26

Casco de Cavalo: Aprecie com Moderação!

 

Casco de Cavalo: #15 Dica Tríade da Semana

Casco de Cavalo: Aprecie com Moderação

casco de cavalo

O casco de cavalo é um tipo de base-esmalte fortalecedora muito usado por mulheres que buscam resolver o comum problema das unhas fracas e quebradiças, por isso esse produto foi escolhido para estar em foco na nossa Dica Tríade da Semana. A vontade de ter unhas longas, fortes e saudáveis faz com que nós mulheres corramos atrás de tudo o que é dica a fim de alcançar mais esse ideal de beleza. Unhas longas e fortes ficam lindas pintadas e decoradas, por isso não medimos esforços para poder conseguir tirar aquela foto linda da unha pintada segurando o vidrinho de esmalte. Quem nunca…não é mesmo? O grande problema é, que na maioria das vezes, acreditamos na propaganda do produto tão cegamente que esquecemos de fuçar e pesquisar para realmente ver se o que o produto é o que promete.

Unhas

 

Eu era uma defensora apaixonada do casco de cavalo, porém, hoje nem tanto. A minha "decepção" com o produto aconteceu quando eu fui pesquisar acerca dos componentes da fórmula e descobri que as informações que eles descreviam no rótulo não eram inteiramente verdade. Isso mesmo! Te conto o porquê. Por sofrer de unhas fracas e moles igual a uma folha de papel, sempre contei muito com o casco de cavalo como meu forte aliado. Desde menina eu já conhecia acerca do produto e o utilizava. Antigamente, inclusive, o produto era conhecido por deixar as unhas "amarelas" de tão forte que era a composição.


Promessa do "Santo" Produto:

Colocarei o que a marca, Maru, fabricante do produto e da linha casco de cavalo veicula enquanto propaganda:

A Base Endurecedora tem a combinação do cálcio e do pantenol, que ajudam na recuperação das unhas ressecadas e desvitalizadas. Os componentes hidratantes recuperam a força e a umidade natural, suas unhas ficarão fortes e saudáveis. Seu uso é bem simples, basta passar sobre as unhas e se quiser pode passar o esmalte depois ou deixar o brilho natural da base. Sua coloração não fica nas unhas.

*DICA: Assim como toda a Linha Casco Cavalo essa Base não contém Tolueno nem Formaldeído.

Fonte: Informações do site

 

casco de cavalo

Até aí tudo bem. Sabemos que os fabricantes tendem a prometer mil e uma coisas. Nesse sentido, o que notei foi que o casco de cavalo realmente “fortaleceu” minhas unhas, pois elas de tempos em tempos escamam e ficam muito fracas. O que não gostei foi que o fabricante expressa que o casco de cavalo não contém formaldeído, tolueno e DBP, o que para quem não sabe, são três componetes químicos muito danosos para a nossa saúde.

 

De curiosa que sou, fui ler a fórmula no rótulo, que para a minha surpesa estava em inglês. No entanto, como os nomes são de origem latina foi relativamente fácil traduzi-los para o português e buscar mais informações desses componentes em nosso amigo Google. Daí, conclui baseado nas informações que coletei, que as aulas de química orgânica deviam ter um foco maior à ensinar as meninas mais sobre a composição dos cosméticos que tanto amamos e utilizamos. Acredito que elas seriam bem mais proveitosas, informativas e menos entediantes.

 


Composição do Casco de Cavalo

O rótulo deste produto fala que o casco de cavalo contém:

Butyl Acetate, Ethyl Acetate, Tributyl Citrate, Benzophenone, Nitrocellulose, Tosylamide, Epoxy Resin, Alcohol, Calcium Pantothenate, Pantenol.

Assim, como nos artigos que escrevi sobre a maquiagem mineral e maquiagem feita na China, listarei aqui o porquê esse componente que grifei em amarelo é ruim e meio que "contradiz" o que vem escrito no rótulo. Para isso, contei com a ajuda da minha querida amiga e blogueira (também doutoura em Química) Mayra Dancini. Infelizmente, é necessário saber que os esmaltes e bases para unhas contém compostos químicos que podem não nos fazer bem. A Anvisa regulamenta a quantidade desses compostos visando nossa saúde, mesmo assim, nunca é demais ficar antenada em assuntos que fazem bem para você e sua saúde:

 

Tosylamide (Tosilamida ou Tonsilamida). Este produto é uma resina liberadora de FORMOL, então ela irá liberar FORMOL gradativamente. Segundo Mayra Dancini, nossa química consultada, esse composto é um alergênico, ou seja, é um composto que causa possíveis alergias, de maneira que não deveria ser utilizado em um produto cujo o rótulo informa o consumidor a ausência do mesmo. Entretanto, vale dizer que sendo a Tosilamida bem menos agressiva se comparada ao tolueno, a Anvisa acaba permitindo que esse composto seja utilizado, porém, em quantidade bem pequenas (0.2%).

 

esmaltes

 

A grande maioria dos esmaltes e bases leva esse composto, pois ele é responsável por conferir aderência, brilho e durabilidade do esmalte. Além disso, a tosilamida age também como um agente conservante, prevenindo a proliferação de fungos e bactérias no cosmético. O não uso dessa substância irá diminuir a qualidade do produto e por sua vez elevará seu custo. De qualquer forma, se ele é tão necessário assim para a durabilidade e confiabilidade do cosmético, que o fabricante pelo menos ajuste seu rótulo, e informe aos consumidores o que, de fato, contém em sua fórmula, não é mesmo?

 


Aprecie com Moderação

 

Depois de entendermos o real porquê da indústria farmacêutica necessitar utilizar esses compostos para desenvolver muitos dos cosméticos que utilizamos, fica fácil concluir que é difícil, ou melhor impossível, tentar viver em uma sociedade moderna sem estar em contato com compostos químicos que eventualmente poderão nos causar algum mal. Sendo assim, a expressão: "Aprecie com moderação" fará um maior sentido aqui. Ou seja, eu que usava o casco de cavalo quase que toda semana, passarei a alterná-lo e também passarei a ficar mais atenta à composição dos esmaltes que uso.

 

unhas

 

Um dos motivos de nossas unhas ficarem fragilidadas é o fato de não as deixarmos sem esmaltes. Atualmente, a grande maioria das mulheres vai de um esmalte para outro sem deixar a unha "ao natural" para que ela possa também se recompor do uso excessivo do esmalte. Imagina então que era nesse momento, entre um esmalte e outro, que eu passava o casco de cavalo na crença de estar ajudando a minha unha, quando na realidade, eu estava apenas trocando um produto com um mesmo composto pelo outro. Daí é que veio minha sensação de estar sendo feita de consumidora idiota. Isso me chateou a tal ponto de me levar a escrever essa matéria a fim de compartilhar com outras mulheres essas pequenas surpresas.

 

No fim das contas, é opção de cada um utilizar ou não produtos mais agressivos para atingir um objetivo de beleza. Realmente a escolha é individual! Porém, essa escolha deve ser consciente e não mascarada ou induzida. Quando aceitamos comprar um produto sem formaldeído (formol), acreditamos que o fabricante está nos fornecendo algo sem este composto ou qualquer outro desta família funesta.

 

Portanto, comprar um produto deste e "descobrir" a verdade escondida por entre linhas é algo realmente frustante e perturbador. Por isso, sendo seguro ou não, o uso da Tosilamida, deve ser informado ao consumidor às claras, e não em rótulos escritos em outro idioma, mesmo sendo essa a normal padrão. Em uma era de consumidores com acesso infinito aos meios de comunicação e informação, acaba sendo um grande gafe pensar que não somos capazes de descobrir qualquer tipo de coisa que nos interessa. Talvez sejamos, de fato, mais consumistas do que foram nossos pais, porém estamos mil vezes mais antentadas. #ficaadica.

Beijo grande e até domingo!

Esse texto te ensinou algo de bom? Então, curta ou compartilhe! yes

Ajude-me a alcançar outras pessoas!

#sejadobemvocetambém  #triadedabeleza #belezacomsaude

Assinatura-real
 
 
 
 
 
 
 

Créditos de imagem

https://www.flickr.com/photos/jdhancock/7815114036/

https://www.flickr.com/photos/pixelden/5982950830/

https://www.flickr.com/photos/leleuzis/7043547591/

https://www.flickr.com/photos/leleuzis/7770373998/

O restante das imagens são do acervo da autora deste artigo.

NOTA: ESTE POST contém as opiniões e impressões pessoais de uma consumidora de casco de cavalo. Em hipótese nenhuma, ela foi remunerada para elogiar ou criticar tais produtos. As informações contidas nesse post são de utilidade pública e tem o intuíto apenas de compartilhar informações com o público feminino que se interessa por este tipo de produto.

26 Comments

  1. Sempre soube que devemos deixar nossa unha "respirar", mas não sabia que a formula do casco de cavalo era praticamente a mesma dos esmaltes comuns. Nunca fui de ficar usando esses fortalecedores pq minhas unhas são fortes, mas já usei algumas vezes sim…. e o pior, do jeito que vc falou…. usei pra dar "pausa" de uma esmalte pra outro.

    Confesso que quando compro, não leio a composição :/ o que é errado, né!? Se eu leio de shampoo, pq não ler dos esmaltes, não é!?

    Bem interessante esse post, Amandinha, arrasou!

    Super beijo

    • Olá Adriana, 

      Obrigado pela visita! Você disse uma grande verdade, se lemos os rótulo de shampoos e coisas que nos interessam porque não ler tudo que o que se trata de cosmético. Que bom que gostou!!

      Beijo grande,

       

  2. Oiii Amanda!!

    Adorei a matéria completa! Muito interessante mesmo essa questão da casca de cavalo! Eu usei muito pouco quando era mais nova quando tinha unhas mais frágeis, mas não suportava o cheiro, então acabava deixando pra lá! Sou péssima para usar essas coisas.. hehe

    De fato, muitas vezes não lemos as letrinhas pequenas do rótulo dos produtos que usamos, ou só lemos o que está em destaque. Daí quando acontece alguma reação fica mais difícil de descobrir de onde vem o problema. Apesar da tosilamida ser considerada mais segura em baixíssimas quantidades regulamentadas e uma alternativa que ofereça menores riscos comparados ao tolueno e ao formol livres na fórmula, ela pode ainda causar reações alérgicas em pessoas sensíveis a esta substância. Isso é uma questão complicada de se resolver (mas que não deveria ser), pois a indústria quer sempre diminuir seu custo, e portanto, aumentar o lucro… e ela sabe que se aumentar o valor do produto, as vendas vão cair muito. Também concordo com você que o rótulo deveria ser ajustado e ser mais informativo. Se a legislação diz que o produto pode conter até 0,2% de tosilamida, deveria ser feita uma ressalva no rótulo, alertando às pessoas que sabem que são sensíveis a este componente, que ainda correm o risco de desenvolver uma alergia. Acho que nesses casos, só o dermatologista deve orientar, pois dificilmente as empresas mudariam seus rótulos sem que haja de fato uma violação da legislação.  

    Nossa, falei demais já! hehe.. mas como eu te disse, eu adorooo esses assuntos, são muito legais de discutir!! hehe

    Beijoss e ótima semana!

    • Mayra,

      Além da super assistência que você me deu com a matéria, ainda te agradeço pela ajuda extra vinda do comentário. É isso mesmo que você disse. É preciso que apenas nós consumidores estejamos atentos a rótulos e informações. Se o fabricante opera dentro da legislação vigente, cabe a nós nos informarmos e pesquisarmos mais à respeito das coisas. Ninguém morre de aprender mais. 

      Beijo grande!

       

    • Olá Paloma! Obrigado pela visita! É triste mas você disse a pura verdade! Temos que ficar antenados!! Beijo grande!!

  3. Oi Amanda,adorei o Post super completo

    Já usei este produto e vi que minha unha ficou hidratada,mas não cresceu,kkkk

    realmente temos que testar,mas nem sempre os produtos faz é o que fala,né

    adoreiii,bjss

     

    • Olá Eliane! Obrigado pela visita! com certeza Eliane…nem sempre!! Beijo grande!

  4. Oi, Amanda.
    Gostei desse assunto, até porque sempre fui muito vaidosa com as minhas unhas por elas serem grandes. Interessante você falar das composições do Casco de Cavalo, pois usei um bom tempo e voltei a usar de umas semanas para cá. Ele de fato as fortalece, mas vale a dica de sermos cautelosas com os rótulos e termos sempre a preocupação com tudo o que consumimos. Bom trabalho! Beijo Grande, querida.

  5. Olá Luana! Obrigado pela visita!! Fico muito feliz que o artigo tenha a ajudado!! Sempre gosto de trazer informações de qualidade para a mulherada!! Beijo grande!!

  6. Meninas, tem alguma sugestão de marca que podemos usar sem se preocupar com estes compostos químicos??

    • Olá Poliana!! É difícil dizer porque outro dia estava conversando com a Mayra sobre isso e ela me falou que um prodtuo totalmente livre desses compostos químicos seria muito caro, então a industria acaba optando por fazer produtos assim. Mas se o produto obedecer as orientações e limites impostos pela Anvisa, acredito que podemos utilizar o cosmético com mais segurança. Beijo grande!! 

  7. Boa tarde! Comprei recentemente um desses produtos da Casco de Cavalo, um "vitalizante" (é um transparente, que vc passa na unha e ele seca, não fica que nem base). Confesso que só comprei pq me lembro remotamente de uma prima dizendo que estava usando para fortalecer as unhas, e parecia dar certo. Eu nunca tive unhas muito bonitas, pq as roía quando criança, mas agora que tento deixá-las bonitas, sempre me deparo com sua quebra. Eu me alimento muito bem, como todos os dias verdutas e frutas, a única coisa que ainda não faço é usar luvas para lidar com produtos de limpeza. Minha dúvida é: será que a composição desse vitalizante também é prejudicial à saúde? No rótulo a orinetação é de passar todos os dias (é o que tenho feito há 3 dias). Outra: será que o fato de eu ser professora e mexer com giz de lousa colabora para o enfraquecimento das unhas? Elas também têm aquelas ondulações, não sei o que faço pra uniformizá-las.

    O post é muito esclarecedor e lúcido, gostei bastante por focar na questão da saúde, e não simplesmente sair dando "dicas" que só prezam por essa estética padronizada que nos é imposta como a melhor. E fazem isso de maneira tão inescrupulosa, que são capazes de nos enganar, de por em risco nossa saúde, em nome de uma moda que dizem ser boa para poderem lucrar. Com certeza procurarei mais textos seus.

    Obrigada, e agradeço mais se puder responder às minhas perguntas!

     

    • Olá Jéssica!

      Vamos lá…Então, apesar do produto "dizer" que deve ser aplicado todos os dias, eu não sei se no meu caso eu o aplicaria. Eu gosto mesmo de deixar a unha "descansar". Tenho visto que ao fazer isso, elas tem se mostrado mais fortes que antes. Outra coisa, o giz com certeza é um inimigo da unha. Eu também sou profa. e  utilizei muito giz quando dava aulas em escolas. Hoje trabalho somente com aulas particulares e vejo a diferença. Quando mexia com giz minhas unhas e mãos ficavam muito ressecadas. A unha do indicador SEEEMPRE quebrava. Era um horror. Se puder, use uma luvinha de plástico, aquelas de cabelereiro, que ajuda bastante. 

      Fico feliz que goste dos texto. Eu realmente me preocupo em escrever artigos que me ajudem e que também possam ajudar outras mulheres. Não aceito tudo que me pedem para fazer publipost. Sempre seleciono bem. Acho que isso faz a diferença.

       

      Beijo grande querida e sucesso pra você! 

  8. Só um comentário, tem vez que eu fico meses sem nem passar base nas unhas, meses mesmo tipo 4 pra lá. E minhas unhas mesmo assim são quebradiças, então nem sempre a culpa disso é de não deixar as unhas respirarem.

    • Olá Rafaela! Obrigado pela vista e pelo comentário. Então, na realidade não deixar as unhas  "respirarem"é sim um fato que contribui para a que as unhas escamem e quebrem. Porém, se você tb não passa base nem nada, talvez possa estar com alguma vitamina faltando, pois sempre o corpo sinaliza nas unhas e cabelo. Beijos

  9. Muito boa sua matéria eu estava nessa vida de casco de cavalo toda semana e pra miha surpresa essa semana ela começou a escamar toda e ta horrível, fui pesquisar sobre e achei seu site, muito esclarecedor. Parabens!

    • Obrigado Ana Caroline! fico sempre muito feliz em saber que meus artigos ajudam outras mulheres! Beijos!!

  10. Olá Amanda, Comprei O Casco De Cavalo Hoje Por Que Minhas Unhas Sao Identicas A Um Papel Mas Nao Sabia Disso Tudo, Nao Irei Jogar Fora Pois O Preço Foi Um Pouquinho Salgado, Mas Eu Quero So Uma Dica: Uso Quantas Vezes Por Mês Ou Semanas? Agradeço Desde Já… Ah E Parabéns Pelo Texto❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *