13

Perder Peso ou Medidas? O que importa mais?

Perder Peso ou Medidas?

Perder Peso ou Medidas? O que importa mais?

Perder peso ou medidas? O que importa mais? Essa é a pergunta que o artigo de hoje vai tentar lhe responder. E já lhe digo de antemão: o que irá valer mais tem relação direta com o estágio de emagrecimento no qual você se encontra. Quando estamos com muitos quilos acima do nosso peso ideal, é claro que o que importa mais para a gente é a perda de peso. Porém, quando estamos relativamente próximos de nossa meta de peso, a balança passa a não ser o parâmetro mais importante. Daí outras ferramentas como o adipômetro e a fita métrica passam a ser nossos indicadores mais confiáveis. 

medidas

Quem me acompanha no site Tríade da Beleza sabe que desde o início de 2015 travei uma verdadeira luta contra a balança e contra o sobrepeso. Decidi que para mudar minha vida, meu corpo e meus hábitos de vez, eu precisaria contar com ajuda de profissionais e levar a sério os combinados que tinha feito comigo mesma. Além disso, decidi como parte deste processo, criar o site e dividir meus desafios com outras mulheres que passam pelos mesmos desafios também. Pois bem, já se foram quase oito meses e com eles foram -8 quilos e 800 gramas (veja os 6 primeiros meses da minha jornada).  

Nem de longe a estrada é fácil, simplesmente porque engordar é infinitamente mais fácil do que emagrecer. Sabe aqueles "deslizes" do final de semana que faz você ganhar de 1 a 3 quilos? Então, eu não sei quanto a você, mas eu vejo que esses "deslizes" detonam muito meu plano de emagrecimento, já que eu engordo com muita facilidade e perco com uma lentidão inacreditável. Daí quando vejo já é sexta-feira novamente e outros "deslizes" cruzam meu caminho outra vez, de forma que a luta contra a balança acontece na minha vida 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.  

medidas

Mas quando você começa a monitar mais atentamente sua evolução no progresso de emagrecimento, você passa a conseguir notar um número maior de mudanças que normalmente não notaria se não monitorasse seu progresso, e esse monitoramento constante nos anima muito a continuar essa árdua batalha para emagrecer. 

Como monitorar seu progresso?

A fim de ajudar  e estimular quem se encontra nessa luta contra a balança, vou socializar algumas coisas que aprendi com profissionais da área de saúde e que me ajudaram e ajudam muito no monitoramento do meu progresso. 

  1. Pesar-se na segunda-feira (pós fim de semana) pela manhã e antes da ingestão do café da manhã para ter uma noção dos "estragos"causados pelo fim de semana.
  2. Pesar-se na sextas-feiras (antes do fim de semana) pela manhã e antes da ingestão do café da manhã para ter noção de como foi sua evolução durante a semana. 
  3. Anote seu peso em uma tabela e observe suas tendências semana-a-semana (veja minha tabela pessoal abaixo). Depois de 6 semanas, você conseguirá ver tendências e padrões que seu corpo segue. Isso é muito interessante. Anote também deslizes e informações que você julgue importante. 
  4. Especifique um dia X do mês para tirar todas suas medidas com a fita métrica, fotografar-se, e se possivel, tirar suas medidas com um adipômetro para saber seu percentual de gordura. Minha nutricionista faz isso para mim todo mês em minha consulta. A estratégia das fotos mensais eu aprendi com minha personal e acho que todas essas medidas em conjunto lhe darão muitas informações sobre seu processo de perda de peso. 

pesagem

Início da Trajetória: Foque no Peso

Quando começamos o processo de emagrecimento, o peso com certeza é o indicador mais importante. Por isso, anotae seu progresso semanalmente, mas sempre observe mesmo a perda de peso total mensal Essa pequena medida ajuda muito a não perder o foco e a motivar-se. 


Do meio da Trajetória em diante: Foque na Perda de Medidas e % de Gordura

Foi no meio da trajetória que comecei a perceber que a perda de peso estava menor, e foi aí que decidi consultar uma nutricionista para que ela me ajudasse a vencer esse novo obstáculo. Com ela aprendi a focar mais na perda de medidas e a reduzir meu percentual de gordura, pois esses indicadores estavam diretamente atrelados a conseguir um corpo mais enxuto e não-gelatinoso. Nessa foto abaixo, você vê o relatório mensal que ela me envia com minhas medidas e meu plano alimentar atualizado. Como vocês podem ver, a perda de peso foi gradual, mas a perda de medidas e percentual de gordura foi excelente. Veja mais fotos no meu Instagram @amandahilsen

medidas

 

É claro que as fotos mensais ajudam a ver a diferença pela qual meu corpo está passando, mas acompanhar de perto a perda de cada centímentro é algo muito motivador. É como uma amiga uma vez me falou: "É trabalho de formiguinha…devagarzinho, devagarzinho…mas a gente chega lá." Hoje vejo que é bem isso mesmo: Trabalho de formiguinha! Nas fotos, eu consigo com certeza ver um corpo mais enxuto, definido e com muito custo tenho conseguido vencer a "bruxa Flacidez", mas são as medidas que comprovam que a perda de peso tem sido feita com qualidade.

medidas

Se você prestar atenção nas fotos, você verá que não só o meu abdômen diminuiu, mas que meus braços estão bem mais definidos e não-moles, que meu quadril reduziu horrores e que meu rosto afinou bastante. Nem preciso te falar que fazer uma make com contorno marcado ficou "mara" agora já que meu rosto está magrinho.   

Front jun a out

Portanto, espero que você tenha visto e se inspirado a ver que uma das armas mais poderosas para manter-se motivada é ter os registros de tudo o que você já progrediu e sempre que possível contemplar os resultados. É uma verdadeira injeção de ânimo e uma revisitação aos ideais que você traçou para si mesma. Por isso, não perca mais tempo e comece a monitorar-se, você se surpreenderá com os frutos do trabalho de formiguinha! Mas…diferentemente da formiguinha que trabalha para o inverno, nós mulheres trabalhamos para o verão, para o famoso #projetoverão! E eu não sei quanto à você, mas desta vez estou determinada a conquistar meu projeto verão… sem canga! wink

Beijo grande e até a próxima!!

Esse texto te ajudou? Então, curta ou compartilhe! yes

Ajude-me a alcançar outras pessoas!

Assinatura-real

 

 

 

 

 

Créditos de imagem: Flickr common creative e aquivo pessoal. 

13 Comments

  1. Amanda,

    Que seriedade você tem para fazer seus posts. Tudo muito detalhado e explicadinho. Gosto de textos assim. Além disso, para aquelas que estão começando é um baita incentivo. Parabéns e continue assim!!

    • Olá Lucia!! Obrigado pelas palavras! Fico feliz que meus textos ajudem e inspirem outras pessoas!! Beijo grande e obrigado pela visita!

  2. Adoro seus posts, mas os de emagrecimento são os que me chamam mais atenção. Adoro a maneia que vc explica e nos conta a sua jornada. Eu tb to lutando aqui

    • Olá Lilian! Que bom que gosta dos textos! Fico feliz!! Só que luta para emagrecer sabe o quão difícil é. Continue, e não desista! Beijo grande!!

  3. Achei muito interessante quando vc citou;

    "Especifique um dia X do mês para tirar todas suas medidas com a fita métrica, fotografar-se, e se possivel, tirar suas medidas com um adipômetro para saber seu percentual de gordura. Minha nutricionista faz isso para mim todo mês em minha consulta."

    É o que muitas deviam fazer. Meus parabéns! O artigo ficou ótimo.

    • Olá Flávia! Obrigado pela visita e pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do artigo! Beijo grande!!

  4. Olá Amanda, fiquei com uma curiosidade, qual sua altura? 

    Pois o peso é relativo, além de fatores como muita ou pouca massa muscular, a altura também conta. Beijos e parabéns pelo progresso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *