21

Maquiagem Mineral: Menos Química, Mais Saúde!

 

Maquiagem Mineral

Dica Tríade da Semana #10: Maquiagem Mineral:

Adote-a! Por Uma Pele Mais Saudável!

A maquiagem nunca foi um item tão essencial à mulher como nos dias de hoje. Antigamente, fazia-se uma maquiagem “completa” apenas em ocasiões especiais ou em eventos no quais os trajes utilizados pediam um make também. Hoje, em contrapartida, o vasto número de tutoriais de maquiagem que se vê no YouTube e o infinito número de resenhas de produtos de maquiagem que “pipocam” na Internet, deixam claro que a mulherada não só utiliza muito mais maquiagem nos dias atuais, mas que também possuem acesso a uma gama cada vez maior de produtos e marcas.

Makeup project [ 5 / 7 ]

No entanto, apesar dessa aparente infinidade de escolhas, precisamos ter muito cuidado ao selecionar os “melhores” produtos e marcas, já que nem sempre os “melhores” produtos são, em termos de saúde, os melhores produtos para a nossa pele. Além disso, apesar da grande tecnologia existente no mercado, as maquiagens convencionais ainda possuem compostos químicos em suas fórmulas, os quais ao longo do tempo vão literalmente "detonar" nossa pele dado o uso contínuo fazemos da maquiagem. Por isso, para aquelas que NÃO VIVEM sem make e a utilizam diariamente, talvez a pegada agora seja investir um pouco mais na maquiagem mineral. Por isso, divido com vocês as dicas essenciais para aquelas que querem usar maquiagem sim, mas desejam preservar sua pele também.

 


DICA #1: Evite Comprar Maquiagem Que Não Contenha Informações Acerca de Sua Composição

 

Mesmo que você não entenda nada sobre os componentes químicos prejudiciais a sua saúde, maquiagens que não possuem a descrição de sua composição são, no mínimo, de se ficar com o pé atrás. Não importa se você está comprando a maquiagem da Dior ou a paleta de sombras chinesa de 775 cores; é necessário que exista um rótulo com a descrição dos compostos presentes na fórmula. Além disso, opte por maquiagens que contenham algum selo de qualidade ou referência na  ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Caso você não encontre essas informações na caixa da maquiagem, esteja preparado para encontrar TODO e qualquer tipo de porcaria em sua fórmula. Infelizmente, essa é a verdade!

 


DICA #2: Veja os  Nomes dos Compostos Vilões Para a Sua Pele

 

Você não precisa ter sido a melhor aluna de química orgânica na escola para saber os nomes dos compostos que fazem mal a sua pele. Eu não era, mas aprendi com algumas amigas que fizeram faculdade de Química quais eram os compostos que eu deveria ficar atenta e evitar. Infelizmente, a maioria desses compostos estão presentes na maquiagem convencional. A make mineral, como o próprio nome já diz, utiliza compostos minerais em sua fórmula. Falarei sobre ela na próxima dica. Divido com vocês agora os nomes desses “maledetos”.

Maquiagem mineral

 

Preparadas? Peguem suas makes e gastem 1 minutinho para ler as fórmulas. Caso achem esses compostos…repensem suas escolhas! Sua pele agradece! A maioria desses compostos estão escritos em inglês. Poucas marcas tem a decência e a consideração de traduzi-los para a gente. La vai:

 

  • “Paraffinum liquidum”, “paraffin”, ou “mineral oil”, “petrolatum”. Derivados do petróleo – Esses compostos podem eventualmente obstruir seus poros, dificultar a hidratação da pele e podem ainda promover o envelhecimento precoce. Portanto, evite maquiagens de olho que contenham esse composto. A pele na região dos olhos é muito sensível e está propensa a envelhecer mais rapidamente que outras regiões do rosto.
  • “-paraben”. ParabenosVeja no rótulo tudo que termine com essa palavra. Ela é um sufixo e vai "grudada" ao nome de outros compostos. Existem alguns estudos que ligam esses compostos à sérios distúrbios endócrinos.
  • “Retinyl Palmitate”  Retinil PalmitatoEstudos mostram que quando expostos à luz ultravioleta (UVA e UVB), os compostos de retinol se quebram e podem produzir radicais livres tóxicos que tem o poder de danificar o nosso DNA e causar mutações genéticas. Só por Deus, não?
  • “Aluminium powder” “alumina”  Pó de alumínio – O alumínio é tido como uma possível neurotoxina, altamente perigosa para o nossos cérebros. Evite mesmo!

 

Há ainda outros nomes que eu ainda poderia socializar aqui, porém esses que citei são de longe os piores. Consultando uma especialista em cirurgia plástica e cosmiatria, Dra. Valeria Leal – CRM-SP: 100615 , ela explica que o uso de maquiagens de má qualidade ou procedência, e que contenham esses tipos de compostos em sua fórmula, podem ainda causar uma consequente acne reativa, manchas na pele por falta de um filtro solar confiável na composição e reações alérgicas diversas. Depois de tudo isso, vai arriscar?

 


Dica #3: Invista em Maquiagem Mineral

 

A linha mineral não é apenas uma modinha. Ela é uma opção definitivamente mais saudável para você e sua pele! Esse tipo de make tende a ser mais cara do que a convencional e sua aplicação é mais chatinha também. Além disso, ela não tem a variedade das 775 cores que as paletas chinesas tem e nem a fixação de cor que elas produzem. Eu sei de tudo isso! Porém, para aquelas que usam make todos os dias, a maquiagem mineral é definitivamente uma ótima opção.

maquiagem mineral

Daí, caso você não queira abandonar suas maquiagens antigas, você pode usá-las em dias alternados ou com menos frequência para dar descanso à sua pele. Indico três marcas que gosto bastante e que possuem a linha mineral para a área dos olhos. Clique nos nomes das marcas para ir até a loja virtual e ver opções de cores:

 

Mary Kay: Gosto muito de vários produtos, embora não goste da fixação e cor de todos os produtos que já comprei. Para uma make mais leve do dia-a-dia ela pode ser uma boa opção.

 

maquiagem mineral

 

Make B Mineral: É boa, porém precisa evoluir mais no quesito fixação. Não encontra-se tanta variedade ainda de cores, mas pode ser uma outra opção para o dia-a-dia.

 

 

 

Mineral Sombra do Contém 1g: Gosto bastante dos produtos do contém 1g. A linha mineral é boa se comparada com a do Boticário. O preço também vale se comparada ao custo-benefício. Apenas gostaria de ver mais opções de cores.

 

maquiagem mineral

 

Bare Minerals: Amo, amo, amo! É caro sim, infelizmente. Vejo essa marca como um investimento para a minha pele. A dica é ir comprando aos poucos e montando o arsenal. O resultado da make é ótimo também.

 

Bem, é isso! Espero que as dicas tenham ajudado vocês a aprenderem mais sobre esse tema de maquiagem e saúde. Assim você continua "arrasando" no make, mas mantendo a sua saúde e da sua pele. Aqui na Tríade da Beleza é assim! Seus cuidados e vaidade sempre vem acompanhados de + saúde!

Esse texto te ajudou? Curta e compartilhe! Ajude-me a ajudar outras pessoas! 🙂

 

#sejadobemvocetambém #triadedabeleza 

Beijo grande e até domingo!

Assinatura Amanda

 

 

 
 
 
 
NOTA: ESTE POST contém as opiniões e impressões pessoais de uma consumidora de maquiagem mineral. Em hipótese nenhuma, ela foi remunerada para elogiar ou criticar tais produtos. As informações contidas nesse post são de utilidade pública e tem o intuíto apenas de compartilhar informações com o público feminino que se interessa por este tipo de produto.
 
Créditos de Imagem:

https://www.flickr.com/photos/diva-bas/6640576063/

https://www.flickr.com/photos/pumpkincat210/3927323992/

Mary Kay, Boticario, Contém 1g e Bare Minerals

 

 

21 Comments

  1. Amandita sempre arrasa, e falou tudo, antigamente só se fazia uma maquiagem mais elaborada em grandes ocasiões, porém isso mudou este mercado da beleza está crescendo cada vez mais, mas temos mesmo que tomar muito cuidado….beijão

    • E nós mulheres precisamos meso tirar um tempinho e ler com calma os rótulos e fórmulas, caso contrário não saberemos a quantidade de porcarias que a gente está colocando diretamente na nossa pele, não é? Obrigado pela visita!! Beijo grande!!

  2. Das maquiagens minerais, já usei e tenho da Mary Kay e da make B. Se for olhar por esse lado, é complicado tbm, fiquei até assustada com algumas substância. Post mto informativo, arrasou.bjs

    • Oii Adriana, recentemente conversei com uma maquiadora profissional e ela leu meu artigo. ela disse que tem truques que podemos usar para poder aumentar a fixação da make mineral. Vou tentar convencê-la a fazer um guest post aqui. Beijos!!!

       

    • Olá Steh, realmente fazer a adaptação não é fácil, porém, utilizá-la de vez em quando já ajuda na manutenção da saúde da pele. Beijos!

    • Olá Bárbara, 

      Obrigado pela visita! Fico feliz que o texto tenha contribuido para você!!  Maquiagem mineral é definitivamente uma boa pedida quando queremos um produto mais sustentável para nossa pele. Beijos!!

  3. Cai aqui de paraquedas no seu blog mais estou amando, eu estou querendo criar um blog, gostaria que você se possível me desse umas dicas para começar.

    • Olá Judith! Que legal que seu paraquedas pousou aqui no site da Tríade da Beleza! Fico feliz que tenha gostado. O primeiro passo para criar um blog é conhecer um pouco mais sobre como montá-lo ou que tipo de informação, tema seu blog terá. Eu geralmente indico o site do Marcos Lemos http://www.ferramentasblog.com/sobre porque tudo que aprendi sobre blog, aprendi com ele! Beijo grande e boa sorte nesta empreitada!! 

       

  4. Adorei! não sabia que a maquiagem convencional podia me oferecer tantos riscos, irei mudar para a mineral agora!!

    • Olá Roseane! Fico feliz que o artigo tenha ajudado! Poucas pessoas sabem de fato sobre os efeitos de make de baixa qualidade ou da make convencional. Beijo grande e obrigado pela visita! 

  5. Muito bom artigo, muito esclarecedor, estou usando uma mineral, pois usava química tendo alguns problemas de manchas na pele, realmente se soubece dessas dicas antes teria sido menos doloroso, obrigada pelas dicas e sucesso! 

     

      

    • Olá Lucia! Fico feliz que o artigo tenha ajudado! Também acho importante a mulherada saber mais sobre o que realmente contém na make que usamos e considerarem a make mineral com mais carinho. Beijo grande e obrigado pela visita!!

  6. faz tempo que não vejo algo com essa qualidade, parabens pelos artigos, continue falando sobre esses assuntos, abraço

    • Olá Drica! Obrigado pelo comentário e pela visita! Fico muito feliz de saber que você gosta da qualidade dos artigos!! Ganhei meu dia! Bjos 😉

  7. Amanda Querida seus post foram feitos para mim 

    Eu como tenho a pele acneica consegui ver os resultados quando comecei a usar o pó mineral ,minha pele se transformou  e um pouco mas caro mas vale muito a pena !RSRSRS fui trocando as poucos todo minha maquiagem 

    beijos 

     

    • Olá Cristina! Fico feliz que goste dos posts e que eles a ajudem! Eu gosto bastante da linha mineral e vejo mta diferença quando uso a normal e a mineral no quesito oleosidade. Beijo grande

  8. Muito bons esclarecimentos. Só queria dizer que a quase maioria absoluta dos produtos Mary Kay tem parabenos na composição. Outro dia comprei uma sombra supostamente mineral que veio com parabeno. Parece que nos EUA a marca não usa mais parabeno nas sombras,mas ainda deve ter estoque velho no Brasil contaminado.

    • Chocada com seu comentário!!! Eu não sabia disso!! Muitoooo obrigado por compartilhar!! 🙂 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *