6

Diário Alimentar Boa Forma

Dica Tríade da Semana #8: Diário Alimentar Boa Forma

Diário Alimentar: Uma Ferramenta Para Emagrecer

 

diário-boa-forma

 

O diário alimentar Boa Forma está sobre os holofotes na dica Tríade dessa semana. Esse caderninho que lembra uma agenda de menina é mais uma ferramenta que estou socializando com as mulheres que, assim como eu, precisam perder peso U-R-G-E-N-T-E-M-E-N-T-E.

 

É isso mesmo! Um diário para perder peso!

 

 


 

 

A Ciência Por Detrás Do Diário Alimentar

 

Pesquisas científicas relacionadas a perda de peso comprovam que indivíduos que mantém um diário alimentar tendem a perder mais peso ao longo do tempo do que aqueles que não o utilizam. Só para ter uma idéia, O Journal of the American Dietetic Association, conduziu um estudo com 120 mulheres, todas consideradas acima do peso, e comprovaram que o uso do diário alimentar favoreceu TODAS as mulheres que o utilizaram. Há ainda outros estudos que mostram que quem anota chega a reduzir em até 50% as calorias diárias ingeridas. CINQUENTA por cento! Dá pra acreditar? E a gente aqui engordando horrores por causa dos fins de semana, feriados, festas e outros convites à comilança. É mulherada…o lance agora é anotar!

 

 

escrevendo as receitas..

 

Anotar: Um Hábito Que Não Temos

 

O que dificulta o uso do diário alimentar enquanto ferramenta para o emagrecimento é que a grande maioria da pessoas simplesmente não tem o hábito de anotar o que elas comem. Isso porque esse hábito não existia entre nossos pais e avós, e portanto, ninguém nos dias de hoje faz isso de maneira automática.

 

Pense no hábito de aplicar protetor solar. Há uns 30 ou 40 anos atrás, a grande maioria das pessoas também não aplicava protetor simplesmente porque esse produto não fazia parte de sua rotina diária. Com o passar dos anos, e com os problemas causados pela exposição exagerada ao sol, as pessoas foram ao longo das décadas incorporando esse hábito a suas rotinas.

 

Portanto, o hábito de manter um diário alimentar é relativamente novo na modernidade. E esse hábito nasceu basicamente porque o número de pessoas com sobrepeso no planeta aumenta a cada dia, pois a oferta de comida é alta e o estímulo ao exercicio é baixo ou inexistente. Ou seja, comemos mais e nos exercitamos menos. Dessa forma, manter um diário alimentar acaba sendo um aliado para que nós consigamos nos manter no controle de nosso processo de emagrecimento.

 


Como Usar o Diário Alimentar

 

O principio por detrás do diário alimentar é basicamente fazer com que o indivíduo ganhe CONSCIÊNCIA de TUDO o que come, tudo o que bebe e quantidade de exercício que faz a cada dia. A cada semana o dono do diário compara o peso atual com o da semana anterior e avalia de que maneira alcançou metas estabelecidas. A cada nova semana o indivíduo pode estabelecer novas metas e acompanhar os progressos efetuados.

 

escrevendo

 

Achei Tudo Isso O Máximo… Mas Não Tenho Disciplina Para Anotar

 

Quem me conhece, costuma dizer que sou extremamente disciplinada e metódica. Porém, claramente eu não possuo essa habilidade no que tange o MEU emagrecimento, senão eu não estaria aqui tentando emagrecer as duras penas. Inclusive, esse site que você está agora, só nasceu desse problema que tenho. Pensei que se eu criasse o site, eu automaticamente me forçaria a "tomar jeito na vida" e emagrecer de vez.

 

Portanto, a maioria das pessoas não tem esse impulso natural de usar um diário alimentar. Você não é a unica, e não está sozinha nessa. Mas uma coisa é fato, se queremos emagrecer, precisamos estar abertas a novas tentativas. Além do mais, se pesquisas científicas provaram que o uso do bendito do diário funciona, porque não pegamos carona nessa tendência e nos ajudamos de uma vez por todas? #ficaadica

 


O Diário Boa Forma: O Que Eu Realmente Acho do Produto

 

 

diário alimentarMaterial: Como você pode ver, o diário alimentar lembra uma agenda. Não é grande, então cabe dentro da  bolsa. O material, tanto a capa (dura) como as folhas são de qualidade. O design é feminino e bonito.

Conteúdo: As primeiras páginas do diário contém muita informação. Tem um calendário, hormonal, menstrual, um local para que você coloque sua foto ao começar o programa, uma página para anotar suas medidas mês a mês, calorias de vários alimentos e exercícios entre outras coisinhas mais.

Espaço para Anotações: No geral, o espaço é bom para a escrita. Apenas acho que tem muitos campos a serem preenchidos e na correria do dia-a-dia acabo esquecendo de preencher tudo. Para cada dia do programa existem duas páginas a serem preenchidas. Veja nas duas próximas imagens:

diário alimentarQuanto Tempo Ele Dura? O diário é feito para durar 3 meses ou 12 semanas. Durante estas 12 semanas conseguimos efetuar a perda de peso e monitorá-la para que ele não volte. No final do programa haverá uma folha para que você cole uma foto sua após vivenciar todo esse processo.

 

Custo vs Benefício: A última vez que comprei o diário, o comprei na Saraiva e paguei por volta de R$ 25. Como o diário dura 3 meses, isso lhe daria o custo de aproximadamente R$ 0,27 por dia para monitorar seu peso por três meses. Eu não sei você, mas eu acho que valeu a pena.

diário alimentar

Alerta: O único problema que tive de verdade foi conseguir encontrar o dito cujo para comprar. Como esgota rápido esse caderninho, acabei comprando pra estocar.
 
Nota: 9.0 Eu realmente gosto muito do diário e minha única crítica como eu disse, é ele que tem muita coisa pra prencher a cada dia e muitas vezes acaba-se não dando tempo de escrever tudo.

 

 

 


Outras possibilidades

Tá, você não quer gastar dinheiro comprando um diário, pois prefere o livro do Jardim Secreto. Eu entendo, juro! Quero comprar um também. 🙂 Então, se não dá para comprar, pegue um bloco de notas, caderno antigo, agenda no ano anterior, uma cadernetinha que seja… e anote. Faça a experiência e se surpreenda de ver o resultado.

 

E aí, depois de tudo que eu te contei, você vai passar anotar o que come e usar essa ferramenta do bem pra te impulsionar a perder peso? Te desafio a anotar por uma semana. Marque os resultados e depois divida conosco.

Esse texto te ajudou? Curta e compartilhe! Ajude-me a ajudar outras pessoas! 🙂

#sejadobemvocetambém  #triadedabeleza #emagrecacomsaude

 

 

 

Beijo grande e até domingo!

Assinatura Amanda

 

 

 

 

 

 

 

NOTA: ESTE POST contém as opiniões e impressões pessoais de uma consumidora do Diário Boa Forma. Em hipótese nenhuma, ela foi remunerada para elogiar ou criticar tal produto. As informações contidas nesse post são de utilidade pública e tem o intuíto apenas de compartilhar informações com o público feminino que se interessa por este tipo de produto.

6 Comments

  1. Nossa, Amanda, excelente ideia. Diário para perder peso. Acho que ele nos ajudará a "não querer anotar" nossos erros, então vamos querer acertar, rsrs. Obrigada por compartilhar.

    • Olá Sheila! Hoje em dia eu meio que customizei um diário alimentar, mas o principio é o mesmo..anotar pra não exagerar. Beijo grande e obrigado pela visita!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *