11

Calça de Alfaiataria: Tudo o que você precisa saber

Calça de Alfaiataria & Moda

Calça de Alfaiataria: Tudo o que você precisa saber

calça de alfaiataria

A calça de alfaiataria, também conhecida como calça reta,  é uma peça absolutamente chave para se ter um guarda-roupa chique, versátil e cheio de estilo. Assim como a saia plissada (ver post), a calça de alfaiataria é um grande coringa que lhe permite criar looks tanto corporativos como de lazer, dando-lhe sempre o aspecto de bem-vestida e impecável.

No entanto, é importantíssimo saber alguns truques e conhecimentos básicos sobre esta peça para que você compre uma calça que seja "perfeita" para o seu tipo de "corpo". Ter esses conhecimentos garantirá uma composição de look harmoniosa e não desastrosa.  

Conhecimentos Básicos:

 De acordo com Arlindo Grund em seu livro Nada Para Vestir, temos direções bem pontuais a serem consideradas:

  1. A calça deve vestir bem nas coxas e nos quadris. Digo, vestir bem, e não apertar!
  2. A cintura deve cair perfeitamente, caso contrário, mande ajustar.
  3. O cós da calça de alfaiataria sempre deve ficar perto do púbis, e a barra da calça nunca deve enrugar nem arrastar pelo chão.
  4. A menos que você tenha barriga negativa ou um lindo tanquinho, evite essa calça no modelo cintura baixa. Nas palavras de Grund: "(…) parece uma prateleira para apoiar a barriga: não há elegância que resista a ela". (pág.99)

Modelos Híbridos

Dado a grande democracia e a capacidade criativa da moda, muitos modelos "híbridos" se originaram da calça de alfaiataria "reta", entre elas as flares e pantalonas. Como disse anteriormente, é necessário apenas descobrir qual destes tipos de calça "cai melhor" no seu biotipo corporal e voilà…já teremos 70% do look (impecável montado). 

Sugestão de Looks

Aqui trago três sugestões distintas de looks com a calça de alfaiataria clássica que montei via Pinterest (ver meu perfil). Perceba apenas as constantes: aposto sempre em calças lisas, e no meu caso, de cores escuras, pois gosto de disfarçar meu quadril grande. Além disso, veja que temos a possibilidade de colocar uma blusa de alcinha, gola alta ou mesmo um tricô fininho. Como disse, essa peça vai bem com quase tudo. Note também que temos uma modelagem mais justa, uma mais larguinha e uma mais curtinha nas pernas. Ter essas três modelagens em seu guarda-roupa garante uma combinação quase infinita de looks para a vida! 

Por último, perceba os sapatos. Scarpins e sandálias, na minha opinião, são o arremate matador do look. Eu sei que hoje em dia a gente vê várias fashionistas usando mocassim, tênis e outros mil tipos de calçados…mas (no meu humilde gosto pessoal) eu respeito, entendo "a linguagem" fashionista, porém não curto. Gosto e prefiro coisas mais clássicas, basta apenas olhar meu perfil no Instagram e você notará isso (ver perfil).  

Calça de Alfaiataria

Bem é isso! Espero que as dicas e truques para maximizar o look com a calça de alfaiataria tenha ajudado. Agora você já sabe que ter 3 modelagens diferentes desta calça lhe trará um infinidade de looks para montar e explorar. Por isso, sucesso e boas compras! Um beijo grande e até!

Você gostou deste texto? Então compartilhe-o!yes

 

 

 

 

Créditos de imagem: Pinterest

11 Comments

  1. Amanda, muito útil suas dicas. Eu sempre quis investir mais em calças de alfaiataria, mas sempre ficava receosa. Amei.

    • Olá Keila! que bom saber disso! Tenho recebido muitas mensagens de meninas pedindo para eu postar mais sobre moda. Fico feliz que tenha ajudado!

  2. Eu amo calça de alfaataria mas to mto acima do peso…depois q emagrecer vou seguir suas dicas e comprar mais dessas peças. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *