4

Definir a Barriga é Possível para Qualquer Um!

Definir a Barriga é Possível para Qualquer Um!

definir a barriga

Definir a barriga contando apenas com abdominais não é só inefetivo mas também ultrapassado. Hoje em dia a fisiologia do exercício prescreve um caminho diferente para conseguir definir a barriga e secar qualquer gordurinha indesejável. Por isso, nesse post eu vou dividir com vocês um pouco da minha trajetória nessa luta para secar a barriga e as gordurinhas que ficaram da época que eu estava com sobrepeso (ver post).

Tudo Começa no Cardio (Aeróbico)

Se você tem sobrepeso, você tem uma "camada" de gordura que literalmente cobre seus músculos e impede que eles sejam vistos. E o único jeito de se livrar dessa camada de gordura é abraçando uma rotina de exercício cardio PARA A VIDA. Se você não faz nenhum exercicio aeróbico, pense em adotar algum, caso seu objetivo seja mesmo definir a barriga e o corpo no geral. Depois disso:

  • Pratique algum exercicio aeróbico (bike, esteira, transport, etc) por pelo menos 30-40 min pelo menos 4x na semana. Menos que isso, você dificilmente irá definir. No meu caso, eu pratico atualmente exercício aeróbico 6x na semana pelo menos 40'. 
  • Compre um frequencímento pelo amor de Deus! Não dá para saber se seu corpo está queimando gordura ou se você apenas ACHA que está queimando sem monitorar sua frequência cardíaca (ver post). Existem modelos baratos! Não seja mão-de-vaca e invista em um! 

Esqueça os Abdominais 

Eu sou da época que era modinha falar que precisava fazer 1000 abdominais por dia para definir o abdômen. Pura besteira. Para definir a barriga é necessário combinar o exercício aeróbico com treino de resistência, vulgo musculação. Um programa de musculação irá trabalhar todos os seus grupos musculares, porém se seu foco é mesmo o abdômen, mais precisamente, definir a barriga, eu recomendaria investir nas pranchas. As pranchas abdominais foram uma das fórmulas mágicas que usei para definir a barriga, uma área que por sinal estava em caso crítico. Veja as fotos: 

definir a barriga

Minha trajetória para definir a barriga

Infelizmente você não conseguirá fazer todo tipo de prancha abdominal logo de cara. A menos que seu CORE (os músculos abdominais, da região lombar, pelve e quadril) já estejam bem fortalecidos, você provavelmente terá que começar com os exercícios mais básicos. No meu caso, minha avaliação física apontou que meu core era médio-fraco, então, tive que começar com os exercícios mais básicos de prancha. Comecei devagar fazendo apenas 30' segundos de prancha que gradualmente foram subindo para 35'', 40'', 45''…até chegar em 1 minuto e meio.

Eu basicamente comecei com a prancha frontal, seguindo para as pranchas laterais (direita-esquera) e finalizando com a ponte dorsal. Era uma tríade que eu fazia religiosamente. Depois de quase 6 meses investindo nessas pranchas, comecei a fazer as pranchas mais desafiadoras que são as que geralmente posto nos videos do mystories no Instagram (ver perfil). Mas a grande verdade é  que no início, eu fazia as pranchas por obrigação, pois queria conquistar um core fortalecido, mas depois que comecei a conseguir definir a barriga com eles, eu simplesmente me apaixonei!

A Tríade de Pranchas

Essas foram as pranchas que eu adotei na minha rotina inicial para fortalecer meu core para daí conseguir fazer os exercícios mais elaborados que faço hoje. Eles foram os primeiros que me ajudaram nesse processo de definir a barriga e o corpo.

definir a barriga

Quem me acompanha por aqui sabe que eu tenho um cuidado todo especial ao falar sobre dietas, suplementação e exercícios. Isso porque eu realmente levo muito a sério o impacto das coisas que falo para vocês. Por isso, sempre que vou abordar um assunto desse tipo me amparo em profissionais que confio para ter a certeza que vou poder agregar algo em sua vida.

O personal Eduardo Togniolo (CREF 104946-G/SP) é um desses experts que consulto sempre que preciso saber se estou no caminho certo da minha trajetória fitness e muito do que aprendi sobre esses exercícios, aprendi com ele. Portanto, lembre-se que essa foi a minha trajetória. Para que você inicie a sua, é necessário que você seja avaliada por um profissional que confia para que ele lhe prescreva os melhores exercícios que irão definir sua barriga e lhe ajudar a conquistar o corpo que você almeja! Beijos, fui! 😉

Esse texto te ajudou? Então, não deixe de compartilhar com amigos e me acompanhar no Instagram para ficar por dentro da minha rotina de vida!

 

 

 

créditos de imagem: arquivo pessoal e Pinterest

4 Comments

    • Obrigado Vilma! Prancha é maraaaa….comece a fazer e monitore como vai ficar seu abdômen depois de 1-2 meses

  1. Depois de ler seu artigo decidi buscar um profissional para me ajudar, antes achava que sabia o que estava fazendo, maior erro que cometi. Obrigado pelas informações.

    • Olá Luiza!! Que bom saber que o post ajudou nesse sentido!! Fico muito feliz!! Beijo grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *