11

Panqueca Proteíca: Gostosa e Saudável

Panqueca Proteica & Dica Tríade da Semana #33

Panqueca Proteíca: Gostosa e Saudável

panqueca

A panqueca proteíca será o foco da dica Tríade desta semana. Originalmente a receita de panqueca doce vem associada as famosas panquecas norte-americanas e canadenses preparadas para o café da manhã. Porém, esta receita que vou socializar com vocês hoje é uma adaptação da receita original baseada no plano alimentar passado por minha nutricionista Stella Jacob CRN 3-21661. 

É importante ressaltar que para criar tais receitas é importantíssimo ter sempre o acompanhamento de um(a) nutricionista (veja o post). Aqui deixo a receita de panqueca que preparo quando quero comer algo diferente nos fins de semana ou como uma opção de café da manhã pré-treino. Como a receita inclui whey protein, é interessante ter o aval de um nutricionista antes de inserí-la em sua dieta. 

panqueca
Na receita original de panqueca doce (vide as duas fotos acima) a massa inclui farinha de trigo branca, açúcar, óleo, e leite, o que acaba deixando a receita bem calórica e não tão útil para quem quer perder peso. Nesta versão, deixaremos a panqueca mais proteíca e com menos calorias. Além disso, quem me conhece sabe que eu a-d-o-r-o cozinhar, mas com a vida corrida de hoje é necessário também termos receitas “práticas”, e lhe garanto que essa é uma delas. Eu levei por volta de 10 minutos para prepará-la e não fiz muita bagunça na cozinha já que ela é bem simples de ser feita. As fotos abaixo são das receitas que eu preparei. Se você quer ver essas e outras das minhas aventuras culinárias, você encontra mais no meu Instagram (veja mais fotos).

Massa de Panqueca Doce Proteíca (para 1 panqueca)

Massa

2 claras
2-3 colheres de sopa de aveia em flocos 
3 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de whey protein baunilha
½ colher de café de essência de baunilha

Como preparar

Bata todos os ingredientes em um liquidificador ou mixer até a mistura ficar bem homogênea. Unte uma frigideira com óleo de coco preferencialmente. Se não tiver, pode ser azeite. Despeje a massa batida na frigideira untada e pré-aquecida por 3 minutos. Deixe a massa na frigideira até ficar consistente para ser virada do outro lado. Vire a massa com uma espátula para dourar do outro lado. Quando os dois lados estiverem dourados,  retire  a panqueca da frigideira e a coloque em um prato para acrescentar a cobertura.

Cobertura
Aqui você pode criar diversas combinações. É claro que se o seu intuito é perda de peso ou ganho de massa, você deve falar com seu nutricionista sobre combinações específicas para alcançar tal fim, mas no caso aqui, eu apenas queria algo doce e gostoso para comer no café da manhã e que não prejudicasse minha dieta de perda de peso. As duas coberturas que mais gosto são prestígio e chocolate com morango, por isso essas são as duas que socializarei aqui. 


Cobertura Prestígio

1 colher de sopa de coco ralado fresco
1 quadradinho de chocolate meio-amargo da barra Hershey’s 60%
Derreta o chocolate no microondas (por volta de 40 segundos)  e passe com uma faca na panqueca. Por cima polvilhe o coco ralado fresco.

 

panqueca

Cobertura Chocolate com Morango

4-5 morangos frescos picados
1 quadradinho de chocolate meio-amargo da barra Hershey’s 60%
Coloque os morangos picados sobre a panqueca e derreta o chocolate no microondas (por volta de 40 segundos). Em seguida, despeje o chocolate derretido sobre os morangos. 

 

panqueca

 

Então é isso pessoal! Espero que gostem da receita e em breve trarei outras mais. Que o café da manhã de vocês possa também ficar mais gostoso e saudável sempre!! Beijo grande e até a próxima!!

Gostou dessa receita? Então, curta ou compartilhe!

 Ajude-me a alcançar outras pessoas! yes

Assinatura-real

 

 

 

 

 

Créditos de Imagem: arquivo pessoal e Flickr https://www.flickr.com/photos/pabo76/2686805971/
https://www.flickr.com/photos/26412869@N03/4365610581/
NOTA: ESTE POST não visa passar nenhum acompanhamento nutricional ou substituir o acompanhamento de um nutricionista. As informações contidas nesse post são de utilidade pública e tem o intuito de apenas de compartilhar informações com o público feminino que se interessa por este tipo de assunto. 

 

 

11 Comments

    • Olá querida! Se anime sim! elas são deliciosas e super tranquilas de se preparar! Beijo grande!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *