19

5 Tipos de Lanches Saudáveis para Fazer

Lanches Saudáveis & Dica Tríade

5 Tipos de Lanches Saudáveis para Fazer

lanches saudáveis

Lanches saudáveis e nutritivos devem fazer parte da rotina daqueles e daquelas que buscam ficar de bem com a balança. Além disso, geralmente é entre o almoço e o jantar que bate aquela fominha e vontade de "atacar" especialmente doces, salgadinhos e outros snacks relativamente calóricos. E é exatamente aí que que esse artigo pode te ajudar a driblar isso! 

Eu não sei vocês, mas eu aprendi ao longo do tempo identificar os alimentos que mais me "seduzem" nesse periodo do dia e adaptar as escolhas, preferindo lanches saudáveis aos calóricos, Obviamente não venço sempre essa vontade louca de comer um docinho ou um pão de queijo, mas consegui deixar essas escorregadas mais para os fins de semana. Quem me acompanha aqui sabe que hoje sou muito adepta da nutrição funcional (ver artigo) e realmente transformei meu corpo com ela (ver artigo) (ver fotos). Caso você também esteja procurando opções de lanches pré-treino, escrevi um outro artigo bem legal que vale a pena ler (ver artigo).

Portanto, irei socializar com vocês 5 tipos de opções de lanches saudáveis que aprendi com minha nutricionista. Mais uma vez sempre digo que isso não é um plano alimentar, e somente um nutricionista pode lhe prescrever isso. O que deixo aqui são dicas que sigo sendo sempre orientada por um profissional da área. Eis algumas idéias para aplacar a fome do fim de tarde. 


lanches saudáveis

1. Lanches Saudáveis: Frutas

É importante saber qual opção de fruta é melhor para nosso corpo no período da tarde. Se você não vai treinar na academia à tarde ou passa muito tempo sentado trabalhando nesse período do dia, seria melhor investir em frutas com pouco carboidrato ou baixo índice glicêmico, já que você não irá queimá-la tão rapidamente. Boas opções:  

1 ameixa vermelha  ou

8 morangos picados ou

1 kiwi ou 

8 uvas ou

1/2 avocado

lanches saudáveis

2. Lanches Saudáveis: Café da tarde

Eu não sei você, mas às vezes me bate uma vontade de comer um pãozinho e tomar um café no fim da tarde…e já que um pão francês fica fora de cogitação durante a semana, aprendi a trocá-lo por duas torradas integrais + 2 colheres de sopa de queijo cottage + 1 xícara de café. Obviamente não é um café da tarde com bolo ou pãozinho, mas nos dias que bate a vontade de algo quente essa receitinha ajuda, viu?

3. Lanches Saudáveis: Barrinha de Cereais

Amigos e amigas, muito cuidado com as famosas barrinhas de cereais. Algumas são verdadeiras bombas calóricas e pouco nutritivas de fato. Isso foi outra coisa que também aprendi com minha nutri. Hoje em dia uma das melhores marcas de barrinha para quem quer perder peso é a da marca BIO2 da linha 7 castanhas. O indíce glicêmico é mais baixo e contém bem menos carboidratos que as outras barrinhas convencionais. Minha favorita é a de cramberry e a de coco.  

4. Lanches Saudáveis: Iogurtes

Outra coisa que aprendi também foi a entender mais os rótulos de alimentos. Existem de fato poucos iogurtes no mercado que contenham mais proteína que carboidrato. Nesse sentido os melhores neste custo benefício são o Danio (tradicional) e o Yogurs (tradicional). Porém o Yorgus é muuuuito azedo, então não será todo mundo que irá gostar deste tipo de iogurte. Para falar a verdade eu só consigo tomar Yorgus com uma colherinha e whey chocolate e um pouquinho de stevia. Não dá, sem isso! Ele é muito azedo mesmo! O Danio tradicional não tem a mesma quantidade de proteina que o Yorgus mas é bem mais gostoso sendo uma opção bem legal de lanche. Eu tomo ele puro e adoro. Por causa da boa quantidade de proteina que eles tem você fica saciada por horas.  

danio-tradicional3

5. Lanches Saudáveis: Castanhas

Depois do iogurte, castanhas são uma outra excelente opção na hora de se aplacar a fome e de comer super alimentos. No ínício, eu não gostava muito de castanhas, então fui adotando as benditas aos poucos. Hoje não vivo sem! Outra coisa, por serem bastante calóricas, eduque sua cabeça a entender que não se pode comer um punhado delas, mas sim unidades contadinhas. Em geral, minha nutri me recomenda:

8 castanhas de cajú + 3 castanhas do Pará ou

3 nozes + 2 castanhas do Pará ou

6 amêndoas + 2 castanhas Pará ou

20gr. do mix  da Healthy Snack ou Remix Mãe Terra

Lanches Saudáveis: Como organizar o cardápio?

Para não enjoar o ideal é alternar essas opções a cada dois dias, ou seja seg/qua você come um tipo de lanche, ter/quin outro tipo e nos fins de semana escolhe outro tipo. Esse parece ser o caminho mais sensato para não se enjoar dos lanches e logo se jogar em um pacote de salgadinho ou bomba de chocolate. Variar é o segredo para também manter seu corpo com diferentes nutrientes e afastar o tédio da dieta. Portanto, espero que essas dicas lhe ajudem a criar um cardápio de lanches saudáveis e práticos para você levar para qualquer lugar!! Não vamos perder o foco, pois o verão já já está aí! 

Beijo enorme e até a próxima!

Assinatura Amanda

 

 

 

 

 

Créditos de imagem: google images & flicker

19 Comments

    • Olá Robert, apenas observe a info nutricional das barrinhas para que você sempre tenha certeza que não está consumindo uma bomba calórica com poucos nutrientes. Beijo grande!!

  1. Gata adorei o seu site! Sua história é show! Sempre te acompanho aqui e no insta. Artigo show de bola

  2. Amanda, realmente mudei minhas opções de lanche que levo para o trabalho desde que conheci seu site. Aliás já mudei um monte de coisa na minha vida desde que conheci o Tríade da Beleza. Parabéns pelo trabalho.  

  3. Adorei esse post! Eu sou suspeito pra falar. Acho que qualquer habito saudável é importante. E seu conteúdo foi muito oportuno!

    • Obrigado Rick! Fico feliz que tenha gostado! Que coincidência…o nome do meu marido tb é Rick rs. Beijos!

  4. Você me deu várias idéias para eu evitar de comer o lanche da empresa. Muito legal! vou tentar

  5. A alimentação influi em tudo no nosso corpo. Esse post é mais um incentivo para que eu mantenha meu regime de alimentação saudável que me propus a seguir nesse ano. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *