15

Nutricionista: Será que todos precisam de um?

 

Nutricionista & Estilo de Vida

Nutricionista: Será que Todos Precisam de Um?

O nutricionista, segundo o site Só Nutrição, é um profissional da área de saúde capacitado a zelar pela segurança alimentar e a atenção dietética das pessoas as quais solicitam sua ajuda. Em outras palavras, o nutricionista seria o profissional que te ensina e auxilia a comer bem e melhor. Porém, me pergunto: Será que todos nós precisamos, de fato, cuidar de nossa “segurança alimentar” ? Será que devido ao grande apelo de comidas não-saudáveis e gordurosas dando sopa em nosso caminho precisamos de alguém que zele pela segurança de nossos pesos e medidas?

 

Em um mundo como o nosso, onde podemos comer o que queremos e quando queremos, a maioria das pessoas tem a falsa idéia de que sabem “montar” refeições balanceadas e cuidar da própria alimentação. Na pior das hipóteses, acreditamos que caso nossa alimentação esteja deficitária, a solução será apenas tomar um comprimido de Centrum todos os dias e estará tudo resolvido, pois todos os nutrientes que precisamos estão lá. Te pergunto, será mesmo?

 

Por isso, esse artigo lhe deixará essas e outras perguntas, para que vocês se auto-avaliem, pois eu acreditava que sabia muito sobre nutrição, sobre como comer certo e emagrecer, só que a grande verdade é que após essa primeira consulta com uma nutricionista, eu percebi que sabia pouco ou quase nada sobre isso e que eu estava acima do peso não só pela minha idade e maus hábitos, mas simplesmente porque eu não nunca tinha visto a real necessidade de me consultar com um profissional desses. Com isso, não estou dizendo que amanhã mesmo você deva procurar um nutricionista e iniciar um programa alimentar. Esse tipo de decisão "nasce" de dentro e junto com ela vem também o desafio de encontrar um bom profissional que te "entenda e atenda" bem. De qualquer maneira, acho que é válido motivá-los nesse bate-papo para que vocês decidam o que, de fato, funcionará para vocês.   

 


Benefícios de Ir a um Nutricionista Regularmente

Não é a toa que as celebridades visitam nutricionistas periodicamente. Salvo as estrelas que fazem o uso de remédios (o vulgo tomar bola), a grande maioria das celebridades só consegue manter o “corpo” porque elas literalmente contam com um profissional que "zele pela sua segurança alimentar". É claro que elas também possuem profissionais que cozinham, compram os ingredientes e tudo mais, porém, com um pequeno planejamento, nós pobres mortais também podemos nos planejar e fazer ajustes, e dessa forma, incluir a visita à um nutricionista periodicamente.

nutricionista

Visitando um nutricionista periodicamente nós conseguimos:

  • monitoramento de nossa dieta alimentar periodicamente. Eles calculam exatamente quantas calorias precisamos e de que forma iremos distribui-las em nosso dia.
  • monitoramento da quantidade de gordura acumulada no corpo e um programa que vise a sua redução, caso necessário. Não adianta argumentar, a menos que você seja um profissional da área da saúde e que entenda sobre fisiologia humana, será difícil, quiçá impossível, eliminar gordura corporal sozinho.
  • ajuda e auxilio constante para alcançar o peso desejado (sem passar "fome"). Tentar alcançar o peso desejado sem o auxílio de um nutricionista, faz com que só lhe reste buscar ajuda nas dietas da moda. E já sabemos, dietas da moda só funcionam por um tempo.
  • um profissional que nos auxilie e ajude a vencer compulsões repentinas e a internalizar hábitos alimentares mais saudáveis.

nutricionista


7 Dicas de Ouro que Aprendi com à Nutricionista

Esses itens são tão ricos de assunto que virarão posteriormente pequenos artigos para o site da Tríade da Beleza, mas de qualquer forma, vou socializar algumas coisas interessantes que aprendi.

  1. Mais do que saber seu peso, você precisa saber qual é sua porcentagem de gordura corporal. Ela é a mais importante! Atualmente estou com 26,7% o que não é um índice satisfatório. Mais do que eliminar "peso", meu desafo será sair dessa medida para pelo menos 24% na próxima visita. Você sabe qual é o seu percentual? Não? – Vá ao nutricionista, então!
  2. Aprendi que devemos nos pesar de preferência na sexta-feira, assim que acordar, sem roupa e sempre na mesma balança. Como nosso peso varia bastante (ver artigo), é melhor adotar um plano de pesagem consistente para evitar oscilações.
  3. Aprendi que devemos fazer apenas 1 refeição livre na semana e não várias só porque é fim de semana! Tem gente que acha (eu também achava) que "ficando na linha" de segunda à sexta ganhava o direito de tirar a barriga da miséria no fim de semana. Mentira! Você perde tudo de conquistou e de quebra corre o risco de  ganhar ainda mais peso!
  4. Aprendi que não podemos tirar os carboidratos para sempre de nossas vidas! Nosso corpo precisa de carboidratos para funcionar bem, no entanto, a chave do sucesso é consumi-los nos horários delimitados pelo seu nutricionista. Acredite, hoje eu como mais pão do que comia antigamente e continuo a perder peso.
  5. Lanches pré e pós-treinos são tão importantes quanto suas refeições principais. Eu achava que fazia ótimos lanches, estilo banana + aveia + mel no pós treino, e isso é totalmente errado. Indo ao nutricionista você aprende quais lanches serão melhores para o seu tipo de treino.
  6. Aprendi que se montarmos um cardápio da semana, fica mais fácil fugir das tentações e seguir seu plano alimentar. Além disso é muito mais fácil seguir um plano do que ficar sem idéias do que cozinhar.
  7. Aprendi que não dá para ficar abrindo exceções e pensar: "É só um pedacinho". Abrir exceções faz com que você ou estacione no processo de perda de peso ou chegue até a ganhar peso. Isso com certeza, nós não queremos.

nutricionista

 

Agora eu te pergunto, será que todos nós conseguimos resistir às tentações e fazer escolhas saudáveis sem estarmos amparados da ajuda de um nutricionista? Eu respondo por mim: Eu não consigo. Primeiro porque sei que ficarei abrindo exceções e porque preciso mesmo de alguém me dando força e amparo em uma área que não sou forte. E você? O que faz para conseguir levar uma vida e alimentação saudável? Que estratégia você usa para resisitr às tentações? Já foi a um nutricionista? Como foi sua experiência? Acredito que seja importante reunirmos vários relatos para poder gerar uma conversa mais rica aqui no site da Tríade da Beleza. Por isso, conte-nos sua experiência!

 

Se a premissa do ditado: "Você é o que você come" é verdade, te falo de antemão que cansei de uma coxinha rs! wink

 

Esse texto lhe ensinou algo de novo? Então, curta ou compartilhe! yes

Ajude-me a alcançar outras pessoas!

#sejadobemvocetambém  #triadedabeleza

 

Assinatura-real

 

 

 

 

 

Créditos de imagem

http://meettheperfectyou.com/nutritionist/

http://netnutritionist.com/

https://www.flickr.com/photos/61508583@N02/13330453933/

https://www.flickr.com/photos/bcgovphotos/5730615705/

15 Comments

  1. Guria, acho super importante ir, ando bem relaxada com a minha alimentação nos ultimos tempos, correria do dia a dia!

    Fui pela primeira vez, quando senti que meu corpo estava com excessos de muita coisa, e valeu a pena, mudar os habitos e a cabeça principalmente.

     

    Beijinhos Linda

     

    Grazi

    http://www.dicadagrazi.com.br

    • Olá Grazi! 

      Obrigado pela visita e pelo seu relato!! Eu fui e gostei bastante. Estou animada e empenhada a voltar ao meu peso de outrora. Vamos ver se eu consigo, né? Beijo grande!!

  2. Oi Amanda! Então, eu nunca fui ao nutricionista… sempre fiquei me perguntando se eu deveria ir… E chegando lá, o que vou perguntar? Essas coisas sabe? Mas o seu artigo foi bem esclarecedor. Mostrou a importância desse profissional, e motivos par consultá-lo.
    Beijinhos – Au Revoir!
    http://www.vidaemrosa.com

    • Olá Paloma! Depois dos 25 acredito que ir no nutri pelo menos 1 vez a cada 6 meses é de suma importância para a mulher. Passamos por várias mudanças na rotina, então é importante ajustar a alimentação! Beijo grande!

  3. Muito bom o texto!!! Como sua nutri fico muito feliz por estar contribuindo para a melhora da sua saúde de forma geral e tambem para chegar ao seu peso ideal logo!!!!!!!

     

    Beijos e parabéns pelo resultado de hoje!!!

    • Olá Stella! acho que você já sabe, é óbvio, seu nome significa "estrela". E você foi uma estrela que apareceu na minha vida. Excelente profissional de saúde e uma linda pessoa. Sou muito grata por tê-la conhecido. A tríade da Beleza e eu estamos mais bonitos também porque encontramos amparo em você. Beijo enorme!!

  4. Ola querida gostei muito da sua pagina e quero lhe dizer que tou aprendendo muito .Ma's queria muito saber qual o lanche apropiado melhor p depois do treina.bjs

    • Olá! Segundo minha nutri o melhor é fazer um lanche exclusivamente proteíco tal como whey, cottage, omelete de claras, ou igourte yogurs. Mas o legal seria mesmo ver com o seu nutri o melhor lanche para o seus objetivos. O meu no caso é trocar gordura por massa magra. Beijo grande querida!!

  5. Eu acredito ser importante sim, eu fazendo uma dieta achando que estava tudo ok co o que eu comia que estava saúdavel e tal, mas nada de mudar de peso até qe fui a uma e percebi que estava fazendo tudo errado, estava com uma dieta de mais de 1500 calorias acima do que era recomendado no meu caso, desde esse dia perdi 5 k em 15 dias, então recomendo é melhor ir sim.

    • Olá Joana! Muito legal seu feedback. Muitas pessoas ainda acham que “sabem” comer corretamente quando somente um profissional capacitado é que tem condições de avaliar isso. Beijo grande!!

  6. Eu não acreditava que precisava de um nutricionista até ser encaminhada a um. Me ajudou muito em todo o processo de eliminação de peso e acompanhamento diário de alimentação. Sou uma nova pessoa!

    • Olá Camila! E mto saber dos benefícios que ir ao um nutricionista vem te trazendo! Sucesso sempre! Beijo grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *