6

Não Queremos Parar de Emagrecer!

 

Parar de Emagrecer: O Maldito Efeito Platô e Como Driblá-lo

Post #9  Efeito Platô: Não Queremos Parar de Emagrecer!

 

Parar de emagrecer é certamente uma das palavras mais abominadas por mulheres que, assim como eu, estão na constante luta contra a balança. As mulheres que vivem esse dilema sabem bem o desespero que nos dá em ver que seu processo de emagrecimento estacionou, ou pior, regressou à estaca zero.

 

São momentos como esse que nos fazem partir para o desespero e ir atrás de dietas da moda, remédios "milagrosos", treinos ultra radicais, e tantas outras manobras típicas de quem está desesperado e não quer parar de emagrecer. Por isso, o texto de hoje vai abordar esse maldito problema que nós mulheres temos que lidar: O Efeito Platô.

 

Parar de Emagrecer

 

Quem tem me acompanhado na Tríade da Beleza sabe bem que estou na luta declarada contra a balança há quase dois meses. Assim como você, subo na balança constantemente e monitoro meu peso. Assim como você, quero de todo o jeito alcançar meu peso saudável.

 

Porém, o Pós-Páscoa e o feriado de Tiradentes acabaram comigo. Com você, também? Até esses feriados chegarem, eu estava perdendo peso semanalmente e estava feliz. Entretanto, depois destes feriados, ganhei quase dois quilos de volta e junto com eles um desespero enorme e uma vontade de chorar tremenda! Mas não vou desistir! Sou brasileira, eu não desisto nunca! 😉

 

Eu também sei exatamente o que eu comi e o que exagerei, no entanto, eu noto que cada vez que um episódio desses acontece em minha vida, meu corpo responde cada vez mais devagar ou nem responde aos estímulos para perder o peso recém adquirido. Foi aí que vi que o efeito platô tem tomado conta da minha vida. 🙁

 

 


O Que é o Efeito Platô?

Estudando mais a fundo para saber o que ocorre, descobri que além do efeito sanfona, o efeito platô é, com certeza, outro inimigo a ser combatido. Mas, vocês precisam saber de antemão que quem cria esses inimigos somos nós mesmas, seja com as dietas loucas hipocalóricas (pouca caloria e cheia de restrições) ou com as outras manobras radicais a quais nos submetemos para não parar de emagrecer.

 

Parar de EmagrecerEm termos científicos, o efeito platô pode ser resumido da seguinte forma: Atingimos o platô quando nosso corpo se adapta com a quantidade de calorias que nós ingerimos por dia e não se "desequilíbra" mais a ponto de promover a perda de peso. O efeito platô, nada mais é do que reestabelecer o equilíbrio do corpo e protegê-lo dos mecanismos que provocam o emagrecimento.

 

Para o corpo, emagrecer drasticamente é algo perigoso, então ele precisa criar mecanismos e se proteger desse choque. A resposta a isso é literalmente parar de emagrecer, ou pior, muitas vezes isso significa reganhar o peso perdido.

 


O Estamos Fazendo De Errado?

Outras vezes o efeito platô também se instaura porque deixamos de seguir algumas medidas que seguíamos quando iniciamos o processo de emagrecimento. Com o passar das semanas ficamos mais "relaxadas" e tendemos a escorregar. Confira abaixo o que você tem deixado de lado e retome! Observe se essas dicas te ajudam a dar um chute de vez no efeito platô.

4 balancas

 

  1. Deixar de seguir seu plano alimentar

  2. Reduzir a quantidade de atividade física

  3. Estar com disfunções hormonais

  4. Passar muito tempo sentada

  5. Dormir pouco

  6. Pular refeições e comer pouco

  7. Não anotar o que come

  8. Ingerir muita bebida alcólica

 

 

 


O Que Fazer, Meu Deus?

Veja o que você pode voltar a adotar em sua vida para driblar o efeito platô e assim não parar de emagrecer.

 

  • Varie suas receitas e cardápio

  • Tenha um diário alimentar

  • Renove seu programa de exercícios

  • Movimente-se mais

  • Durma mais e melhor

  • Evite bebidas alcólicas

  • Reduza a quantidade de doces e açucar

 


Eu sei bem o que dessa lista eu preciso fazer com mais afinco para que eu volte a ter melhores resultados. No meu caso, preciso reduzir a quantidade de doce, variar meu cardápio e anotar o que estou comendo e quanto estou comendo. Eu usava essa estratégia quando ia ao Vigilantes do Peso e realmente vi que essa estratégia de anotar é um grande facilitador da perda de peso.

 

Nesta próxima semana tentarei fazer um cardápio com receitas e anotarei tudo o que comer. Vamos ver se saio da ilha perdida do platô e rumo ao local do emagrecimento constante. 🙂 Com certeza, não quero parar de emagrecer e sei que você também não! Te conto na semana que vem os progressos que eu conseguir. Não vamos parar de emagrecer, hein?! 😉

 

Esse texto te ajudou? Curta e compartilhe! Ajude-me a ajudar outras pessoas!

#sejadobemvocetambém  #triadedabeleza #emagrecercomsaude


Beijo grande e até quarta!

Assinatura Amanda

 

Saiba Mais

 

Por que nosso peso varia tanto?

Por que emagrecer demora tanto?

10 Dicas para Emagrecer

 

 


 

6 Comments

  1. Olha quem ta aqui? Sim eu mesma. Tive que vir conferir essas dicas maravilhosas sobre perder peso. Que aliás me fez refletir muito nas minhas comilancas e preguiças. Ta ficando cada vez melhor teu blog Amandinha <3

    • Duda, você sabe que é um prazer e uma honra ter vc lendo meu site. Já disse e repito, você é profissa, eu ainda estou estruturando o site. Mas agora é sério, se não prestamos atenção no que comemos, é fato que tudo vai virando sobrepeso. E no meu caso eu preciso me livrar disso o quanto antes rs. Beijos querida e obrigado pela visita!

  2. Amore!!!!

    Meus parabéns por ganhar como Blog da semana!!! Fiquei muito feliz e já postei lá na minha Fan page!!!!

     

    Um Grande Beijo para ti!

    • Olá Di! Eu viii que você compartilhou! Puxa, agradeço demais o carinho comigo!!! Conte comigo também sempre!! beijos!!

    • Roberta, 

      Obrigado pela visita! É isso mesmo que você disse. Esse efeito, além da destruição em nossa auto-estima, também mina nossos esforços para continuar. Beijo Grande!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *