres que gostariam de emagrecer e lutam com isso, com certeza, já se perguntaram o porquê engordar ser um processo tão rápido e emagrecer um processo tão lento. Não sei quanto a vocês, mas eu ganho peso com uma facilidade incrível. Um fim de semana que eu enfie o pé na jaca já me complica absurdamente. Um horror!


Emagrecer & Eu

Quem me acompanha aqui sabe a longa jornada que enfrentei desde que comecei o site. Desde meu primeiro post (ver) até hoje (ver como estou) a minha trajetória nunca foi totalmente tranquila. Assim como você, eu também passei e passo por desafios imensos em minha vida que cuidar de mim com qualidade tinha ficado como última das prioridades.

Foi assim que meu peso alavancou, eu acabei parando de me cuidar e embaranguei. Chamo o termo de parar de se cuidar como = “embarangar”, ou seja, embarangar, não tem a ver com ganhar peso. Tem a ver com se esquecer. Parar de se cuidar, enfim…tem a ver com abandonar-se. Eu percebi que tinha me abandonado completamente quando fazia meses que não usava nem um batom. #tristeza


Quando Tudo Se Torna Uma Verdadeira Bola de Neve

Percebi que o que estava acontecendo comigo também vi acontecer com algumas de minhas amigas e conhecidas. O processo era tão parecido que me inspirei e fiz um infográfico:

 

emagrecer


Como Acabei Com esse Circulo Vicioso

Não defendo aqui a busca pelo CORPO PERFEITO. Isso é bobagem e um excesso de vaidade que só deixa as pessoas ainda mais infelizes consigo mesmas. Isso porque simplesmente não dá para alcançar a perfeição em nada nessa vida. Não quero ter o corpo perfeito. Quero apenas me sentir no controle do meu peso, pois ele afeta demais minha auto-imagem e até meu humor. Meu peso sempre foi meu grande desafio! Quantas vezes deixei de me arrumar simplesmente porque não me sentia bonita. Por isso que iniciei o site.

Quando comecei a ver que outras mulheres passavam o que eu passava, notei que precisava dividir com o mundo o que todas nós sentimos quando subimos na balança na esperança de emagrecer. Foi por isso que nasceu o Tríade da Beleza. Nesse espaço quero socializar "o caminho das pedras" para que as pessoas consigam encontrar a própria beleza, saúde e bem-estar que perderam em algum momento de suas vidas. E hoje anos depois que escrevi esse post, tenho orgulho em mostrar o meu progresso desde que fundei o site em 2015. 🙂

emagrecer


A Exata Realidade do Processo de Emagrecer…

Andei pesquisando na Internet e vi no site Segredos do Emagrecimento o seguinte:

“Para perder 1Kg você precisa eliminar 7.700 calorias. Você pode fazer isso através de dieta ou/e através de exercícios. Associando dieta e exercícios você obviamente perderá peso mais rápido, pois na matemática das calorias, você estará eliminando mais calorias por dia. Para saber “quanto tempo” você vai levar para emagrecer, é defina quantos Kg você quer perder, estabelecer um limite de calorias diário e considerar o gasto extra vindo dos exercícios físicos".

emagrecer

Ou seja, não adianta achar que comemos só um pedacinho a mais, ou que foi apenas uma garfada extra. A regra é simples: Se comermos mais do que devemos e não eliminarmos 7.700 calorias, sinto dizer, mas não eliminaremos nenhum quilo. Além disso, precisamos colocar na cabeça que a jornada é longa e que no início a perda é mais acelerada do que quando nosso corpo se estabiliza.

Portanto, emagrecer leva tempo porque é muito mais fácil consumir calorias do que queimá-las, por isso é importante que não percamos o foco e evitemos de enfiar o "pé na jaca" naqueles momentos de desespero, pois essas calorias vão somar-se aquelas outras do nosso estoque nos impedindo de alcançar o nosso objetivo. Por isso, força na peruca! Esse texto te ajudou? Então, não deixe de compartilhar com amigos e me acompanhar no Instagram para ficar por dentro da minha rotina de vida! 

Assinatura-real
 
 
 
 
 
 
 
Créditos de imagem: flickr e arquivo pessoal

148 Comments

  1. Muito bom esse tema! Sempre quero perder uns kilos e a única coisa que consigo fazer é comer menos, não chega a ser uma dieta, acabo comendo bacon ou qqr coisa, mas nunca tentei me privar 100% das besteiras. Só consigo comer menos, e pra compensar a minha falta de restrição alimentar, tento fazer mais exercícios físicos. No meu caso, o exercício físico colabora mais do que a minha alimentação rs! É o que está me salvando, tento ganhar créditos de calorias pra depois usar com alguma besteira 😛

     

    Adorei o post! 🙂 Parabéns! Como sempre você arrasa, já está ficando chato rsrs

    Bejinhos <3

     

    • Olá Rachel! Obrigado pela visita! Você pode se considerar uma "sortuda" por conseguir emagrecer apenas se valendo da atividade física. Infelizmente com a maioria das mulheres, é preciso fechar a boca também para se conseguir resultados.  Beijo grande!!

  2. Puxa faço tudo oque posso mais a balança não desce…perco medida mais peso que é bom…nada.bom saber que não sou a única.estas 7
    700 calorias tem que ser por dia?

    • Olá Marina! Obrigado pela visita! As 7.700 teriam que ser eliminadas teoricamente por semana, porém é bem difícil. Para isso, precisaríamos eliminar quase -1000 calorias por dia do nosso cardápio. Acho bem difícil viver assim! Beijo grande!

  3. oi Amanda!

    Você tem alguma dica de curso ou dieta para emagrecer bem rápido? Não consfigo ir a a academia, tenho pouco tempo e essas pelanquinhas estão me matando…

    • Olá Janaina! Emagrecer rápido parece ser mais difícil que ganhar na mega sena rs. Uma coisa que me ajudou muito é passar em uma nutricionista com foco em nutrição funcional. Ela mudou minha dieta e comecei a perder peso com facilidade. De repente esse seria um caminho pra vc! Beijo grande!

  4. Olá,

    Parabéns pelas dicas dada nesse post. Muitas vezes desejamos emagrecer e a cada semana vemos que o peso não baixou quase nada e ficamos desanimados. Com essa dicas poderemos manter sempre a cabela erguida e saber aonde agir. 

    • Olá! Isso mesmo!! Não podemos desanimar…perder peso é sempre um processo que leva tempo. Por isso é preciso paciência! Beijo grande!!

      • Olá Amanda,

        Muitas pessoas tem uma baixa estima quando estão acima do peso.Estava lendo que o primeiro processo para perder peso vem da mente. Ter uma boa preparação mental pode nos ajudar e muito. 

        Parabéns pelo blog!!!

        • Olá Adriano! Obrigado pela visita e pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado do blog! Bjo grande!

    • Olá Gisele! Fico feliz que tenha gostado do artigo. Não tem jeito: Perder peso é sempre um processo que leva tempo. Por isso é preciso paciência e dedicação! Beijo grande e obrigado pela visita!!

  5. Na verdade manter o peso ou emagrecer um pouco não é algo complicado basta mudar os hábitos de alimentação e e aliar uma rotina de exercícios, hoje em dia os melhores exercícios para quem deseja perder peso rápido são os Exercícios HIIT, que são exercícios de alta intensidade que ajudam a acelerar o metabolismo, com isto a queima de gordura acontece num ritmo maior.

    Mas para quem é sedentária a melhor coisa a fazer é começar diminuindo as porções na hora da alimentação e caminhar todos os dias uns 30 minutos pelo menos, depois da segunda semana começando a correr aos poucos também.

    Emagrecer não é complicado o problema é quando as mulheres decidem deixar-se embarangar como muito bem explicou no artigo, dai vai ficando cada dia pior..

    • Olá Cristiane! Obrigado pelo comentário e pela visita! Concordo com você que vai ficando cada vez pior sair desse buraco que parece não ter fim. Apesar de na teoria perder peso não ser algo considerado dificil, na prática isso é um tanto desafiador. Eu vivo isso 365 dias no ano. Hoje estou no meu peso e mesmo assim preciso estar sempre atenta pq uma jacada qualquer e lá vem 1kg -1.5kg. E pra perder sempre é mais chato e mais demorado. Só quem vive essa luta infinita contra a balança sabe o trampo que é. Beijo grande!!

  6. Gostei muito da sua materia 

    Eu venho enfrentando a luta contra a balança desde dos meu 15 ano hj estou com 20 e cheguei a 107 

    Derrepente começei a emagrecer e estou com 97 .faz 15 dias que estou na dieta de 1200 calorias por dia ,vc acha q è possivel eu conseguir emagrecer só com a dieta ?

    • Olá Erica, acho que a luta com a balança é eterna, mesmo estando-se  "magra". Segundo minha nutri, 1200 cal por dia é uma boa quantidade para um dia, porém é preciso analisar outros fatores como peso, altura, idade e quantidade de atividade física para ver se esse número está ok ou se precisa de ajustes. Dieta, ao meu ver é 80% do sucesso. Os outros 20% são atividade física. Beijo grande!!

  7. Estou desanimando é muito difícil emagrecer tomo suco detox pela manhã, caminho e mesmo assim está difícil emagrecer

    • Carla,

      Não desista! A jornada é longa mas vale à pena. Eu, depois de um ano, consegui chegar ao peso que queria. Força querida!! Beijo grande

  8. Gostei quando disse que não adianta achar que comemos só um pedacinho a mais, ou que foi apenas uma garfada extra. O que vai influenciar é a quantidade de calorias. Agente quer se iludir que não vai engordar se comer apenas um pouquinho. Se o alimento for pouco mas o nível calórico for alto isso não faz diferença. Verdade viu! 

    • Olá Gabi! No fim das contas é isso…Se queremos emagrecer, temos que gastar mais do que ingerimos, senão a conta não fecha, não é mesmo!? Beijo grande e obrigado pelo comentário! Beijo grande!!

  9. Um bom texto, as pessoas tem que esquecer da palavra "dieta" e sim pensar em reeducação alimentar, comemos muito mau.

    É hoje em dia emagrescer não passa só pela uma questão de estetica e sim de saúde, a obesidade pode causar varios danos a suade ao decorrer dos anos.

    Beijos

  10. Olá Amanda.

    Eu já tentei de tudo para emagrecer. Hoje faço aompanhamento com nutricionista e também com uma psicóloga, pois no meu caso, a ansiedade me faz comer demais.

    Além disso não tenho muito tempo pra me alimentar de forma adequada e de me exercitar, então fica tudo mais difícil.

    Parabéns pelo seu trabalho!

    • Olá Cris! Entendo muito o seu dilema. Eu só consigo manter meu peso “sob” controle porque treino muito e minha nutri é fera demais! Nos dois sentidos rs. Também como muito por compulsão e luto muito contra isso. Torço muito para que você consiga encontrar algum caminho alternativo que a faça alcançar o tão sonhado peso. Obrigado pelo comentário e boa sorte querida! Beijos!!

    • Olá Marcelo, fico feliz que tenha gostado do artigo!! Beijo grande e obrigado pelo comentário.

    • Olá Renata! Realmente a temática “perda de peso” é algo bem complexo e que sabemos relativamente pouco à respeito. Beijos!

  11. Amei seu blog, suas dicas são perfeitas!!!! 

    Por que Emagrecer Demora Tanto? emagrecer perdendo água ou musculo é rápido, agora gordura demora muito tempo.

    Não comam alimentos com açucar já ajuda.

  12. Oi Amanda. A pergunta que não quer calar não é? Também estou com você nas pesquisas sobre emagrecimento. Parabéns pelo blog e sucesso!

  13. bom Eu Gostei Muito Das explicações…Mas realmente Quando A Pessoa quer Perder Uns Quilinhos, Ela Tem que Primeiro Exercitar a Mente Para Poder Ter Resultado, Pensar diferente, olhar as coisas de outro modo, eu Fiz Isso ! E deu Super Certo, e Acho que ta Dando Resultado Adorei Tudo, Parabéns

    • Olá Pamela! Fico feliz que tenha gostado to texto e concordo que a pessoa precise “exercitar a mente” porque a perda de peso é muito mas um desafio mental do que físico. Beijo grande!

  14. Realmente é muito complicado conseguir emagrecer nos dias de hoje, com tantas tentações gastronomicas a nossa volta, Acho que a primeira mudança tem que ser na nossa mente, senão nunca vai conseguir mesmo.

    • Olá Joana! Nem me fale…a mente é a primeira coisa. Eu vejo como ela me sabota, principalmente nos fins de semana. Beijos!!

  15. É verdade! a maior dificuldade de emagrecer acontece na própria mente, quando a pessoa acredita que está "doente". Então tenta dietas, não consegue, parte para remédios e fica cada vez mais desorientada. A solução é recorrer a alimentos saudáveis, naturais e nutritivos. E claro, procurar se conectar com seu eu interior e se resolver porque as mudanças acontecem de dentro para fora sempre. Ótimo artigo! Beijos.

    • Olá Rodrigo!! Muito legal seu feedback!! Obrigado pelo excelente comentário! Beijos!

  16. Bem interessante, difícil é manter a disciplina!! Mas muitas dicas que não sabia, obrigada!! 

    • Olá Letycya! Fico feliz que tenha gostado do blog! Tenho um carinho muito grande por esse espaço! Beijo enorme!!

  17. Excelente artigos com grandes dicas para se emagrecer.

    Eu, quando era adolescente tinha complexo por ser muito magra. Agora, o peso extra chegou junto com a idade e não consigo emagrecer da forma que desejo.

    Um produto que comecei a usar a relativamente pouco tempo e tem me ajudado a perder peso é o café verde.Um produto ainda pouco conhecido e natural que tem me ajudado.

    Espera que ele consiga me fazer emagrecer mais ainda para ficar mais satisfeita com o meu corpo.

     

    Bjs

    • Olá Lara, fico muito feliz em saber que gosta da qualidade dos artigos! Faço com muito carinho! beijos!!

  18. Amei o artigo, super esclarecedor. Sempre tive problemas com o peso, hoje estou no meu peso ideal e o seu artigo fala tudo o que penso. Parabéns pelo blog, adorei de verdade.

    • Olá Marcela! Fico bem feliz de saber que o conteúdo do artigo e do blog te agradaram! O drama da perda de peso é vivido por muitas de nós! Só quem passa sabe! Beijos!!

  19. Amanda, sério mesmo, eu não acho que demora tanto, quando tive minha segunda filha cheguei a quase 70 kgs, adotei uma dieta balanceada e comecei alguns treinos de circuito, fiz zumba e academia (aqui no prédio mesmo) consegui, agora estou com 59 quilos e bem safisfeita, dica, coloque seu namorado/marido na dança, o incentivo do companheiro ajuda muito. bjs <3

    • Nossa que legal!! Admiro muito quem consegue perder o peso do pós-gravidez. Tenho muitas amigas que estão lutando mas não conseguem voltar ao peso inicial! Beijo grande!

  20. Que legal o seu site, adorei. Infelizmente já passei também por essas etapas do infográfico =(   que por sinal ficou ótimo. Estou dando a volta por cima, cada dia é uma vitória. Obrigado pelas dicas. 

    • Olá Carolina! Fico feliz que esteja dando a volta por cima! O importante é nunca desistir! Beijos!!

  21. Muito bom artigo, perder peso virou obscessão para muitos, a midia massifica sempre com modelos sempre bonitas e magras nos fazendo crer que a felicidade esta nesta imagem. a felicidade e o bem estar do ser humanos está sempre no intimo de cada um. 

    • Verdade Adriana! Realmente precisamos encontrar a verdadeira felicidade dentro de nós! 😉

  22. Muito bom artigo, perder peso virou obsessão para muitos, a mídia massifica sempre com modelos sempre bonitas e magras nos fazendo crer que a felicidade esta nesta imagem. a felicidade e o bem estar do ser humanos está sempre no intimo de cada um. Se quer ter um corpo bonito e saudável procure o regime mais adequado para você.

    • Excelente colocação Adriana! vivemos literalmente oprimidos por “ideais” de beleza e magreza um pouco inatingíveis…precisamos encontrar o nosso ponto…o que faz sentido para nós em termos de peso e estética. Beijo grande!!

  23. O que eu mais vejo é a pessoa se descuidar a vida toda, estar 10, 20, 30 quilos acima do peso e querer perder em 1 mês o que ganhou eu anos. Imagine, se ganhar 3 quilos por ano, o que parece pouco, em 5 anos terá 15 de excesso. Isso sem falar nos hábitos alimentares, que costumam ser péssimos, é algo que precisa ser levado em consideração, emagrecer é algo constante, um equilíbrio.

    • Olá Vanessa! Concordo com você…não dá para querer resultados rápidos se você leveou toda uma vida de maus hábitos. Mudança leva tempo e precisa de tempo para que se torne duradoura. Beijos

  24. Que artigo show. Realmente ingerir calorias é muito mais fácil do que eliminá-las. Porque tudo que é gostoso engorda e o que tem gosto ruim na maioria faz bem a saúde. Deveria ser ao contrário..srsr

    Obrigado pelo seu excelente artigo. Parabéns

  25. Olá Amanda, Muito completo seu post, sempre procuro por posts de perda de pesos em alguns blogs, mas sempre deixam de explicar algo, ao contrário do seu que é um post que realmente explica todos os detalhes de forma que todos possam entender, gostei muito mesmo de coração.. Vou salvar seu blog em meus favoritos para que eu possa te acompanhar melhor.. Obrigada Pelas Dicas!

    • Olá Larissa! Obrigado pelo comentário e pelo carinho! Batalha contra a balança é o meu segundo nome rs. Você sempre vai encontrar um textinho por aqui sobre isso! fico feliz que tenha gostado! Beijos!!

  26. Oi Amanda,

    O post realmente mexeu comigo, principalmente quando você fala algo como "Embarangar = Abandonar-se" rs. É isso que a gente faz com a gente mesmo quando pensa só no prazer imediato da comida. Não sei se para todos mas, no meu caso, minha mente e minhas crenças limitantes é que tem prejudicado o meu processo. Mas não vou nunca deixar de lutar por mim, eu mereço! Abraços

    • Olá Rosana!! Adoro quando meus textos  “mexem” com as pessoas…pois no fundo todos nós passamos pelos mesmos problemas, crises e dores. E é sempre muito bom saber que eu consigo me conectar com outras mulheres que passam as mesmas situações! Beijo enorme!! 😉

    • Parabéns Elton!! Fico muito muito muito feliz por você!! Essa batalha  não é fácil!! Beijos!!

  27. Nao há grande misterio, é a formula calorias ingeridas x calorias queimadas. Mas ha diversos fatores que facilitam ou dificultam essa relação, como metabolismo, tipo do alimento (fibras?) indice glicemico etc… acredito que o melhor é ser feito é tomar gosto pelo que nos faz bem!

    • Excelente colocação Elton!! O processo de emagrecimento é de fato muiiiito complexo! Beijos!!

  28. Nossa, eu amei essa conversão de "um quilo = 7700 calorias". Eu sempre ficava pensando sobre o quanto eu poderia comer ou o quanto eu engordaria com alguma coisa. Então agora ficou bem mais fácil. 

    Que pena que só funciona para perder peso, não é? Ia ser muito mais fácil se para engordar um quilo precisassemos comer as mesmas 7700 calorias. Coisa que eu acho que não acontece, devido a minha facilidade em engordar! 

    • Olá Juliana! Que bom que gostou dos números…acho que eles são bem práticos mesmo!! Beijos!!

  29. Muito boa todos os pontos que foram explicados no artigo, ficou bem simples o entendimento. Que comecem os trabalhos agora. Obrigado  

  30. Esse artigo é muito esclarecedor! A dificuldade de perder peso é imensa e ainda tem todas as complicações na saúde que estar acima do peso traz! Muito obrigada por compartilhar! 

    • Olá Fernando! Fico muito feliz que as infos do site tenham ajudado..só quem passa a luta contra a balança sabe o sofrimento que é! Beijos e vitória para vocês!

  31. Puxa faço tudo oque posso mais a balança não desce.. meu problema é a falta de auto controle.. nao sei mais o q fazer.. O problema é que dá resultado uns dias, dps volta tudo.. Tem mais alguma dica?

     

    Obrigada

    • Nào tem jeito! tem que viver no “negativo” seeempre assim como fala Jillian Michaels. A gente precisa seeempre gastar mais calorias do que ingere. Senão o ponteiro nunca para no lugar. Beijos! 

  32. Amei seu artigo Linda. No meu site também falo a respeito do Emagrecimento. E também defendo a tese de que emagrecer não é uma tarefa fácil mesmo. É necessário muito dedicação e força de vontade e alguns cuidados para atigir o objetivo.

    • Poxa que bom encontrar pessoas que tem um pensamento semelhante! Beijo grande e obrigado pela visita! 😉

  33. Realmente o processo de emagrecimento é complicado, demanda tempo, paciencia percistencia e sobre tudo resiliencia, para entender que nada contece do dia para a noite, reunir atividades em uma academia  é imprecindivel juntamente com uma ótima dieta.

    • Olá Cristina! Espero que tenha gostado do texto então e que ele tenha te inspirado a buscar novos horizontes nessa batalha contra a balança. Beijos!!

  34. É sem duvida recorrente essa pergunta, mas de longe a resposta é simples, as pessoas perdem o foco, tudo é uma questão de foco e paciencia, conquistei muitas coisas com atividade fisica, fora colocar a callça que antes me estrangulava sem nenhum esforço ( kkkkk isso não tem preço ) sobre tudo eu só aprendi a ter calma e controle sobre meu corpo, depois que conheci o Pilates e vi como a calma e o tempo pode mudar tudo.

    • Olá Rose! concordo com você…foco é tudo! Ele é simplesmente 80% da formula do sucesso. Beijos

  35. Oii amanda, tudo bem ?

    Querida antes de deixar meu comentário, queria dar parabéns pela iniciative é muito importante essa ajuda, essa luz para nós.

    Amanda o que você faz para dar uma ajudinha com aquelas gordurinhas localizadas, tenho muito culote e isso é muito incomodo em roupas mais justas

    • Olá Maria! tudo bem? Essas ultimas gordurinhas que resistem em ficar, percebi que só ajustando mto a alimentação, restringindo o horário que se ingere carboidrato e fazendo bastante exercicio aeróbico. Eu ainda estou longe da perfeição, mas fazendo essas coisas consegui secar bem. Beijo grande

  36. Emagrecer é uma ardua jornada, demanda foco e espirito forte para se livrar das tentações. nós somos  do nosso sucesso, basta abrirmos as cancelas do impedimento e falta de foco.

  37. Eu emagreci 20KG como ? boca fechada e muita dedicação nos treinos, minha alimentação mais parecia um desorganizado e infiel as boas praticas.

  38. Emagrecer emagrecer, essa palavra não sai da minha rotina. Depois de mil e uma dietas malucas agora estou seguindo um plano de mudança de estilo de vida. Já se foram 5 kilos embora e estou me sentindo bem. Excelente post, é realmente mais difícil emagracer.

    • Olá Janira! Fico feliz que tenha gostado do post e que esteja conseguindo seguir em frente no seu projeto de emagrecimento!! Força e sucesso para você!

  39. Boa tarde!

    Iniciei minhas atividades físicas por questão de saúde, artrose degenerativa na cervical, depois de 6  meses, tive alta médica, desde que frequentasse a academia 6 x por semana,  esse seria o preço a pagar, para continuar andando e vivendo normalmente. Após a alta iniciei treinos intensos de muay thai, funcional, musculação e mantive o pilates por mais 2 meses e o ritmo acelerado na academia.Em acompanhamento com uma nutróloga, ela descobriu o pq mesmo com tanta atividades físicas e diminuindo as calorias diárias, não eliminei 1 grama, me nível de cortisol estava mais que o dobro o que desencadeou todo o processo de retirada de tireóide e artrose. Iniciei os medicamentos e depois de 60 dias vi o bendito hormônios baixar, aí pensei, agora vou secar, doce ilusão, continuava com meus 89 kg. Mas não desisti, me mantive na rotina de academia acreditando que um dia a coisa iria acontecer, a necessidade de reduzir o peso era por conta das coluna. Apertei o sinto em 30/11 estrei em uma dieta restritiva e troquei o funcional por boxe, hj 23/02 estou pesando 81,9 kg e me sinto feliz demais, fácil não é e por conta das dieta, fico muito irritada, mas acredito que na data estipulada pela nutróloga 06/03 terei chegado aos 79 kg e antes de junho/2017 eu alcance o peso ideal para meu porte físico, que é de 75 kg, peso esse indicado para a minha quantidade de massa magra, que hj é de 28,9 kg.

    Fácil não é mas vale a pena

    • Olá Juliana! Que relato!! É sempre muito legal saber como outras mulheres encaram e lutam com o sobrepeso! Tenha certeza que seu relato vai ajudar muitas meninas! Beijo grande!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *