13

Frutas: Insira as 3 Cores na Dieta

Frutas & Dica Tríade # 38

Frutas: Veja como Inserir as Três Cores na Dieta  

frutas

As frutas são as estrelas da dica Tríade desta semana. Muitas mulheres adoram frutas, outras no entanto, só as comem por recomendação médica, e ainda temos aquelas que as odeiam e não as consomem de jeito algum. Independente do grupo que você esteja, inserir frutas em sua alimentação trará inúmeros benefícios a sua saúde. Por isso, #comafruta!

Isso porque as frutas basicamente fornecem vitaminas, minerais, fibras e poderosos antioxidantes que ajudam a regular e proteger nosso corpo. Entretanto, é importante variar os tipos de frutas que consumimos, assim como, aprender em que momento do dia inseri-las na dieta, uma vez que elas são fontes de carboidrato e se consumidas em excesso, podem fazer com que você ganhe peso, ao invés de perdê-lo. Essa sugestão de consumo que compartilharei com vocês é baseada no que tenho aprendido com minha nutricionista e visa inspirá-la a incorporar as três "cores" dos grupos das frutas: vermelhas, verdes e amarelas. 

Qual é o melhor período do dia para comê-las? 

Aprendi com minha nutricionista que quando, se deseja perder peso, as frutas são excelentes opções para o café da manhã antes da academia, para a sobremesa do almoço e para o lanchinho da tarde. Por serem fontes de carboidrato e conterem açúcar (frutose), o ideal é que sejam consumidas até o início da tarde para que "queima" aconteça ao longo do dia. Ou seja, nada de comer fruta às 9 da noite e ir dormir logo em seguida. Entendeu? 

O que cada grupo oferece? 

Ao dividir as frutas em  três grandes grupos: vermelhas, verdes e amarelas, fica mais fácil aprender sobre seus benefícios e planejar refeições com elas.

Como organizar um cardápio semanal para inserí-las? 

Eu criei um tipo de rodízio para conseguir comer uma fruta de cada grupo por dia. Dessa forma, consigo garantir os nutrientes que cada grupo diariamente e não enjoar. Basicamente insiro três porções de frutas ao dia em três refeições distintas. Como temos três cores e três refeições, esse é um exemplo de como faço:

Café da manhã: Grupo Amarelo 

Sobremesa Almoço: Grupo Verde

Lanche da Tarde: Grupo vermelho

Além disso, para evitar ficar repetindo a mesma fruta, crio uma tabelinha para o mês (semana-a-semana), onde preencho com a fruta que vou comer. Assim, fica fácil também na hora de comprar, e evita o desperdício. Geralmente repito a mesma fruta em grupos de dois dias por uma semana ex: seg/qua, ter/qui e sábado/ domingo. A cada semana troco as opções. Veja o exemplo de uma semana: 

frutas

Não tem jeito! Comer bem e com qualidade exige planejamento, esteja você de dieta ou não. Antes eu me planejava porque queria emagrecer, hoje (veja minha perda de peso) me planejo porque tenho prazer em escolher bem aquilo que vou comer. Para você que tem pouca ou nenhuma disciplina de planejamento alimentar, sugiro que comece pelas frutas. Você sentirá em pouco tempo a diferença em termos de saúde e bem-estar. E devagar, você conseguirá ir mudando as outras refeições também. Depois que testar, não deixe de nos contar o que achou. Além disso, caso você queira saber mais, fui colecionando no Pinterest idéias de receitas e informações sobre nutricição funcional. Se você quiser conhecer (clique aqui). 

Bem é isso!

Espero que tenham gostado! Semana que vem tem mais!! 

Se você gostou deste texto, curta ou compartilhe! yes

Assinatura Amanda

 

 

 

 

 

Nota: O presente texto não tem o caráter de prescritivo de dieta. Essa é a função de um nutricionista. O caráter do texto é de socializar e compartilhar idéias com mulheres que buscam por esse tipo de informação. Crédito de imagens: google images

.

13 Comments

  1. Eu amo frutas…. não vivo sem. O difícil pra mim é não exagerar nas porções. Ainda mais com minha filhinha por perto, acabo comendo junto com ela no dia a dia. Adorei as dicas de revezamento… vou testar!

    • Olá Ju, obrigado pelo relato!! Frutas são demais mesmo, a chave é saber o horário certo para comer! Beijos!!

    • Olá Ricardo! Muito obrigado pelo comentário! Fico muito feliz que as dicas tenham ajudado! Beijo enorme e sucesso sempre!!

  2. Eu gosto de frutas, mas nem sempre foi assim. Hoje minha alimentação é saudável.

    No inicio eu sempre comia a mesma coisa, e assim, acabava enjoando. Diversificando, ao poucos as frutas ganharam espaço na minha alimentação. Hoje, levo até para empresa para comer colo lanche.

    Adorei a matéria.

    • Olá Aline!! Fico feliz que tenha gostado do artigo. Espero que ele te ajude ainda mais a variar esse hábito que você já tem! Beijão!!

  3. Sempre soube que um cardápio colorido é a forma mais saudável de se seguir uma dieta, esse artigo só confirma o que sempre fiz e soube rsrs

    Parabéns pelo blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *