42

Escova Progressiva: Seu Guia Completo

Post #14 – Escova Progressiva

Escova Progressiva: Seu Guia Completo

Non-buzzed hot hair and faces!

A escova progressiva, tal como conhecemos hoje, é uma descendente direta da escova definitiva japonesa. Alguns relatos mostram que as primeiras escovas progressivas foram realizadas em meados de 2003, e desde então, já passaram por diversas formulações e reformulações. Junto com essas mudanças na fórmula e a grande variedade de produtos existentes no mercado, a escova progressiva acaba tendo diversos nomes, pois lidam e tratam diversas áreas da estética capilar.

 

 Por isso, o artigo de hoje lhe dará um guia dos principais tipos de escova progressiva existentes no mercado para que você saiba exatamente o que quer e o que precisa para deixar suas madeixas mais bonitas e fáceis de se lidar. Para isso, contei com a consultoria da top e expert cabeleireira e maquiadora profissional, Paula Custódio proprietária do salão Destak.

 


Escova Progressiva: Um Histórico Polêmico

Non-buzzed hot hair and faces!

Apesar da escova progressiva ter sofrido uma queda em sua reputação devido os possíveis efeitos nocivos do formol presente em sua fórmula, ela parece estar estar voltando a cultivar novos adeptos, os quais não conseguiram se adaptar com a escova progressiva sem formol.

 

Nesse sentido, a ANVISA, em detrimento do grande número de progressivas feitas em salões, regulamentou, para a nossa segurança, que os produtos utilizados para a escova progressiva não ultrapassem 0.2% de formol em sua fórmula. Por isso, atualmente é mais "seguro" fazer a escova progressiva do que há 5 ou 6 anos atrás. De qualquer maneira, sempre pergunte ao seu cabelereiro o tipo de produto utilizado e a concentração do produto. É seu direito saber essas informações.

 


Escova Progressiva: Diversos Nomes, Diversos Tipos  

 

Listei as 5 escovas progressivas mais populares atualmente, mas acredite, além dessas, existem muitas outras existentes no mercado. Dessa maneira, você conseguirá saber qual o tipo mais recomendado para o seu caso. Porém, vale sempre ressaltar: Evite fazer químicas deste tipo sozinha. Além de perigoso, você pode acabar careca! Consulte sempre um bom profissional para avaliar o melhor tipo de procedimento para o seu cabelo.

 

Non-buzzed hot hair and faces!

 

1. Escova Progressiva de Aminoácidos

O que contém: glutaraldeído e aminoácidos D-pantenol, e outros similares.  

Indicado para: hidratar os cabelos, alisar e tirar os frizz. Ela repõe os aminoácidos essenciais que dão vitalidade aos cabelos. Pessoas com cabelos ondulados tendem a gostar muito do efeito dessa escova progressiva. O efeito não é tão alisador, mantendo o balanço e movimento do cabelo.

Não indicado: para pessoas com hipersensibilidade ao produto.

Facilidades: Além de produzir o efeito liso, essa escova tem uma maior durabilidade do que a escova de chocolate, por exemplo.

Duração: dois a três meses.

 

2. Escova Progressiva de Chocolate

O que contém: extrato de cacau, ácidos graxos, queratina líquida, proteína da seda, cafeína, e (em alguns casos) formol.

Indicado para: dar maciez e reduzir o volume do cabelo. Dá brilho ao cabelo e elimina o frizz indesejado. Cabelos ressecados se beneficiam muito deste tipo de escova. Essa escova progressiva funciona mais como um tratamento de hidratação do que alisamento de fato.

Não indicado: para pessoas que desejam ter os efeitos de uma escova progressiva com efeito mais alisador. Há pessoas que relatam que a escova produziu mais oleosidade no couro cabeludo causando uma eventual seborréia.

Benefícios: ótimo tratamento para quem quer dar um bom “banho de brilho” no cabelo.

Duração: até dois meses.

 

3. Escova Progressiva Inteligente

O que contém: proteínas, minerais, formol, queratina líquida ou óxido acetamide.

Indicado para: ajudar na selagem dos fios, recuperar pontas duplas e a diminuir o efeito frizz.

Não Indicado: para pessoas com cabelos crespos e muito ondulados, pois os resultados podem não ser tão bons.

Benefícios: o cabelo pode ser lavado no mesmo dia.

Duração: de quatro a seis meses.

 

4. Escova Progressiva Marroquina

O que contém: óleo de cacau e/ ou argan do Marrocos, formol e em alguns casos argila branca

Indicado para: alisar os cabelos e hidratá-los profundamente. Cabelos cacheados e ondulados tendem a se adaptar bem com esse tipo de escova.  

Não indicado: pessoas com cabelos muito danificados ou muito sensibilizados devem ser avaliados primeiramente pelo profissional escolhido antes de se submeterem a este procedimento.

Benefícios: Além de produzir o efeito liso, essa escova tem uma maior durabilidade do que a escova de chocolate.

Duração: de três a cinco meses.

 

5. Escova Progressiva de Queratina

O que contém: queratina líquida, proteínas de seda e formol  

Indicado para: reduzir o volume dos cabelos e acabar com o efeito frizz. Cabelos ligeiramente crespos, cacheados e volumosos. Cabelos que tiveram uma perda substancial de queratina também se benefíciam desse processo.  

Não indicado: para pessoas com cabelos afro, pois o procedimento pode danificar demais os fios.

Facilidades: Além de produzir o efeito liso, essa escova tem uma maior durabilidade do que a escova de chocolate.

Duração: três a quatro meses.

 


Minha Experiência, Meu Trauma

 

Cabelo é algo sério para mim. Até 2012 nunca tinha conseguido ter cabelos longos e saudáveis. Eles quebravam e ficavam muito danificados. Além disso, meus cabelos são levemente ondulados, porém ao lavá-los eu preciso secá-los, caso contrário, parecerei o Rei Leão. Por isso, em 2011, fui em um salão que prometeu fazer uma escova progressiva que iria melhorar a rebeldia do meu cabelo e ajudá-lo a crescer. Como toda mulher esperançosa de ter um cabelo lindo, acreditei no que me foi vendido e fui muito enganada. O resultado você pode ver na foto da época (2011):

 

escova progressiva

Cabelos com pontas retas, sem balanço, raíz mal feita e cabelo com aspecto de alisado.

Chocante! cryingcrying

 

Imagine ficar com o seu cabelo deste jeito por quase um ano e ao final dele ainda ter que cortá-lo chanel e escurecê-lo para ver se ele melhorava. Foi exatamente isso o que aconteceu comigo. Por isso, quando conheci minha atual cabeleireira eu estava mega arredia, pois já tinha passado por diversos salões e a situação do meu cabelo só piorava. Olha eu aí no início de 2012. Um caco!

 

Foi então que em maio de 2012 encontrei uma profissional, Paula Custódio, que além de “adotar”  meu cabelo teve a paciência de me ensinar a cuidá-lo fora do salão. Minhas maiores queixas eram o volume, as pontas que não tinham balanço, a raíz que ficava com aquele aspecto de alisado, e principalmente o fato de que ele não conseguia crescer saudável. Além é claro, do sonho de ser loira que permanecia em segredo dentro do meu coração. heart

 

Graças à Deus, minha história tem final feliz, mas demorou um pouquinho. Quase três anos na realidade!!! Depois de três anos cuidando com a mesma profissional, tratando e fazendo a progressiva que ela escolhe para o meu cabelo, hoje vivo mais feliz e realizada com as madeixas. Olha eu aí em fevereiro/2015:

 

escova progressiva

 

Com muita paciência e dois anos de cuidados, finalmente já em 2014 consegui deixá-lo bonito, longo e saudável. Hoje as pessoas tem a falsa sensação que eu passo o dia no salão, quando na verdade eu apenas visito minha cabeleireira uma vez na semana. Basicamente o segredo deste sucesso foi:

 

  1. Fazer uma escova progressiva adequada ao meu tipo de cabelo (escolhida por uma profissional e não por mim). Atualmente a faço duas vezes por ano.
  2. Fazer luzes duas vezes ao ano também. Porém, com a técnica utilizada pela minha cabeleireira, meu cabelo não fica com aquele aspecto de "raízes para retocar".
  3. Me comprometo em hidratá-lo em casa 1x por semana com produtos de qualidade (Veja minha lista). E hidratá-lo no salão 1x por mês.
  4. Não dou meu cabelo para ninguém cuidar sem ser minha cabeleireira. Não é pelo trauma vivido, mas sim pela fidelidade e confiança de se estar em boas mãos.

 

 

Mais uma fotinho que mostra a minha imensa felicidade. (Maio/2015)

 

Acho que virei tipo o Sílvio Santos que só corta o cabelo com a mesma pessoa, pois sou do tipo de pessoa que não mexe em time que está ganhando. Afinal, nosso cabelo, assim como sorriso, compõe a moldura do nosso rosto, por isso, não dá para ficar experimentando demais e fazendo esse tipo de procedimentos com qualquer um. #ficaadica.

 

Espero que minha história e essas informações te ajudem a conquistar um cabelo cada vez mais bonito e saudável! wink

 

Um beijo grande e até quarta!

 

Esse texto te ajudou? Curta e compartilhe! Ajude-me a ajudar outras pessoas! yes

#sejadobemvocetambém  #triadedabeleza

Assinatura-real

 

 

 

 

 

 

 

Créditos de imagens:

https://www.flickr.com/photos/115770969@N03/14804535712/in/photostream/

https://www.flickr.com/photos/115770969@N03/14618164930/

https://www.flickr.com/photos/115770969@N03/14804522312/in/photostream/

O restante das imagens pertencem ao meu arquivo pessoal

42 Comments

  1. Amandita amei o post, e é tão bom quando achamos alguém que confiamos né? Faz 7 anos que meu cabelo pertence ao um único profissional, sempre passava de mão de mão, mas depois que encontrei ele, confio plenamente…..Hoje é dia de dar um tapa no Hair hahahaha Bjusssss

    • Confiança é tudo né Raquel! Concordo com você! Também não largo a minha por nada! Beijos! Fico feliz que gostou!!

      • Olá, Amanda! Amei a sua história e é basicamente o que eu passo no dia a dia, tenho progressiva no cabelo, e ele fica horrível, toda vez que prendo, faço um rabo de cavalo ou um simples coque, ele não volta mais ao normal, fica marcado e duro! Isso me deixa muito arrasada! Pois o simples fato de prende-lo faz com que o cabelo "paralise" acaba o movimento e parece um ninho! Se vc puder me da algumas dicas ou me enviar por email o telefone ou email o contato da sua cabeleireira eu agradeço! Beijos e obrigada por sua historia ser compartilhada, da um pouquinho a mais de esperança!

        • Olá Letícia! Obrigado pela visita!  Fico feliz que gostou do artigo! Eu recomendo minha cabelereira de olhos fechados! Ela é excelente!! Vou passar o link dela do Facebook e daí você pode mandar um inbox e falar diretamente com ela. O nome dela é Paula.  https://www.facebook.com/destak.salaofeminino 

          Beijo grande!!

  2. A falta de encontrar um bom profissional fez com que eu abandonasse todos. Haha! Parei de tingir e parei com a escova progressiva, porque cheguei à conclusão de que os meus fios de cabelo são finos demais pra aguentar essas químicas. Pelo menos já sinto o meu cabelo com bem mais volume e mais saudável. Mas adoraria poder fazer progressiva e ficar com o cabelo lisérrimo sempre. Bom, atualmente as minhas madeixas estão, como vc disse, "um caco". Haha! Eu espero daqui a uns 2 anos poder também postar uma foto bem bonita e também poder dizer que venci. Parabéns pelo cabelão! =) www.meupecadopredileto.com.br

    • Olá Rafa! você não sabe a vergonha que dá em postar umas fotos "trash" como as que eu postei. Mas não tem jeito. É só assim que consigo mostrar as pessoas que escolher o profissional certo e cuidar da maneira correta que fazem a diferença quando se trata de cabelo. Obrigado pela visitas querida!! 

    • Olá Daiane! Obrigado pela visita! Segundo minha cabelereira, a escova que foi feita em meu cabelo é "Escova Térmica Cadiveu". Espero ter ajudado. Beijo grande!!

    • Olá Daniel! Minha cabelereira é da grande São Paulo. Ela tem um salão em Osasco. Beijo grande!

  3. Ola, Amanda! Td bem? Descobri seu blog hj pesquisando progressiva! To querendo fazer, já fiz algumas vezes e me arrependi e sou meio receosa de fazer com qq profissional tb, adorei seu resultado e evolução e gostaria q se pudesse me passasse o contato da sua Cabelereira, por favor!

    obrigada!

    bjs

  4. Olá ,Amanda!

    Obrigada! Já a adicionei! 

    Vou visitar sempre seu blog agora, adorei!

    Estou me formando em Estética e em breve pretendo ter meu blog com dicas de cuidados faciais e corporais!

    bjsss

    • Olá Renata!! fico feliz que tenha conseguido falar com a Paula! E fico feliz que tenha gostado do meu conteúdo também. Acredito que com seus conhecimentos em estética seu blog será muitooo visitado mesmo!!! Eu provavelmente serei uma!! Beijo grande!!

  5. Olá, adorei o post! 

    Andei dando uma pesquisada sobre a escova e achei 2 resultados, a " escova plástica dos fios" da cadiveu e a " selagem térmica " da cadiveu. Qual seria a que você usa???

    • Olá Larissa! Obrigado pela visita! Segundo minha cabelereira, a escova que foi feita em meu cabelo é "Escova Térmica Cadiveu". Espero ter ajudado. Beijo grande!! 

  6. Oi meu anjo.  Gostaria de saber se nas fotos que está loira e após a progressiva da Cadiveu no dia a dia se vc faz chapinha ou escova? 

    • Olá Raquel!!

      No dia a dia eu não faço NEM escova e NEM chapinha. Aliás tenho HORROR a chapinha. É uma questão pessoal. No entanto, uma vez por semana, às sextas-feiras vou até o salão e minha cabeleireira faz escova no meu cabelo, para que esteja mais "arrumada"no fds. Nos outros dias da semana, eu vivo só da lavagem e deixo secar ao natural. Beijo grande!!

       

  7. Oi Amanda, acabei de fazer luzes e progressiva, e vim para a internet pesquisar bons produtos para o meu cabelo. Achei seu blog e amei as dicas. Meu cabelo também é levemente ondulado e tem muito frizz, por isso sou escrava do secador, lavo todos os dias e escovo pelo menos a franja. Quando deixo secar ao natural, meu cabelo fica com um ar desleixado, bagunçado, com muito frizz, parece que saí sem pentear o cabelo. Que tal escrever umas dicas de como deixar o cabelo secar naturalmente e com um bom aspecto?

    • Olá Viviane! Obrigado pela visita e pelo comentário. Hmmm…tentar deixar o cabelo secar ao natural com um bom aspecto…é me sonho, mas ele não fica tãooo bom. Com a progressiva que cabelereira faz até consigo deixar ele ok para sair na rua depois de lavar rs, mas sempre tive tendência do cabelo armar, mesmo antes das luzes no cabelo. 🙁 Os produtos que indicam já melhoraram muitoooo isso, mas nada substitui o efeito escovado, né? Beijo grande!!  

    • Olá Carol! Obrigado pelo elogio e pelo comentário!! Assim fico sem graça 🙂 Meu cabelo é ondulado, não chega a cachear. A raiz é lisa, mas ele vai crescendo e ondula. Por isso que preciso da progresiva rsrs. Beijo grande!!

  8. Olá Amanda, amei os resultados! Vi que o salão fica em Osasco, você poderia me passar o nome do salão?

    • Olá Maria! Fica sim. O endereço exato eu não sei. Eu sei ir, mas não sei o nome da rua 🙁 . De qq maneira vou deixar o link do salão e da dona, a Paula que é quem cuida do meu cabelo. https://www.facebook.com/destak.salaofeminino Converse com ela e expliquei o seu caso! Beijo grande e espero ter ajudado! 😉 Depois me conte o que achou!!

  9. Olá, parabéns pelo post ficou divino, vc poderia nos passar o telefone do salão ou o nome do salão ou o endereço do salão? por favor, não tenho facebok e essa seria a única maneira de poder falar com a Dona Paula. Obrigada desde já.

    • Olá Lu, vou te passar o telefone dela e vc conversa com ela. 11 97991 1266. Beijo grande!!

    • Olá Andreia!

      Eu não conheço esse shampoo mas acho seu conteúdo válido porque muitas mulheres buscam exatamente soluções alternativas ao formol! Com certeza ajudará muitas mulheres. Beijo grande e sucesso querida!!

  10. Uau..preciso encontrar uma cabeleireira dessas urgente 😀 Amei o seu post..muito bom mesmo! Bju e felicidades!

    • Olá Amanda! A Paula é demais!! Não troco ela por nada!! Veja minhas fotos no insta e olhe o cabelo…o bichinho cresce lindo e saudável mesmo com toda as luzes rs. Milagreee! Beijos!!

    • Olá Daniela!! Obrigado!! Fico feliz que goste!! Eu mantenho o site com muito trabalho e carinho!! Fiquei muito feliz!! 😉

  11. Ola querida. Eu moro em Londres. Vc sabe se existe algum site que possibilite que eu compre online este produto para me entregarem aqui em UK?

    E outra .. meu cabelo não cresce…. Tem alguma dica boa? Eu  comecei a tomar colageno hidrolisado pra ver se ajuda

    Seu blog é excelente.

    Abracos!

    Claudia Vieira

    • Olá Claudia!

      Obrigado pelo elogio!! Em geral sites de produtos de beleza entregam em casa. Eu não conheço nenhum ai de Londres mas sei que tem, porque tenho amigas que moram fora do Brasil e compram assim. Para o crescimento de cabelo eu indico Pantogar. Só acho que você precisaria ver com seu médico se você pode suplementar com ele, pois eu tive alergia a primeira vez que tmei. Beijos!!

  12. Nossa que legal… pior que agendei hj botox matizador da portier… rsrs

    Vc ja ouviu falar se presta?? Será que sua cabeleireira ja usou??

    • Olá Mafalda! química é quimica…não tem jeito. Eu não tenho propriedade para falar sobre possíveis contra-indicações. Acho que um dermato consegue te pontual melhor os riscos! Beijo grande querida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *