78

Caminhada de 30 Minutos Pode Salvar Sua Vida

Post #13 – 30 Minutos de Caminhada Podem Salvar Sua Vida

      Caminhada: Um passo para uma vida mais saudável

A Brand New Day

A caminhada é a alternativa que muitas pessoas encontram para manter-se mais saudáveis. Algumas ainda preferem a caminhada ao ar livre e outras a esteira. De qualquer maneira, no mundo sedentário que vivemos atualmente, fazer apenas 30 minutos de caminhada todos os dias pode, ao longo do tempo, salvar sua vida. É isso mesmo!

 

Pessoas sedentárias tendem a não se atentar ao fato de que ser pouco ativo ou gostar demais de ficar no sofá, pode literalmente tirar alguns bons anos de sua vida. Por isso, junto com a pulseira fitness, considere também incluir a caminhada devargarzinho na sua rotina caso você esteja parado há algum tempo. Só antes um pequeno lembrete: Nunca inicie nenhuma prática de atividade física sem antes consultar seu médico.

 

Atualmente eu faço esteira todos os dias. Prefiro a esteira do que caminhada ao ar livre porque vou assistindo TV ou lendo as notícias no Ipad. Vejo que a caminhada ao ar livre é uma melhor opção quando se tem outras pessoas para interagir e conversar. De qualquer maneira, a atividade de caminhada é algo que gosto e acho prazeroso de fazer, por isso quis trazer a idéia aqui para a Tríade da Beleza e contagiar outras pessoas a considerarem essa prática também.


Sport UNE gym
 

Use a Caminhada Para Ficar Mais Bonita

 

Estudos mostram que fazer caminhada em velocidade moderada ajuda a eliminar até 4 quilos no mês e reduzir 1 número de manequim. Além disso, pesquisas recentes comprovam que a caminhada em ritmo moderado ajuda a perder a famosa “barriguinha” e a tonificar pernas.

 

Use a Caminhada Para Ficar Mais Saudável

 

Quando eu disse no título desse artigo que a caminhada poderia salvar sua vida, eu quis dizer EXATAMENTE isso. Após entrevistar um professor e personal trainer “fera” no assunto, ele me apontou diversos benefícios que a caminhada agregaria em minha vida caso a fizesse da maneira correta.

 

Para que possamos desfrutar dos benefícios da caminhada em nossas vidas, é necessário, além de escolher um bom equipamento de esteira e um par de tênis adequado, que se entenda que a caminhada considerada "atividade física" não é a caminhada de "shopping" que muitas pessoas fazem por aí. É necessário que se tenha pelo menos um esforço físico moderado para que o corpo possa responder ao estímulo da caminhada adequadamente.


Jogging during golden hour

 

Os 7 Maiores Benefícios da Caminhada

O professor e personal Eduardo Togniolo CREF 104946-G/SP nos dá em primeira mão os 7 melhores benefícios que fazem a caminhada de 30 minutos valerem a pena:

 

  1. Ela ajuda a reduzir a gordura corporal e nos protege contra doenças crônicas.
  2. Ela ajuda a diminuir a pressão arterial sanguinea.
  3. Ela ajuda aumentar o colesterol bom (HDL) e a diminuir o colesterol ruim (LDL).
  4. Ela ajuda a diminuir a quantidade de placas de gorduras prejudiciais a nossa saúde fazendo o sangue fluir melhor, ajudando a prevenir doenças tais como a Diabetes tipo 2.
  5. Ela ajuda a prevenir a osteoporose.
  6. Ela promove uma melhor qualidade de sono.
  7. Ela ativa a musculatura principalmente dos membros inferiores e musculatura abdominal.

 

Agora me diz: depois de aprender sobre todos esses benefícios, você vai continuar sentado e sedentário? Eu te aconselharia a dar uma chance para a caminhada! Recomeçe com você e dê o primeiro passo rumo uma vida mais saudável. wink

 

Vá caminhar! #vaiandar

 

Esse texto te ajudou? Curta e compartilhe! Ajude-me a ajudar outras pessoas! yes

#sejadobemvocetambém  #triadedabeleza

Assinatura Amanda

 

 

 
 
 
 
 

Créditos de imagens:
https://www.flickr.com/photos/draganbrankovic/16060468859/
https://www.flickr.com/photos/thomashawk/287666827/
https://www.flickr.com/photos/unephotos/6497104445/

78 Comments

  1. Incrível como é necessário pouco tempo de dedicação para sair do sedentarismo. Eu procuro correr 15 minutos e fazer musculação todos os dias. Mas agora, que está mais friozinho, estou com muita preguiça. Tento pelo menos dar a minha corridinha, e no dia que eu consigo me sinto muito melhor e mais bem disposta. Quando não faço nenhuma atividade física, mesmo que eu esteja cansada, me sinto mais fadigada ainda. Um beijo! http://www.meupecadopredileto.com.br

  2. Olá Rafaela,

    Obrigado pela visita!! Foi como você disse, não fazer nada nos deixa apenas mais cansados. E para sair do sedentarismo bastam apenas 30 minutos para começar. Espero que tenha gostado do texto! Beijo grande!!!

  3. Nossa adorei este Post

    Temos que fazer caminhada,isso faz toda a diferença.

    Todos deveria fazer,né

    eu faço pelo menos 30 minutos de esteira todos os dias,adoro.Bjss

     

    • Olá Eliane! Obrigado por comentar. Você faz esporte sozinha ou tem um professor para te acompanhar? Beijo grande e obrigado pela visita!!

  4. Bemmmmmm….
    Primeiramente gostaria de dizer que fiquei triste pois não tem nenhuma foto sua na academia, né!!! (Detalhe muito importante ao meu comentário).
    Segundo, sobre a sua pergunta eu realmente vou perder a minha preguiça e ir caminhar. Mas o problema é que as vezes com a correria do dia-a-dia eu até esqueço de caminhar, fico sentada no computador o tempo todo. Massss hoje eu caminheiiiiiii (uuuuuuuuuhuuuuuuuuuuuuu)

    Mas adorei saber de algumas coisas que você falou e que antes eu não sabia.

    Amiga, Um grande beijo para vc e estava com saudades de ler algo com conteúdo muitooo bom.

    • Olá Diana! Obrigado pela visita. Fico feliz que o artigo tenha ampliado seu conhecimento e até a estimulado a fazer uma caminhada. Beijo grande!!!

  5. Amanada,

     

    primveiramente, preciso lhe dizer que seu blog tá muito bem feito, com isso, quero dizer que: você acha posts de tudo por aqui! Sai da mesmisse, aborda coisas legais, dá dicas marotas 😀 

    Eu gostei muito.

     

    Sobre a caminhada, eu sempre gostei, de verdade, também acho que vale a pena chamar as amigas e vir todo mundo junto, colocar um tenis adequado.. e #VaiAndar! 

    😀

    Um beijo!

    • Olá Sofia,

      Obrigado pela visita! Fico feliz que tenha encontrado temas interessantes para ler! Beijo grande!! 

  6. Amanda querida,

    Lendo seu artigo posso sentir nas suas palavras que a caminhada mudou a sua vida. Sabe porque? Porque foi através dela que você iniciou a mudança de hábitos, você incorporou um dos muitos hábitos saudáveis que podem realmente salvar a vida das pessoas. Por isso falo como sua treinadora é amiga, você está cada dia mais trilhando um caminho de sucesso. Continue de mexendo, corpo parado "enferruja" e envelhece…. Beijos carinhosos 🙂

    • Obrigado Carol pela força e incentivo todos esses meses! A caminhada tem sido árdua, mas de mãos dadas com você as coisas se tornam mais fáceis. Beijos e obrigado pela força!

  7. Oi Amanda!

    Sinceramente eu não sabia que a caminhada ajudava na diminuição da pressão arterial, mas um motivo para iniciar minhas caminhadas, ainda de leve, mais caminhando.

    Grato!

    • Olá Raiquen,

      Obrigado pela visita! Caminhar faz milagres pelo nosso corpo, acredite. Espero que tenha gostado do artigo! Beijo grande!!

    • Olá Priscila! Obrigado pela visita e pelo comentário! Fico muito feliz que tenha gostado do artigo!! Beijo grande!!

    • Olá Carla!! Obrigado pelas palavras!! Fico feliz que tenha gostado do site!! Beijo grande e seja sempre bem-vinda!! 

  8. Olá Amanda, estava procurando mais sobre esse assunto e acabei parando no seu site, que inclusive é sensacional. Obrigado

    • Olá Katrina!! Tudo bem?Obrigado pelo super comentário!! Fico muito feliz que tenha gostado do meu conteúdo!! Beijo grande e seja sempre bem-vinda!! 

  9. Oiiii! O seu site me inspira tanto a tentar ser uma pessoa mais fit, sabe? Com a correria do dia a dia eu acabo deixando a atividade física de lado, e não pode né? Gostei bastante do artigo sobre a caminhada. As vezes o que a gente precisa são de apenas 30 min. Bjos 

    • Olá Sarah! Fico feliz que os temas que eu posto aqui te interessem. Realmente, com 30 minutos por dia a gente já consegue fazer uma diferença em nossas vidas!! Beijo grande!

  10. Amanda. gosto demais do teu site. Seus artigos são muito bem escritos e gosto muito dos temas. Continua assim tá? Abraço

    • Olá Maria Lucia! Fico feliz que goste do site e dos artigos. Prometo tentar rs!! Beijo grande!

    • Olá Aline! Obrigado pela visita e pelo comentário! A caminhada foi a minha porta de entrada para o emagrecimento e para uma vida com atividade física mesmo. Hoje treino 6x na semana e emagreci já 10 quilos. Espero que o texto tenha te incentivado mesmo! Beijo grande!! 

  11. Òtimo artigo! Me inspirou muito!!! Vou começar a caminhar todos os dias!

    Pois que gosta de mim sou eu e a saúde agradece! Abraço!

    • Olá Rodrigo! Obrigado pela visita e pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do artigo! Beijo grande

    • Olá Ingrid! Nossa que difícil…rs. Nào sou profissional da área mas acredito que a corrida tenha um gasto maior que a caminhada, porém é preciso estar bem condicionado para correr e não se lesionar. no entanto, é fechar a boca mesmo que nos dará o melhor resultado para emagrecer, pois o gasto na atividade fisica sempre será menor do que os pratos hipercalóricos que comemos nos fds por exemplo. Beijo grande!!

  12. Caminhar pode realmente evitar problemas futuros, hoje em dia a tecnologia tem contribuido muito para que as pessoas levem uma vida sedentaria.  Esse site é inspirador e incentivador para muitas pessoas que levam a vida sedentaria.

    • Olá Bruno, 

      Muito obrigado pelo comentário! Fico feliz que goste dos artigos!! Beijo grande

    • Olá Jurema! Eu nunca tomei ou conheço alguém que tenha tomado. Sorry! 🙁 Beijos!!

  13. Muito bom o artigo! Parabens Amanda pelo blog e pela sua contribuicao… Realmente fazer exercicios e de extrema importancia para se manter em equilibrio de corpo, alma e espirito! Sucesso

    • Olá Geroncio. Fico feliz que tenha gostado das dicas. Espero ter ajudado mesmo! Abs!!!

       

  14. Com certeza Amanda, concordo que caminhada faz um bem enorme, eu trabalho em escritório fiquei po um bom tempo sedentário, depois comprei uma esteira que com menos de um ano ela deu pau, agora caminho e corro em frente a praia que fica a 10 min de casa eu prefiro um pouco mais de 30 min, e intercalo caminhada e corrida leve, muito bom perabés pelo artigo e pelo incentivo ao esporte abraços.

    • Olá Paulo!

      Fico feliz que encontre tempo sempre para as atividades físicas! E muito obrigado pela visita e pelo comentário! Fico feliz! Abraço!!

    • Olá Juliana! Vc consegue caminhar à noite? De repente, talvez se você começar com 30 minutinhos 3x na semana, vc já consiga ver algumas melhoras? Beijos

    • Olá Juliana! Vc já pensou em caminhar à noite? De repente, talvez esse possa ser o caminho para você começar…Beijos!!

    • Olá Juliana! Vc já pensou em caminhar à noite? De repente, talvez esse possa ser o caminho para você começar…Beijos!!

  15. Muito bom eu era uma corredora nata hehe hoje ta dificil mas procuro fazer elitpico e treinamento funcional.

    • Olá Jéssica! O importante é que você não desistiu…pense em quantas pessoas desistem pelo caminho, não é? Somos vencedoras rs!!! Beijos

  16. Muito bom mesmo essas dicas, amei.

    Amo fazer caminhadas, no mínimo três vezes por semana, quando comecei essas atividades físicas, senti que a caminhada melhorou muito o nível do condicionamento físico ajudando na função cardiovascular e na minha perda de peso.

    Fortalecí os músculos das pernas e do bumbum. no início acompanhava os meus níveis de colesterol no sangue e o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes e estresse, hoje sou outra pessoa, realizada fisicamente e espiritualmente.

    Beijos

    • Olá Andressa,

      Que relato legal! Fico sempre muito feliz em saber que alguém consegue incorporar atividade física a sua rotina diária de forma consistente! Parabéns! Beijos!! 😉

  17. Realmente quando a gente passa a correr pelo menos 30 min, no meu caso eu intercalo entre correida e cominhada, moro em salvador e o sol aqui é muito quente, nem sei se é certo fazer dessa forma intercalando mas eu faço e me sinto ótima… beijos

  18. Amanda, que bom ter encontrado seu site, foi por acaso, talvez não…Estou em uma fase difícil com meu próprio corpo, ganhei alguns quilos desde 2010 – término de um tratamento pelo qual passei, e desde então não consigo retomar o meu peso ideal. Li vários posts seus, entendi a Tríade da Beleza e me sinto motivada a recomeçar comigo mesmo, tenho uma esteira, hahaha que virou varal, mas quero recomeçar…preciso de ajuda, ótimo os seus textos, suas experiências, pretendo vir aqui por mais vezes. Obrigada e parabéns por sua conquista!

    • Olá Luciana!! Meu deus, que legal ouvir seu feedback!! Gosto muito de encontrar outras mulheres que passam os mesmos “dramas” que eu. Acho que nos fortalece tanto conhecer essas mulheres, suas histórias, suas lutas. Espero que você se sinta sempre acolhida neste espaço! Beijo enorme e saiba que ganhei meu dia!

  19. Adoro uma dica que é prazerosa, agrega e nao é restritiva. Caminhar é um exercicio delicioso, ainda mais se contar com um belo lugar com uma bela vista.

  20. Parabens pelo artigo! sem duvida a caminhada e otima para a saude principalmente para quem esta iniciando em atividade fisica e ainda não consegue fazer uma corrida,adoro caminhar !

    • Olá Rafael! Fico feliz que encontre na caminhada algo prazeroso! Eu também gosto muito!! Beijos!! 

    • Olá Arrivã! Caminhar é uma das porta de entrada mais comuns para uma vida fitness. Eu comecei por ela e hoje virei corredora. Eu super recomendo! Beijos

    • Olá Juliana! fico feliz que tenha incorporado a atividade fisica de vez na sua vida! Parabéns!! Beijo grande!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *