14

Chia: Aprenda a Incorporá-la na Dieta

Chia: Dica Tríade da Semana  #17

Chia: Aprenda a Incorporá-la na Dieta

chia
A chia, ou semente de chia como alguns preferem chama-lá é a estrela da Dica Tríade da Semana. O próprio nome “chia” já não é mais uma novidade no mundo fitness nem para as pessoas que ainda insistem em se manter fora da onda da alimentação saudável.

 

Outra questão muito importante é que muitas pessoas apesar de saberem que “é bom” consumir as sementes de chia, poucas, de fato, entendem ou sabem os reais benefícios de consumi-la regularmente. Agregado a isso, ainda existe aquela comum falta de saber “onde” ou em qual receita incorporar essa sementinha do bem. Com isso, as pessoas acabam deixando de consumi-la, perdendo assim de desfrutar de todos os seus benefícios.

 

chia

 

Por isso, no final deste artigo colocarei um infográfico que eu mesmo fiz dando algumas idéias de como consumir 1 colher de sopa de chia ao dia com algum lanche ou refeição. Assim, você terá exemplos práticos de como utilizá-la e não haverá nenhum risco de esquecê-la dentro do armário.


De Onde Vem a Sementinha Milagrosa

A chia (Salvia hispanica L.) é classificada como uma planta herbácea da mesma família do linho e da sálvia. A chia que conhecemos é originária do México e foi muito utilizada pelo povo Asteca há muitos séculos atrás.

 

chia

5 Motivos para Consumir a Chia

A chia é queridinha dos nutricionistas e entusiastas da alimentação saudável porque ela contém pelo menos 10 excelentes nutrientes, dentre eles:

 

1. Ácidos graxos poli-insaturados essenciais tais como o ômega 3 = Combate a diabetes e obesidade.

2. Carboidratos considerados de baixo índice glicêmico = Menos elevação do açúcar no sangue

3. Ácido cafeíco e ácido clorogênico (poderosos antioxidantes) = Eles sequestram os radicais livres e combate o envelhecimento

4. Magnésio, zinco, cálcio e ferro = Eles ajudam a carregar oxigênio para a musculatura e regular o metabolismo energético entre outros benefícios

5. Vitamina B3 (niacina) vitamina B1 (tiamina) vitamina B2 (riboflavina) = Elas ajudam o nosso organismo a utilizar a glicose, os ácidos graxos e aminoácidos com eficiência em nosso corpo.


Como Consumir a Chia

A chia é uma semente bem versátil e sem muito sabor, por isso é relativamente fácil incorporá-la aos lanches e refeições. No entanto, é preciso enfatizar que somente um nutricionista (ver o artigo) poderá lhe orientar quanto os melhores usos da chia para o seu caso. Dito isso, eu deixo vocês com meu infográfico, apenas com uma ressalva. Optei por colocar a imagem do Danio, pois ele tem bem mais proteína que os outros iogurtes sendo uma excelente escolha como lanche de pós-treino.

 

Chia

 

Espero que vocês tenham gostado destas dicas e tenham, de fato, se atentado que o consumo dessa semente só trás benefícios a nossa saúde. Porém, se você consome a chia de outras maneiras, socialize com a gente. Assim aprenderemos a incorporá-la de outras formas também!

Esse texto te ensinou algo de bom? Então, curta ou compartilhe! yes

 

Ajude-me a alcançar outras pessoas!

#sejadobemvocetambém  #triadedabeleza #belezacomsaude

Beijo grande e até mais!

Assinatura-real

 

 

 

 

 

Créditos de Imagem

https://www.flickr.com/photos/gpeters/4811137185

https://www.flickr.com/photos/sweetonveg/5640955385/

https://www.flickr.com/photos/notahipster/4998594527/

https://www.flickr.com/photos/stone-soup/11301082764/

https://www.flickr.com/photos/graibeard/4177919957/

14 Comments

    • Olá Rachel! Obrigado pela visita! Com a rotina louca do dia a dia a gente esquece mesmo! É só planejar e colocar no cardápio de lanches! Beijo grande!

  1. Eu adorei o post. Muito legal o jeito que você escreve! continue com essa qualidade q seu blog vai looonge.

  2. Me ensinaram a consumir, colocando a semente em copo com água e ingerir 40 min antes da refeição.

    • Olá! Interessante essa dica…eu não conhecia. Na realidade ela deve ajudar a saciar mais rápido, já que no estômago ela expande. Beijo grande!

  3. Olha vou te falar uma coisa, essa sementinha ai é abençoada viu!? Eu tenho um sério problema de intestino preso. Depois que passei a consumir a CHIA, me ajudou muito, nem acreditei, as vezes chegava a ficar 1 semana sem ir ao banheiro depois que passei a utilizar, comecei ir pra ticamente todo o dia. Faço o uso da chia no café da manhã  e jantar. Bjssss

    • Olá Amanda! Legal que você tenha visto outros benefícios além dos que já sabemos que ela traz. Fico feliz que esteja te ajudando, Apenas lembre sempre de beber bastante água, pois ajuda ainda mais no trânsito intestinal. Beijo grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *