21

Hora de Pensar em Metas e Sonhos para 2017

Metas e Sonhos para 2017 

Hora de Pensar em Metas e Sonhos para 2017

metas e sonhos para 2017

Nossas metas e sonhos para 2017 gradualmente começam a ganhar forma conforme o final do ano se aproxima. Nos enchemos de esperança e começamos a sonhar com coisas que gostaríamos de alcançar e fazer no ano que virá. Esse impulso interno e sadio nos coloca em contato direto com nossos sonhos, e sonhar é definitivamente uma das melhores coisas para o ser humano.

Eu sou uma pessoa bem suspeita para falar sobre isso. Eu adoro quando dezembro chega e minha mente começa a "pipocar" com ideias, projetos e sonhos que tenho para o próximo ano. Quem me conhece no dia-a-dia sabe que eu adoro conquistar sonhos, me impor metas e superá-las, e que basicamente não vivo sem um bom desafio, tanto que, há um ano atrás, eu estava aqui escrevendo exatamente sobre este tipo de assunto (ver texto). Por isso, a conversa de hoje visa contagiá-la nessa vibe de #metaspara2017 e encorajá-la a delinear e estabelecer suas metas e sonhos para 2017.

Por que ter metas e sonhos concretos para 2017? 

A primeira coisa que você precisa ter em mente é: Não dá para passar 365 dias sem alvos e metas concretas. Sem alvos pessoais, basicamente sua vida será em grande parte: acordar, alimentar-se, trabalhar, pagar contas, interagir com pessoas, passear quando der, e dormir. Aperte o botão "Repetir" 365 vezes e aí estará basicamente um resumo do seu ano.

Não tem jeito, você não tem como fugir dessas coisas, pois elas constituem 70-80% da rotina de vida de um ser humano normal, porém o que você faz com os 20-30% do tempo restante, esse sim, é de sua plena escolha. No meu caso, eu escolho sempre fazer coisas que me estimulem a crescer de maneira pessoal, financeira, espiritual e intelectual. Sinceramente acredito que a única maneira de se tornar uma pessoa melhor na vida e mais satisfeita consigo mesma é quando você foca exclusivamente em se superar ao invés de focar na vida e na felicidade alheia. 

Eu sei que comparar-se com os outros é absolutamente normal e intrínseco ao ser humano, mas esse não pode ser o foco principal da vida de alguém. E hoje em dia como vivemos imersos nessa vibe de rede social o que a gente mais faz é prestar atenção na vida do outro. O problema em si não é prestar atenção na vida do outro, mas sim esquecer de dar movimento à sua própria vida. Por isso, pegue o lápis e papel…#partiusonhar 


Como começar? 

Se você não tem o hábito de escrever e colocar metas para si mesma, saiba que isso não é algo tão simples ou relativamente fácil, porém sempre costumo dizer que nada que valha a pena na vida costuma ser fácil ou simples de se fazer…então não se desencoraje, apenas tenha isso em mente. Outra coisa, a sua primeira lista de metas provavelmente ficará uma droga, pois ela será uma primeira versão crua e inacabada. Você dará um prazo de uma semana para que ela "descanse" e para que sua mente pense sobre os primeiros alvos que você listou. E finalmente, você voltará em sua lista para editá-la, e então, finalizá-la. Dito isso, vamos ao passo-a-passo:

  1. Divida uma folha em quatro com uma caneta e escreva os temas: pessoal, espiritual, financeira e intelectual em cada quadrante. Essas seriam as áreas da sua vida onde você poderia tentar alcançar novos alvos em 2017.
  2. Depois pense em termos claros no que gostaria de alcançar. Nada de ser simplório ou vago, tipo: Eu gostaria de ter mais paz na vida, ou eu gostaria de emagrecer pela minha saúde….apesar de serem frases bonitinhas, elas são vagas e não servem para nada. Escreva em termos práticos: Vou meditar 20 minutos por dia para ser uma pessoa mais tranquila, ou quero emagrecer X quilos em X meses.
  3. Meu conselho é que você não liste mais do que 5 itens por quadrante, pois se você não é minimamente disciplinada, você provavelmente vai se atrapalhar. Assim que terminar a lista guarde-a por uma semana. Depois volte nela e a reescreva em frases pontuais, dessa vez no computador, se possível. Só para você ter uma idéia, olhe 08 das minhas 15 metas e sonhos para 2017 (se estiver muito pequeno para ler, abra a imagem em outra janela com um clique direito):

metas e sonhos para 2017

E depois? Como coloco a lista em ação? 

"Ter idéias é fácil, implementá-las não tanto assim" já dizia Guy Kawasaki. Depois de ter listado o que é importante para você e o que você gostaria de conseguir em 2017, é hora de pensar em implementação. Eu prometo lhe ajudar com isso, mas só na semana que vem (risos). Semana que vem publicarei a parte dois deste texto, e daí a sua lista já estará devidamente "descansada" de modo que você poderá traçar estratégias para alcançar suas metas. Enquanto isso, vou lhe mostrar 09 dos meus 15 alvos de 2016.

Recentemente fiz o balanço do ano, e como você pode ver, nem de longe alcançei todos os meus objetivos, no entanto, o importante é focar em conquistar nem que seja pelo menos 30% da sua lista logo no primeiro ano. Você verá que adotando esse prática de se impor alvos, você melhora a cada ano e consegue conquistar cada vez mais e mais em suas listas. Nesse sentido, sempre defendo a premissa que "um pequeno progresso ainda é melhor que nenhum progresso!"  

Sendo assim, quando olho para minha lista eu vejo que muitas coisas foram conquistadas em 2016, isso me deixa uma mulher mais feliz e realizada, e principalmente, motivada a me colocar e vencer novos obstáculos no próximo ano!

metas e sonhos para 2017

Seriedade das metas e sonhos para 2017 

Algumas pessoas podem olhar essas metas e pensar que elas são relativamente fáceis enquanto outras pessoas podem achá-las difíceis. Assim como alguns vão jugá-las fúteis e outras pesssoas as acharão interessantes. Isso não importa! Estas são algumas das metas que me impus, pois elas são relevantes para que eu possa levar uma vida mais "organizada" e que me ajudará alcançar outras coisas maiores e mais relevantes na vida.

Como disse anteriormente, essas são metas que fazem sentido para mim!! Agora fica a pergunta: O que faz sentido para você? O que você precisa alcançar em sua vida para que ela "ande no conformes" e lhe faça feliz? – Quando você pensar sobre isso, os itens que surgirem em sua cabeça, com certeza serão os norteadores iniciais para que você possa encontrar as metas e sonhos para 2017 que serão relevantes para você! 

E para terminar, vou lhe deixar com duas coisas: Pense primeiramente naquela boa e velha música: "Então é Natal, e o que você fez?" – Espero que neste ano, você esteja satisfeita com os frutos que colheu. Caso você ainda sinta que poderia ter produzido e alcançado mais, lhe deixo então com frase:  "Faça algo HOJE para que o seu EU futuro no final de dezembro de 2017 te agradeça!" E por último, para compartilhar mais dessa vibe #motivação montei uma colagem com as algumas das minhas frases preferidas no Pinterest (ver perfil) e que uso para me nortear a ir em busca do que acredito: 

Metas e Sonhos para 2017

Então é isso! Espero que o texto tenha lhe injetado ânimo e ajudado a fazer a sua mente "pipocar" com idéias e projetos para 2017! Beijo grande e semana que vem a gente continua com nossa conversa! 

Gostou deste texto? Compartilhe-o em suas redes! yes

 

 

 

 

créditos de imagem: google images, flickr e arquivo pessoal

21 Comments

  1. Amanda, você não tem noção como seus textos me motivam. Obrigado por compartilhar, desde que eu descobri seu site, nunca mais parei de ler as coisas que você escreve.

    • Olá Fabienne! E você não sabe o quanto fico feliz em ler suas palavras!! Ganhei meu dia!! 😉

    • Hahahaha! Puxa que legal que o texto te ajudou a dar um empurrãozinho!! Bora correr atrás dos objetivos então! Bjos!

  2. Sempre postando texto animando as outras pessoas. É muito legal isso! Parabéns e todo sucesso para você 

    • Oie Thais! que bom saber disso! fico tão feliz quando os textos ajudam outras pessoas!! Beijo grande!

  3. Geralmente escolho metas muito vagas e acabo por não concretizá-las, vou tentar ser mais específico este ano. Muito boas as suas dicas. Obrigado.

    • Olá Paulo! Faça isso sim! eu também costumava ser vaga nas minhas metas e isso não me ajudava muito. Quanto mais específico você for, mais fácil será de mensurar quão perto ou longe você está de alcançar seus alvos! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *